A equipe mais unida, integrada e familiar da Fórmula 1 (existe outra?) está em sua tradicional confraternização de pré-temporada em Madonna di Campiglio.
Felipe Massa desce a estação de esqui. Kimi Raikkonen, mais habilidoso, vai de snowboard. E o novo chefão Stefano Domenicali repete pela milésima vez:
"O que conta são as regras de desempenho, que são iguais às do ano passado. A prioridade é o bem da equipe. Kimi Raikkonen e Felipe Massa partem iguais".
Ahá! Disse o nome do Kimi primeiro... - diriam os mais chatos.
Enquanto isso, num lugar relativamente distante dali, em Jerez, a McLaren realiza o primeiro shakedown do MP4-23.
Hoje pela manhã, o espanhol Pedro de la Rosa teve a honra de estrear o novo brinquedo do time. Cravou 1min19s655, elogiou o carro, e reclamou de ser um eterno piloto de testes.
"Certamente esta não foi a decisão que eu esperava. Mas também não vou ficar olhando para trás. Tenho que trabalhar pensando no futuro. E sigo com a mesma vontade de sempre".
"Cada ano tenho menos tempo de carreira pela frente, por isso é difícil aceitar esta decisão. Mas também acho que tenho de ter maturidade suficiente para dizer 'não foi uma escolha que me favoreceu, mas não é por isso que vou mudar'. O dia em que não houver mais chances de sentar atrás do volante, vou repensar a situação".
À tarde, Kovalainen deu suas primeiras voltas no carro da nova equipe, virando 1min20s559 em sua melhor passagem. Naturalmente, o finlandês demonstrou empolgação com o que viu. Para quem pilotava um R27, era o mínimo que se poderia esperar.
Ao contrário do modelo apresentado na festa de lançamento, a McLaren utilizou a esquisita ponte no aerofólio dianteiro. Estaria a equipe colhendo dados de uma outra configuração aerodinâmica? Ou será que utilizaram uma asa fajuta na exibição para não esconder o espaço da Vodafone? Hipóteses, pra que te quero...
Neste quinta, o bólido volta à pista sob o comando da dupla titular Lewis Hamilton e Heikki Kovalainen. Muito já se comentou sobre a inexperiência desses pilotos para assumir o compromisso de desenvolver um carro novo. Pois bem, é chegada a hora de provarem seu talento técnico.
3 comentários:
Como sempre, o contraste entre a descontração italiano e a sobriedade inglesa, não é mesmo?
Grande abraço,
Gustavo Coelho
Felipe,
Sobre o bico da Mclaren. É aquela velha questão com a quals os designers lutam constantemente: forma x função.
O carro sem o bico fica mais bonito, mais elegante e "apresentável" e com certeza o pessoal da Mclaren que organizou a apresentação sabia muito bem disso, por isso o carro apreceu lá sem o bico.
No caso da Ferrari, os italianos desenharam o mesmo bico ponte, só que de maneira mais elegante e orgânica, algo que já prova que o F2007 é bem mais bonito que o Mp4/23.
Em Monza, não sei se vc lembra, mas os ingleses aboliram o bico ponte de acordo com as necessidades aerodinâmicas daquele circuito!
O F2007 já é o carro mais bonito do grid (claro que é bom esperar os outros lançamentos, mas aposto sempre nos italianos no quesito beleza!), resta saber se será o mais eficiente!
Abração.
Mas que carro bonito este Fiat 500 que o Massa ta guiando né?
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