quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Fala, Mosley

O presidente da FIA argumentou a respeito das acusações de Jarno Trulli, segundo o qual algumas escuderias estariam utilizando, de alguma forma, a nova unidade eletrônica para provocar o efeito do controle de largada, totalmente proibido pelo regulamento.
"Primeiramente, você tem de contornar a central eletrônica, e, em segundo lugar, precisa neutralizar de alguma maneira nosso espião, que nos dirá o que está acontecendo. É preciso lembrar que o que as pessoas utilizam em testes privados cabe inteiramente a elas, e creio que será extremamente difícil fazê-lo em uma corrida. É irritante quando pessoas dizem essas coisas", Mosley.
"Quando proibimos o controle de largada e o controle de tração pela primeira vez, muitos disseram que outras equipes os tinham. Então, finalmente cedemos e afirmamos: já que é tão certo que todos estão trapaceando, vamos liberá-los. E o que aconteceu? Todos eles tiveram problemas, nenhum dos sistemas de controle de tração funcionou e tivemos de fazer um treino especial em Mônaco, caso todos batessem no grid. Mostrou que as equipes não estavam trapaceando, mas havia a percepção de que isso estava ocorrendo", ratificou.
Não é sempre que dizemos isso, mas desta vez o presidente está certo. Seria assustador ver as equipes dominando o controle eletrônico da McLaren tão rapidamente. Além do mais, repetir as reclamações falaciosas do passado não vai convencer ninguém.
O presidente também demonstrou preocupação com a situação da Super Aguri, que enfrenta sérios problemas finaceiros. Ninguém sabe se a equipe conseguirá estrear no Mundial, muito menos se irá disputar a temporada inteiramente.
"Não apostaria minha vida nisso. Acredito que sim, mas não posso ter certeza", comentou. "Sei que a situação para eles não está fácil. No entanto, estão inscritos para o campeonato deste ano, e esperamos vê-los em Melbourne".
Um grid com apenas vinte carros seria um baita pesadelo para a FIA, que erroneamente escolheu a Prodrive para se tornar a 12ª escuderia, mas que jamais saiu (nem sairá) do papel. Ao invés de um time a mais, poderemos ter um time a menos.

3 comentários:

Anônimo disse...

"controle eletrônico", "central de controle" são belos nomes.

Város blogs tem falado "centralina", ô nomezinho feio...

Net Esportes disse...

Sempre alguém da 'um jeitinho', nem é questão de trabpaça, é o 'jeitinho' mesmo, igual o 'jeitinho brasileiro' kkkkk !!!

Lima disse...

Depois de toda a bagunça que foi esse ano eu duvido que alguém se arrisque!

Abs.