quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Espionagem, o retorno

A FIA convocou a Renault para depor no Conselho Mundial dia 6 de dezembro, quando prestará esclarecimentos sobre a acusação de ter espionado a McLaren através de informações contidas em CDs levados por um ex-integrante do time britânico que se transferiu para a equipe de Flavio Briatore há alguns meses.
O comunicado oficial divulgado no site da Federação diz que "os representantes da equipe foram convocados para responder à acusação de que entre setembro de 2006 e outubro de 2007, de acordo com o artigo 151c do Código Internacional Esportivo, a Renault tinha posse ilegal de documentos e informações confidenciais da McLaren, incluindo, dados sobre o layout e dimensões do novo carro, assim como detalhes do sistema de combustível, a unidade do câmbio, sistema de resfriamento de óleo, controle hidráulico e um componente de suspensão utilizado pela McLaren em 2006 e 2007".
Tudo começou quando Briatore resolveu se intrometer no Stepneygate, aliando-se à Ferrari e clamando pela exclusão da escuderia do rival Ron Dennis, que por sua vez revidou revelando a questão dos CDs, desencadeando um novo escândalo na F-1.
A situação da Renault na busca por Fernando Alonso se complicou de vez. O que pensarão os principais candidatos a patrocinadores de 2008, ING, Telmex, Movistar, BBVA e Mutua Madrileña? E o que pensará o próprio Alonso?
Se bem que o espanhol poderia até economizar seu correio eletrônico quando chegasse na equipe... Bom, o fato é que a dança das cadeiras pode sofrer uma inesperada mudança de rumo depois dessa convocação.
Quanto à temporada de 2006, provavelmente deverá ser mantida intacta, seria ridículo a FIA eliminar a Renault e entregar o título à Ferrari e ao Schumacher agora. Mas em 2007, talvez haja alguma alteração sim. O jeito é esperar um mês pelo o dia da audiência. Essa pré-temporada promete, lembrando que também haverá julgamento daqui a uma semana, quando o Tribunal de Apelações deve decidir quem será o campeão deste ano: o Kimi ou o Raikkonen...
Em meio a essa confusão, o grupinho de Max Mosley se agita para investigar o novo carro da McLaren.
Por determinação do Conselho Mundial, comissários e especialistas da FIA estiveram em Woking à procura de componentes do MP4-23 que teriam sido idealizados a partir dos dados fornecidos por Nigel Stepney a funcionários de Ron Dennis.
O porta-voz da escuderia comentou o caso alegando não ter permissão de comentar: "Não estamos autorizados a fazer nenhum comentário. Apenas podemos dizer que a inspeção é parte de uma decisão do Conselho Mundial e vamos cooperar com a FIA".
Se algo de irregular for detectado, será imediatamente banido do bólido em desenvolvimento. A possibilidade de exclusão não existe mais, pelo menos não na McLaren.
Cara, não teve uma notícia boa neste post...

5 comentários:

SAVIOMACHADO disse...

Cara... Você tem toda razão. Não teve uma notícia boa neste post. Isso aí a gente não aguenta mais ver. Um abraço Felipe.
SAVIOMACHADO

Anônimo disse...

"O Kimi ou o Raikkonen" eheheheh

hjg disse...

Entao tamben teriam que ser punidos Schumacher e a extinta Benneton por causa da "legalidade" das vitorias em 1994 e 95 e punir tamben a Ferrari e Schumacher novamente por espionagem contra McLaren e Williams nos anos 90 e inicios de 2000.

A mesma Williams por espionagem a McLaren na era Senna-Mansell e viceversa.

Tamben punir ate a BAR e Jordan em plena guerra de motores Honda a inicio de 2000, e tanta cosa que sempre passa abaixo da mesa sem divulgaçao, especialmente feita pela omnipotente Ferrari.

Diego Mesquita disse...

Felipe,

Quero trocar links sim. Inclusive o seu já está adicionado. Fico aguardando seu contato - para confirmar a sua adesão também.


Um abraço,

Blog F1 Grand Prix disse...

Duvido que a Renault sofra alguma punição. Mesmo assim, é mais uma manchinha na imagem da Fórmula 1. Incrível como a categoria se comprometeu nos bastidores ao longo de 2007!

Grande abraço!

Gustavo Coelho