quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Direto de Valência

É motor roncando e gente falando, em Valência.
Lewis Hamilton soltou mais uma para cima do ex-companheiro: "Ele mostrou como não devemos agir na F-1".
"Ele era o líder no começo, mas as coisas mudaram. Na verdade, ele achou que era o líder. Não foi o caso, porque éramos um time e estávamos em condições de igualdade". Desta vez tenho de concordar. Foi por exigir privilégios que Alonso colheu protestos. Não se pode entrar para uma equipe sem estar disposto a respeitar sua filosofia de trabalho.
Por outro lado, Flavio Briatore anunciou que sua aposentadoria deve vir junto com a saída do Alonso da Renault: "Acredito que quando terminar o ciclo na Renault, com o Fernando, eu irei descansar".
E ele não é o único chefão a demonstrar respeito por seu piloto. O diretor da Honda, Nick Fry, defendeu Rubens Barrichello dos maus resultados da última temporada.
"Jenson está totalmente comprometido e dá tudo desde a primeira curva, sempre. Já Rubens, não podemos contestar seu talento. Mas, depois de 15 anos na Fórmula 1, quando damos um carro que não é competitivo, é aceitável que seja difícil para ele se sentir motivado".
O brasileiro, por sua vez, avaliou o novo carro criticando o anterior.
"Não há muito o que dizer neste momento. Acho que esse carro já é melhor que o do ano passado. Mas também o outro era extremamente ruim. Era impossível construir algo pior que aquilo".
Sentiu a motivação, né?

14 comentários:

Octeto Racing Team disse...

Felipe, obrigada por nos adicionar.
Somos viciadas a um bom tempo, e tá muito gostoso, porque somos amigas, mas cada uma mora em um canto diferente (SP, RS, RJ).
Há muito tempo que acompanho seu blog, e gosto muito. Fico ansiosa pelos momentos, pérolas do Galvão... morro de rir, porque tudo o que penso na hora, você escreve.
Vou falar pra Tati colocar seu link em nosso Blogroll.
Beijo

Vivian Z. (Vick)

Priscilla Bar disse...

Felipe,vou ter que dar pitaco mais uma vez..hehehe...Discordando do que vc disse sobre o Alonso ter pedido privilégios e tal...

Bom,o alonso começou a pedir privilégios quando viu que era o Hamilton abrir a boca e as coisas mudavam de lado.Sabe quando a crise da Mclaren começou?Foi em Mônaco.PQ?porque lá foi quando Lewis começou a soltar suas "pérolas" e Ron Dennis resolveu acatá-las,sem lembrar que tinha um outro piloto da mesma equipe em questao.

A igualdade existe nos carros,mas nao nos fatos do dia a dia como,quem entra primeiro no box,quem sai com o carro mais leve,chefe dando pitaco em quem isso ou quem aquilo...enfim...e essa igualdade ano passado,no meu modo de ver as coisas, nao existiu.

Prepotência é pouco pra explicar as frases do Hamilton,desde a época da GP2.

Ninguém sabe em que condiçoes foi feito o acordo com o Alonso,mas com certeza se tivesse tido um Nº1,o Raikkonen nao seria o atual campeao.

A Ferrari também trabalha em igualdade,mas fez o Massa dar o 3º lugar no Japao pro Kimi, e a vitória no Brasil e nao houve nenhum problema pro Massa.Assim que..."menos falar,mais agir" para o Hamilton.E cuidado com o Kova..rs

Beijos...

Javi disse...

Concordo com a priscila,quem começou tudo foi o hamilton,quem desrepeitou ordem de equipe foi o hamilton,quem nao respeito o companheiro foi o hamilton pois na hungria era o alonso que tinha direito a ultima volta(por um pacto feito pra essa igualdade,e esse ano quem ta començando tudo e ele de novo,acho que ficou apaixonado pe lo alonso e ele nao deu bola pra ele..so isso pode ser

Javi disse...

Essa palhasada da igualdade em pilotos nao existe nem na cabeça do dennis..por acha que a mercedes ta reclamando de ele? por que com as coisas bem feitas a maclaren era campea antes de agosto..outra coisa que nao entendo,,se quer igualdade,,por que contrata um bicampeaon e coloca com um novato? besteira mesmo..contrata qualquer um igual o hamilton e pronto..

Anônimo disse...

