Com transmissão ao vivo pela Internet, a Toyota lançou o carro com o qual pretende iniciar sua reação na categoria, o TF108.
A promessa da equipe é uma só: conquistar pódios.
"Nosso objetivo é estar no pódio. Estamos na F-1 para vencer e queremos fazer isso logo. Queremos dar um grande passo à frente porque não ficamos satisfeitos com nossos resultados no ano passado. Como time, devemos nos esforçar para dar um carro aos pilotos que seja capaz de alcançar nossas metas", comentou Tadashi Yamashina, dirigente da equipe.
O layout não chega a ser uma grande novidade. A diferença em relação aos anteriores é que o jato de tinta vermelha não foi aplicado em diagonal mas sim no sentido longitudinal.
E enquanto a pintura do bólido quase não muda, o uniforme sofre sempre alguma alteração. Mais uma vez, para pior.
Pela quingentésima quadragésima nona vez, o italiano Jarno Trulli resolve alterar a pintura de seu casco. O reestreante alemão Timo Glock também apresentou seu novo capacete.
"Mudamos o conceito aerodinâmico. O princípio básico desse carro é reduzir ao máximo as alterações na estabilidade e na pressão aerodinâmica durante uma volta, deixando o carro mais fácil de ser pilotado. Outra mudança fundamental foi no aumento da distância entre-eixos", declarou o diretor Pascal Vasselon.
Foi adotada uma nova curvatura para as entradas de ar nas laterais, por sinal muito parecida com o formato utilizado pela Mclaren.
Na frente, à exceção da ponte mclaresca, a asa dianteira apresenta certa semelhança com a da Ferrari, ao menos no que tange às curvas de sua base. Mas como o time japonês já utilizava essa configuração na temporada passada, significa que quem copiou foi o pessoal de Maranello.
Sob risco de deixar a categoria em 2010, caso os altos investimentos da equipe não dêem retorno, Vasselon traça os objetivos da escuderia para o futuro próximo.
"Pessoalmente, acredito que o nosso objetivo deva ser lutar sempre pelo pódio em 2008. No próximo ano, devemos ter em mente alcançar o que a BMW Sauber conseguiu em 2007, o que foi ser a melhor do segundo pelotão. Não seria realístico falar em luta por título este ano, mas queremos ter uma melhora significativa".
A equipe atingiu seu ápice em 2005, quando conquistou poles, pódios e fechou a temporada na quarta colocação. De lá para cá, entrou em queda livre, e hoje sonha em recuperar o desempenho alcançado há três anos para dar continuidade ao projeto de se tornar equipe grande na categoria. Potencial financeiro ela tem, falta desenvolver a capacidade técnica de atuação.
5 comentários:
O capacete tá Style, quer dizer que transmitiram ao vivo pela net é ?? coisa fina !!!
Gostei do "quingentésima quadragésima nona vez"..hahah.Mas até gostei dos capacetes.Vamos ver se o que tá dentro do capacete ajuda esse ano né?!
Beijos
Igualzinho... Até na ruindado do bolido.
Caro Felipe:
Gostei de todos os novos layouts: do carro (o mais bonito Toyota desde 2002), dos capacetes (lindo o do Trulli retornando às cores de seu país natal) e dos macacões. Muito melhor do que a mesmice da Mclaren que "clonou" o layout do carro de 2007...
É linda a Toyota!
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