quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Denúncia

Jarno Trulli inaugurou as acusações relativas ao controle de tração. Quando ele era proibido sempre tinha uma equipe reclamando que a outra estava utilizando o controle de alguma forma. Agora que voltou a ser banido, o confronto verbal tem reinício.
Segundo o italiano, há times aprimorando o uso da central eletrônica desenvolvida pela McLaren para alcançar o efeito do controle de largada, dominando as patinadas das rodas traseiras.
"Não vou citar nomes, mas acho que algumas equipes já encontraram uma forma de automatizar o procedimento de largada e reduzir, ao mínimo, a chance de derrapar as rodas sob aceleração. Não estou dizendo que alguém está fazendo isso, apesar de termos recebido algumas informações conflitantes aqui, na Toyota. Porém, tendo analisado o comportamento na pista, tanto agora quanto nos testes de dezembro, vejo que as mudanças são enormes, e, em vários casos, suspeitas".
Comenta-se no paddock que alguns carros possuem um som diferenciado quando em alta aceleração, tratando-se de uma possível quebra de regulamento, já que a controle eletrônico padrão não pode conter sistemas de controles de tração, de largada e freio-motor.
Esta parece ser a primeira de várias outras denúncias semelhantes que estão por vir. Paciência, porque elas virão.

9 comentários:

Anônimo disse...

Trulli está falante este ano, não?
Até para o Ralf já sobrou.
Depois de todos os escândalos de 2007, concordo com você, acho que esse ano, vamos ouvir várias queixas e denúncias.

Blog Velocidade F1 disse...

Sem vai ter alguem que tente burlar o regulamento,como a Benetton de 1994 que se não me engano tinha componentes eletronicos que não podia naquela temporada.

E o Trulli ligou a metralhadora giratória,primeiro o Ralf,agora as outras equipes,quem será o próximo?

Anônimo disse...

Acho que o Trulli tá mandando uns factoides, afinal o carro deles meparece meio ruinzão, logo, já tão dando desculpas...

Alexandre Ribeiro disse...

Caro Felipe:
Pode ser ou não...Mas que já está cheirando a desculpa de fracassado, isso está...Vai lá Trulli Pé-de-Breque, que o automobilismo americano te espera ansiosamente...

Speeder76 disse...

Já começam as polémicas...

Javi disse...

Oi felipe,falando em polemica..eu vi outro dia aqui na espanha umas declaraçsoes do kimi falando que o piloto que nao gostase ou ache perigoso nao usar o controle de traçao que arrumase outro trabalho. Achei estrannhado de nao ver nada nos blogs do brasil.Sera e ahi nao pasaron ess entrevista?Achei um recadinho pra o massa..que tanto reclama do fim controle..o que acha voce? Abraços

Felipe Maciel disse...

Javi,
já fiz alguns posts sobre o controle de tração, o último foi no dia 15 deste mês, com algumas declarações semelhantes à do Raikkonen.
Também não vejo com bons olhos as críticas de Massa e Coulthard sobre a retirada do controle de tração. Acredito que a nova regra será excelente para a competição.
Voltarei a falar do assunto mais adiante, provavelmente na segunda, terceira semana de fevereiro, quando teremos um boa novidade aqui no blog (por enquanto não posso contar, mistério...).

Abraço a todos

Blog F1 Grand Prix disse...

Tava demorando para aparecer uma acusação dessas. Nesse caso, é difícil saber se as equipes estão erradas ou se apenas deram um "jeitinho", uma "adaptada" no sistema. Pelo visto, a Fórmula 1 vai continuar com suas eternas briguinhas de bastidores...

Grande abraço!

Gustavo Coelho

Anônimo disse...

Javi!
Essa declaração do Kimi rolou por aqui sim, e foi uma bela alfinetadad no Massa.
Vamos aguardar o post do Felipe sobre o controle de tração.
Na verdade, esse CT nivelava todos os pilotos... agora vamos ver quem é que sabe fazer acontecer.