Caraca, este espanhol não perde uma chance de puxar a sardinha pro Chiliquento. Assim minha ojeriza a este cidadão da Renault só vai crescendo...
Tem que ter igualdade sim... Afinal são dois profissionais que estão lá. E um não tem obrigação nenhuma de correr pra defender a posição do outro...
E quer saber mais... Hamilton é muito melhor que o Alonso. E o Nelson Angelo vai ser também...
Pô Felipe, desculpa, mas não dá pra ficar quieto não. Daqui a pouco começam as ofensas racistas e a coisa fede.
Eu usaria aquele termo que as f1girls usaram no blog delas, mas me esqueci da grafia, logo não vou me enveredar por um idioma que não domino apenas para vilipendiar um tipo que não merece tanta atenção assim.
Alonso vai ser esquecido assim que parar de correr.
Ps. Hamilton estava na ponta do campeonato na Hungria, tô certo? Logo quem vai privilegiar quem está atrás do campeonato? Só louco.

Javi disse...

Oi ron groo,eu so dou aminha opiniaon mais com argumentos..voce e libre de nao gostar do alonso mais para troca de opinoan tem que argumentar..essa igualdade que voce fala nao importa quem ta diante ou atras..se somos iguais somos iguais,,pra o que pacto entao?e por que le ese ano ja fala que e o numero 1 da equipe? ja esque ceu a igualdade?

Javi disse...

Acha que ese ano vai ter igualde na maclaren? eu acho que nao..e ainda fala que a taça e entre ele e o kimi..respeitando o propio companheiro e o massa no minimo..ese ano vamos ver a verdadeira cara do malandro..hipocrita mesmo..pode que esquezan do alonso sim..de ele nao..vai pasar a historia como o piloto que perdeu a taça mais facil

Javi disse...

Roon groo voce ta achando o hamilton e o nelsinho melhores pilotos pe lo mesmo baremo que me acha de racista? Por que eu nao escrevi nada pra voce tirar esa conclussao..entao acho que como eles tb ainda nao ganharon nada ainda voce de da presente ese titulo o mesmo que me da a mim de racista...

Lima disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lima disse...

Gostaria de fazer algumas observações:

Gosto da presença do Javi e da maneira como ele defende o Alonso. De vez em quando a polêmica é ótima, faz crescer o espaço e assim os participantes não precisam em cada comentário ficar dizendo amém nem concordando uns com os outros nem com o blogueiro.

Acreditem, faz bem discordar e haver pontos de vista contrários! Apenas é bom manter o nível e educação.

Com relação ao ótimo comentário da menina Priscila:

Ao fim da temporada, acabei achando de vez que na disputa Hamilton x Alonso nenhum dos dois estavam certo ou errado. Havia uma grande vontade de superar um ao outro e para isso usaram as armas que tinham a mão!

No fundo, o problema todo começou de verdade na Austrália quando a Mclaren inverteu as posições dos dois pilotos nas paradas de boxe, já que na largada o Hamilton havia ultrapassado o Heidfeld e o Alonso na primeira curva. A Mclaren manobrou e conseguiu pôr Alonso a frente do inglês. Isso foi claro!

Acho que desde o primeiro momento que chegou a Formula 1 o Hamilton não estava determinado a ajudar o espanhol, mas sim a derrotá-lo. E esse direito ninguém tira dele.

Em Mônaco, Hamilton apesar de um ótimo ritmo no segundo stint, teve que fazer sua segunda parada mais cedo por ordens da Mclaren novamente e nesse momento ele perdeu a chance de ganhar a corrida. Óbvio que a declaração dele na entevista coletiva foi infeliz, mas talvez ele tenha se sentido frustrado por novamente a Mclaren ter manobrado a favor de Alonso naquele início de campeonato. Ele expressou a frustração dele como o novato que era e então acharam que tudo começou em Mônaco. Ali foi o ápice da frustração do inglês.

Quanto ao Alonso...Uma coisa que admiro no espanhol é a capacidade de se manter mentalmente focado e forte enquanto todo o mundo se desmonta a sua volta. Alonso nos últimos anos passou por enormes dificuldades enquanto lutava pelo título de 2006. Primeiro a sabotagem de Flávio Briatore contra ele. Todo o paddock sabe da história e por isso do pé atrás dele ao voltar para a Renault. Segundo, a FIA manobrou vergonhosamente a favor da Ferrari, e de Schumacher (que não precisava, afinal a Renault de Alonso estourou o motor!), naquele episódio no GP de Monza de 2006, envolvendo o Massa na grande curva do circuito. Depois, como se fosse possível, a FIA baniu o sistema de amortecimento de massa, o dumping mass, sistema sobre o qual a Renault projetou todo o seu carro. A Renault perdeu 0,25 décimos de segundo pó volta desde então. E teve que ralar para encontrar uma solução que devolvesse perfomance a Alonso que teve que se virar para manter-se na liderança do campeonato. Nem Fisichela naquele ano estava disposto a ajudá-lo.

