segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Enquanto isso, em Valência...

Renault e Williams tiraram o dia para colocarem seus novos bólidos na pista. Porém, nada de pintura nova: a escuderia francesa fará uma apresentação oficial no dia 31, e o time de Grove só revelará o layout da temporada no dia da abertura do campeonato, em Melbourne.
Alonso e Hulkenberg fizeram as honras. Comecemos, então, com o R28.
O novo bólido da Renault está repleto de novidades, sobretudo na parte dianteira. A ponte derivada da McLaren tem formato da que é utilizada pela Ferrari e se conecta ao bico por meio de uma haste quase imperceptível. Além disso, a base do aerofólio ganhou uma estranha cunha para trabalhar a passagem de ar.
A lateral do carro foi igualmente renovada. Além das distintas aletas, destaca-se a acentuada curvatura na direção das entradas de ar, que consequentemente perderam tamanho. São linhas bastante arrojadas que conferem ao modelo um caráter inovador. É de longe o bólido que mais mudou até aqui.
O único recuo em relação ao R27 foi a posição dos retrovidores, que fugiram dos apêndices aerodinâmicos e retomaram seu lugar tradicional na carenagem.
A Williams, por sua vez, é mais uma escuderia que resolve adotar a tal ponte da McLaren. Note também a sinuosidade da asa dianteira, agora com três lâminas.
Infelizmente o FW30 não teve uma grande estréia. O piloto de testes perdeu o controle e foi parar na brita.
Desta vez, a equipe trouxe inscrições espalhadas no layout reverenciador, com agradecimentos aos fãs, aos membros do time e a seus familiares.
Num dia marcado pela neblina, pouco se pôde tirar dos carros. O bicampeão Fernando Alonso cravou 1min13s027 na melhor de suas 39 passagens, contra 1min14s559 e as 20 voltas do alemão Nico Hulkenberg. Amanhã, Williams e Renault receberão a companhia do restante do grid, com exceção da Super Aguri, para testar suas máquinas no famoso circuito espanhol de Valência.

3 comentários:

Lima disse...

Felipe,

A cada dia confirma-se a pequena análise que fiz sobre o carro de 2007 da Mclaren. Todo mundo copia a asa dianteira e mais algumas soluções aerodinâmicas ou então o entre-eixos menor.

Eu estava vendo com mais detalhes o mp4-23... Depois dê uma olhada nos sidepods desenhados pelos ingleses. Ficaram incrivelmente orgânicos. Eles simplesmente "esculpiram" o metal dos sidepod nas laterias. Não sei se irão copiar porque afinal é uma peça enorme e mexeria com a estrutura geral dos carros, mas se o Mp4-23 andar e for um carro competitivo e vencedor, eu não duvido que todos copiem a solução lateral da Mclaren.

Sobre a Renault estou escrevendo um post, depois passa por lá para dar seu pitaco!

Abração!

Net Esportes disse...

Essa pintura da Williams da show de bola !!!

Blog F1 Grand Prix disse...

O carro da Williams é certamente o mais diferente dos novos lançamentos. Chamou atenção o bico curto e o novo desenho do assoalho, que é bastante original. Olho neles...

Grande abraço!

Gustavo Coelho