quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

RB4: Ainda mais energético

Sem muita cerimônia, a escuderia Red Bull apresentou o RB4 na pista de Jerez, onde estão sendo realizados os primeiros testes coletivos do ano.
Dentre os carros que foram lançados até então, este é certamente o que menos apresentou inovações em relação ao modelo 2007.
"Na realidade, o carro é mais complexo do que o do ano passado. Fizemos um trabalho melhor. Temos um grande número de detalhes, o que mostra que nos preocupamos com os problemas e procuramos resolvê-los no projeto. Se você tem o controle do projeto e da fabricação, então você tem muito mais chances de resolver o problema de confiabilidade", explicou o diretor Geoff Willis.
A moda é mesmo copiar a ponte da asa dianteira da McLaren, com a Red Bull não foi diferente.
Os engenheiros também enriqueceram as laterais ampliando as aletas de tamanho.
Chega a ser difícil apontar diferenças em relação ao RB3. Sem muito o que dizer, podemos citar o trivial só para encher linguiça: o design mais curvado da carenagem sobre o motor, a nova colocação dos retrovisores, a central eletrônica desenvolvida pela McLaren, os protetores de cabeça para os pilotos, o câmbio que terá de durar quatro corridas, a restrição das ajudas eletrônicas e a dupla de pilotos um ano mais velha.
Sobre os problemas de confiabilidade ocorridos com o bólido antigo, o mestre Newey garante que tais dificuldades não deverão se repetir.
"Não acredito que os nossos problemas tenham sido por causa da busca por desempenho. Eles vieram de detalhes de design, fabricação e erros de operação. O RB3 era um carro completamente diferente de qualquer coisa que o Milton Keynes tenha feito antes. E, isso, por um lado, também contribuiu para os nossos problemas de operação e confiabilidade".
Resta saber também se os mecânicos são confiáveis. Na apresentação, veio a primeira trapalhada: o pneu dianteiro direito foi colocado no lado esquerdo. Observe que as setinhas da Bridgestone estão no sentido inverso de rotação.
A escuderia aproveitou para anunciar a contratação de Sebastien Buemi - eita gentinha mais tarada pelos Sebastiões! - como piloto de testes. O suíço deverá conciliar o trabalho na F-1 com as corridas disputadas na GP2 pela equipe Arden.
O discurso do time aponta para um carro mais confiável e sem idéias revolucionárias, apenas uma evolução de seu antecessor. O bólido foi direto para a pista andaluza, sob o comando de David Coulthard, o primeiro a testar a nova bagaça.

6 comentários:

Vitor disse...

Bem observada a gafe dos pneus, Felipe!! E acho até um pouco estranho a Red Bull, logo ela, a rainha do marketing e do estardalhaço, não promover um evento cheio de pompa pra apresentar o carro! Mas isso pouco importa, hehehehe...

Cara, lembra de um comentário que você fez lá no Motor Haus sobre a promoção do Renault Sandero? Pois é, dá uma olhada lá no Motor Haus, hehehehe...

Abraço!

Anônimo disse...

Com a dupla de pilotos jurássica tu queria o que de inovação? Hehehe.. Deu pra notar que eles adotaram as corcovas no estilo BMW, menos redondas...

Anônimo disse...

Eu acho bonita a pintura das Red Bulls, mas com estes dois velhos pilotando... Sei não! Se fosse cadeiras geriatriacas de roda...tinha futuro.

Priscilla Bar disse...

Com tanto dinheiro, a apresentaçao foi tao "humilde",né?!Espero que essa economia seja pra ajudar no carro,senao...rs

Alexandre Ribeiro disse...

Caro Felipe:

Sabe o que mais gostei nessa apresentação do RB4? Os macacões dos pilotos...Putz, eles ficaram muito legais ao valorizar uma coisa que a F1, infelizmente, não dá muita importância: OS NÚMEROS DOS PILOTOS. Quem não se emociona ao recordar do velho RED FIVE ou do 27 imortalizado por Monsieur Gilles? Pois é...tomara que a simpaticíssima RED BULL, que nada tem de RBR como gostam de impor alguns por aí, sirva de exemplo para a categoria começar a valorizar a numeração, seria mais um ingrediente legal para essa promissora F1 que vem surgindo ultimamente.

Blog F1 Grand Prix disse...

Pô, essa apresentação da Red Bull foi sem graça demais! Será que eles vão limitar as gracinhas ao Red Bulletin a partir de agora?