Renault e Williams tiraram o dia para colocarem seus novos bólidos na pista. Porém, nada de pintura nova: a escuderia francesa fará uma apresentação oficial no dia 31, e o time de Grove só revelará o layout da temporada no dia da abertura do campeonato, em Melbourne.
Alonso e Hulkenberg fizeram as honras. Comecemos, então, com o R28.
O novo bólido da Renault está repleto de novidades, sobretudo na parte dianteira. A ponte derivada da McLaren tem formato da que é utilizada pela Ferrari e se conecta ao bico por meio de uma haste quase imperceptível. Além disso, a base do aerofólio ganhou uma estranha cunha para trabalhar a passagem de ar.
A lateral do carro foi igualmente renovada. Além das distintas aletas, destaca-se a acentuada curvatura na direção das entradas de ar, que consequentemente perderam tamanho. São linhas bastante arrojadas que conferem ao modelo um caráter inovador. É de longe o bólido que mais mudou até aqui.
O único recuo em relação ao R27 foi a posição dos retrovidores, que fugiram dos apêndices aerodinâmicos e retomaram seu lugar tradicional na carenagem.
A Williams, por sua vez, é mais uma escuderia que resolve adotar a tal ponte da McLaren. Note também a sinuosidade da asa dianteira, agora com três lâminas.
Infelizmente o FW30 não teve uma grande estréia. O piloto de testes perdeu o controle e foi parar na brita.
Desta vez, a equipe trouxe inscrições espalhadas no layout reverenciador, com agradecimentos aos fãs, aos membros do time e a seus familiares.
Num dia marcado pela neblina, pouco se pôde tirar dos carros. O bicampeão Fernando Alonso cravou 1min13s027 na melhor de suas 39 passagens, contra 1min14s559 e as 20 voltas do alemão Nico Hulkenberg. Amanhã, Williams e Renault receberão a companhia do restante do grid, com exceção da Super Aguri, para testar suas máquinas no famoso circuito espanhol de Valência.
3 comentários:
Felipe,
A cada dia confirma-se a pequena análise que fiz sobre o carro de 2007 da Mclaren. Todo mundo copia a asa dianteira e mais algumas soluções aerodinâmicas ou então o entre-eixos menor.
Eu estava vendo com mais detalhes o mp4-23... Depois dê uma olhada nos sidepods desenhados pelos ingleses. Ficaram incrivelmente orgânicos. Eles simplesmente "esculpiram" o metal dos sidepod nas laterias. Não sei se irão copiar porque afinal é uma peça enorme e mexeria com a estrutura geral dos carros, mas se o Mp4-23 andar e for um carro competitivo e vencedor, eu não duvido que todos copiem a solução lateral da Mclaren.
Sobre a Renault estou escrevendo um post, depois passa por lá para dar seu pitaco!
Abração!
Essa pintura da Williams da show de bola !!!
O carro da Williams é certamente o mais diferente dos novos lançamentos. Chamou atenção o bico curto e o novo desenho do assoalho, que é bastante original. Olho neles...
Grande abraço!
Gustavo Coelho
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