terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Ecos do TC

É muito bom saber que a maioria dos pilotos aprovou a abolição do controle de tração. Quanto à pequena minoria que insiste em reclamar da mudança, resta-lhe ouvir as duras críticas dos diversos especialistas que souberam apreciar a melhor novidade do regulamento de 2008.
"Quem está com medo deve voltar às aulas de direção", declarou Niki Lauda ao jornal Bild am Sonntag.
"Dirigir um carro de F-1 é algo perigoso por si só. Para ser mais seguro, é só sentar do lado de fora", ironizou Nick Heidfeld.
Mark Blundell, da emissora inglesa ITV, também não perdoa: "Eles devem parar de ficar reclamando e, simplesmente, entrar no carro e pilotar". O ex-piloto ainda explica: "Estou surpreso com a preocupação dos pilotos, particularmente os mais velhos, que já guiaram na chuva carros sem TC. Quando eu pilotava tinhamos que pressionar o pedal o mais fundo possível para acelerar. Se estava chovendo, era só não pisar tão fundo".
Os pilotos que mais criticaram o fim do TC sem dúvida são David Coulthard e Felipe Massa. Ambos participaram do treino de ontem em Jerez. O escocês até que não aprontou tanto, pior foi ver o Massa massacrando o F2008 logo no comecinho do vídeo.
O resumo da sessão também tem outros fatos curiosos, como o engraçadinho que tenta espionar o trabalho da McLaren aos 6min.
Na parte final do youtube, a câmera flagra os pilotos lidando com a reaceleração na chicane do circuito, sem o controle de tração, é claro. O Nico Rosberg parece já estar muito bem adaptado; o Bourdais perdeu a traseira mas conseguiu trazer de volta; e o mais alvoroçado de todos, Timo Glock, que cada hora passava de um jeito diferente pela curva.
Definitivamente não é fácil pilotar uma máquina dessas sem a tração, com certeza vai nos render bons momentos durante o campeonato.

5 comentários:

Anônimo disse...

Reclamar de terem tirado o TC é recalque, imagina se eles tivessem que pilotar um carro com cambio de alavanca, presa no assoalho do carro? Pneus slick? Ai eles não andariam de jeito nenhum... E o pior: Até tu, Massa?

Blog Velocidade F1 disse...

O Alonso em entrevista depois dos testes em Jerez disse que guiar sem TC é facil,o Coulthard e o Massa é que não tem competencia para andar bem sem o TC,hoje o Massa ficou atrás do Rosberg na sua Williams.

Blog F1 Grand Prix disse...

Lauda falou e disse. E o vídeo mostra bem o nível dos pilotos sem controle de tração. Rosberg já achou seu ritmo, Bourdais está quase lá e Glock ainda precisa treinar muito...

Grande abraço,

Gustavo Coelho

Anônimo disse...

Caraca, mta falta do que falar... O cara só disse o q achava, nem isso ele pode... Fica mais trabalhoso e mais perigoso sim, não é mentira alguma.. Fica mais divertido pra quem assiste, isso sim. Cada piloto tem um gosto.
O Massa já elogiou o F2008 e disse q este funciona melhor sem o TC em comparação ao 2007... Sobre andar na grama o Lewis tbm andou pra caramba hoje! Fala isso aí!
E mais, andar sem a tração (como diz o texto) é impossível mesmo... Ahhh, hoje pela manhã o Massa foi o mais rápido, e no fim do dia foi mais rápido q o Kimi, tá blz???

Felipe Maciel disse...

Mattos,

acho que você está se exaltando um pouco. O que você chamou de "hoje" é quarta-feira. Este post aqui é de terça-feira. Como quer que eu publique notícias da quarta na terça? Vamos com calma, ok? Em breve o post do treino de hoje (quarta) estará no ar.

Sobre o Coulthard, não é apenas uma opinião dele, o cara está protestando contra a mudança, até contactou a FIA para encher os ouvidos do Mosley com sua frescura. Se fosse só opinião tudo bem, mas querer reverter a situação já é demais.

E quanto a "tração", tenho certeza que todos os leitores foram capazes de entender o que foi dito. Não vou ficar repetindo o termo "controle de tração" a toda hora. É como diz o ditado: Para bom entendedor...

Abraço a todos