A partir daí Alonso desconfia de qualquer movimento mínimo que possa vir a prejudicá-lo. Por isso também dou razão a ele. Ele ficou paranóico porque foi realmente injustiçado covardemente em 2006 pela FIA e até por sua equipe. O seu título de 2006 foi obra de um sujeito que realmente estava só, por isso é um título fantástico!


Quanto ao favorecimento, se a Mclaren tivesse realmente favorecido a Hamilton, Alonso jamais chegaria ao Brasil com reais chances de vencer o campeonato. Ele quase foi campeão, passou perto. No fundo, era ele quem mais merecia pois até certo ponto foi injusto ele lutar sozinho (duvido que Lewis o ajudasse!) pelo título enquanto Kimi tinha o auxílio descarado do Massa (no pódio o brasileiro ficou emburrado!).

Por fim, a relação com a equipe se deteriorou porque todos o viam como o cara que entregou o time ao Mad Max. Mas mesmo assim ele teve o suporte técnico (que era o que realmente importava!) do time até o último segundo do campeonato.


Revi as últimas corridas inteiras da temporada em DVD com transmissão de outro canal que não é a GLOBO. E é comovente ver todas as entrevistas dos pilotos e de Ron Dennis no início do ano quando não havia ainda o Stepney nem espionagem. O abraço de Hamilton em Alonso ao fim do GP da Malasia (quando os dois juntos simplesmente aniquilaram e passaram por cima Massa e Kimi como tratores na largada e no resto da corrida), é comovente também.

A Mclaren tinha o time dos sonhos nas mãos e perdeu os campeonatos e a chance de fazer história com um carro fantástico e dois pilotos espetaculares!

Abraço a todos!

Net Esportes disse...

Aquela faixa ali dos torcedores não tem nada haver, porque o Hamilton faria pressão no Jason Button ?????? hahahahahahahhaha zueira xD xD xD !!!!!!!!!!!!!!!

Javi disse...

Para B.LIma Obrigado pe la sua opiniaon concordo com voce e achei seu comentario muito interessante mesmo nao concordando em algum ponto.A final blog e isso troca de opinoan..por isso en olho os blog e sites do brasil pra saber o que opina tudo mundo e como ja falei tento dar a minha. O que sim comcordo totalmente com voce e que tem que ser sempre com educaçaon. Abraço

Anônimo disse...

Não disse de você exatamente, leia meu texto direito...
Agora como disse Chico Buarque:
Só mesmo embriagado ou muito louco pra contestar e pra botar defeito.
Negue se puder que a torcida espanhola tem tido atitudes no mínimo preconceituosas em relação ao Hamilton.
Diferentemente de muitos, eu sou apatrida em relação a f1. Claro que gosto de Emerson, de Senna, de Pace, de Rubens, de Massa e de Piquet, mas gosto com igual intensidade de Prost, de Mansell, de Arnoux, Gilles, Fangio e Carlos Roithman (é assim que escreve?) e tantos outros de tantas outras nacionalidades e quanto a minha falta de educação. Sinto muito pelo seu ponto de vista em relação ao que escrevi. Afinal como você mesmo disse seu português não é dos melhores, Logo vou atribuir a ele o fato de não ter entendido o que disse e ter assim achado que fui mal educado
Ron Groo

Javi disse...

Ron groo leia de novo meus comentarios eu nao te chamei de maleducado..eu so falei para o b.lima que era bom trocar ideias com educaçaon mais nao falando de voce.Nao posso negar que a torcida espanhola fala besteiras claro que sim..e a inglesa,e a brasileira,e a italiana mais te garanto que viu poucas ou nemhuma com o preconceito da cor..por isso aqui tem que ser diferente,tem que dar sua opiniaon mais e tentar argumentar por tem esa opinioan..un exemplo:voce nao pode falar que o nelson angelo e melhor que o alonso..simplesmente por que nao pode saber ele nem debutou ainda!!! que o nelsinho e rapido? muito rapido,,mais quantos pilotos rapidos nao conseguiram nunca nada?Bom peço desculpas de novo pe lo portunhol Abraços