quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Valência, dia 2

Já era hora de a McLaren liderar algum. Hoje, em Valência, o mais rápido do dia foi o finlandês Heikki Kovalainen, colocando mais de 0.6s sobre a Ferrari de Felipe Massa, seguido pelo companheiro Kimi Raikkonen, com Hamilton em quarto. Com carro híbrido, Kazuki Nakajima fez o quinto melhor tempo, à frente de Fernando Alonso, novamente sexto. Nico Rosberg continua virando rápido, sempre mantendo sua Williams nas primeiras colocações.
Atrás do alemão vem o australiano bom de treinos, que lançou a piada do dia.
"Sei que não disputaremos o título e que desafiar a Ferrari e a McLaren será muito difícil. Entretanto, me sinto mais confortável neste ano e conquistar uma vitória seria ótimo. Sinto que estou chegando cada vez mais perto e, agora, estou preparado para vencer". Guarde este nome: Mark Webber! Nascido para brilhar...
O destaque do dia foi o novo carro da Honda, que ganhou as pistas uma semana antes de seu lançamento oficial.
Quando vi o modelo novo, pensei: "Será que essa coisa seria capaz de vencer alguma corrida da temporada 2003?"
Todos estranharam o desenho do carro. Enquanto a maioria das equipes investe cada vez mais em curvas, a Honda aparentemente escolheu o caminho inverso, apresentando um carro quadrado, cheio de linhas retas. Parte das aletas aerodinâmicas foi enxugada da carenagem, e o bico se mostra bem mais alto. A pintura, claro, será revelada somente no dia 29.
Tudo leva crer que a escuderia japonesa levou um carro padrão e limpo de apêndices para comprovar a eficiência dos dados obtidos pelo túnel de vento, evitando assim repetir os erros do passado recente. Este modelo, portanto, deve ser diferente daquele que disputará o Mundial.
Vale frisar que a houve uma pequena participação de Ross Brawn na construção do carro, afinal ele só deu as caras em dezembro, quando o bólido estava em fase final desenvolvimento. Não será uma boa idéia exigir do RA108 uma série de vitórias neste ano, recuperar terreno no grupo intermediário é o verdadeiro objetivo.
Como hoje foi só um shakedown básico, os tempos da Honda não merecem ser levados em consideração.
Para concluir o dia de testes, ressaltemos a preocupação de Nick Heidfeld com o andar da carruagem.
"No ano passado, as coisas pareceram melhores quando estávamos neste estágio. Já tinhamos encontrado o equilíbrio mais rapidamente. Mas não posso dizer que este carro é pior, porque acho que sabemos no que teremos de trabalhar", comentou o alemão.
"Não estamos onde deveríamos estar. Já tínhamos visto isso na última semana. Melhoramos um pouco aqui, e sabemos no que trabalhar. Vamos receber partes novas diariamente e acredito que conseguiremos melhorar rapidamente. Algumas peças ainda estão no túnel de vento, mas, ainda assim, esperava ter um carro mais equilibrado", encerrou.

5 comentários:

Anônimo disse...

O Mark Webber, ganguru de treinos, vai vencer. Tudo um dia vence... Desodorante, queijo ralado, peixe, tudo um dia vence e com ele não vai ser diferente e nem vai demorar.
O Ralf já venceu, das duas formas...

Unknown disse...

Que implicância com o webber :p

Anônimo disse...

e toda vez que leio noticia do treino busco informaçõe spra por no master e... nada, niente!:(

Blog F1 Grand Prix disse...

Kovalainen andou de tanque vazio, como ele até já admitiu. E a Honda do Rubinho não me impressionou nada: achei que o novo carro seria bem diferente do péssimo RA107, mas visualmente é igualzinho...

Grande abraço!

Gustavo Coelho

Anônimo disse...

Mclaren não andou bem ainda. ta devendo.