Para o desgosto da Ferrari, Max Mosley chutou o balde e confirmou que o limite orçamentário deve ser estipulado para todas as equipes a partir de 2009. O presidente da Federação enviou um comunicado às 11 escuderias detalhando a sua decisão.
As áreas de promoção e marketing sofrerão restrição, juntamente, é claro, com o setor da engenharia, incluindo a parte de aerodinâmica e motor. Estranhamente, Mosley havia comunicado que não pretendia limitar o orçamento relativo aos propulsores, pois nem todas as escuderias produzem o seu. No entanto, ele parece ter decidido voltar atrás e confirmado a restrição.
Uma nova reunião foi marcada, e será realizada em Paris, no dia 31 deste mês, entre o conselheiro da entidade, Tony Purnell, e os representantes financeiros das equipes. A FIA pretende aprovar as medidas para 2009 e, dentro do possível, estender a decisão até 2011.
Tio Max também anunciou que um grupo financeiro será encarregado de finalizar o regulamento até final de junho. Se a tentativa falhar, o sr. presidente ameaça banir os túneis de vento da categoria. Nem me pergunte o que uma coisa tem a ver com outra...
"Se o grupo de trabalho não for capaz de traçar um método eficaz para checarmos as despesas, ou se a maioria das equipes não concordar com a proposta até 30 de junho deste ano, as medidas para a redução de custos que foram votadas no encontro do Conselho Mundial, em 7 de dezembro de 2007, serão aprovadas para a temporada de 2009", escreveu Mosley, em mais uma demonstração de pura sensatez.
Fora esse papo de restrições, a entidade comunicou uma outra novidade na regra dos motores, que ainda necessita da aprovação do Conselho.
Esta é para 2008: "Cada equipe terá direito a uma única falha de motor por carro, sem sofrer punição, durante a temporada de 2008". Ou seja, cada bólido de cada escuderia poderá trocar o propulsor na primeira quebra da temporada. Caso a infelicidade se repita, o piloto será convidado a alinhar dez posições atrás no grid de largada.
No mais, tudo fica como está: o motor precisa durar dois GPs seguidos. Nos treinos livres, é aconselhável utilizar um propulsor diferente daquele que irá para classificação e corrida, o que permite aos pilotos da Red Bull e ao restante do grid explodirem seu equipamento V8 até sábado pela manhã.
1 comentários:
Good point, though sometimes it's hard to arrive to definite conclusions
Postar um comentário