terça-feira, 13 de novembro de 2007

Pelada automobilística

O poderoso Vijay Mallya transformou a Force India numa equipe de amparo aos fracos e oprimidos, para não dizer lentos e desempregados. Sem saber quais pilotos formarão a dupla titular, o magnata abriu uma espécie de concurso para tomar sua decisão, permitindo que vários pilotos guiassem a Spyker F8-VII-B, que por sinal será o carro utilizado pelo time na primeira metade da nova temporada, pois o modelo de 2008 estreará apenas na etapa de Silverstone.
Pelo menos um logo eles já têm...
Roldán Rodríguez, Giedo van der Garde, Adrian Sutil, Christian Klien, Vitantonio Liuzzi, Giancarlo Fisichella e Ralf Schumacher concorrem pelos dois piores cockpits do grid.
Roldán é totalmente inexpressivo, mas teve patrocínio de sobra para assinar contrato com a escuderia, resta saber se será titular ou reserva.
Gierdo van der Garde faz o estilo de Jenson Button, não respeita o acordo que assina. No início do ano chegou à categoria como test-driver da Super Aguri, e se mudou para a Spyker assim que recebeu uma proposta. Se é mesmo um bom piloto, ninguém sabe dizer. Certo mesmo é que ele tem um nome bem sonoro, daqueles que confudem determinados locutores.
Adrian Sutil é o mais respeitado do grupo. Talvez o único. Já havia assinado com a Spyker para 2008, mas tenta vaga em alguma outra equipe, e faz muito bem. Ele merece coisa melhor mesmo.
Christian Klien é a versão impaciente do Anthony Davidson. Depois de duas temporadas testando pela Honda, o austríaco chutou o balde, partiu pro tudo ou nada: se retirou da equipe para tentar correr pela Force India. Se der errado, adeus Fórmula 1.
Vitantonio Liuzzi é um dos melhores pilotos do mundo... no kart. Demitido da Toro Rosso, não tem mais nada a perder e vai dar sua última cartada na competição da escuderia indiana para tentar se manter na categoria.
Fisichella e Ralf Schumacher já deram o que tinham de dar. A data de validade dos dois expirou em 2004. Depois dessa temporada não impressionaram mais ninguém, só que os caras são insistentes, eles ainda querem continuar...
A disputa interna da Force India tem um lado positivo para o público, porque desperta mais curiosidade nos resultados dos testes, que não costumam atrair tantas atenções nesse princípio de pré-temporada, já que o desenvolvimento dos carros está apenas no começo, o que torna impossível tirar qualquer conclusão sobre o potencial das equipes para 2008.
Hoje foi a vez de Roldán Rodríguez dar umas voltinhas. Fisichella e Ralf só testarão em dezembro, os demais pilotos poderão se embolar na pista amanhã e na quinta. Que vença o menos pior!

2 comentários:

Pezzolo disse...

olha que o Spengler vem aí hem.

Blog F1 Grand Prix disse...

A pintura é bonitinha, mas tudo leva a crer que a Force India vai fazer figuração em 2008. Se eu tivesse de escolher a dupla, nem teria dúvidas: Sutil e Liuzzi são bem melhores do que o resto.