sábado, 12 de janeiro de 2008

Pequenas pérolas

O Fisichella está se revelando um grande cara-de-pau. Com uma média de uma pérola por dia desde que foi anunciado como titular na Force India, hoje ele soltou mais uma, disparando contra a Renault.
"O carro vencedor que eles me prometeram nunca chegou. Estou bastante desapontado com o time, principalmente após todos esses anos juntos".
"O carro da Force India é bem parecido com o modelo de 2007 da Renault, pois também sofre com a aerodinâmica. O modelo da Force India ainda precisa de muito trabalho no túnel de vento, mas a base é tão boa quanto a da Renault", comparou.
Em primeiro lugar, o time francês conquistou dois campeonatos de pilotos e dois de construtores enquanto Fisico pilotava para o Briatore. Portanto não resta dúvidas de o italiano guiou um carro vencedor, pena que ele não seja um piloto vencedor.
Com a saída de Alonso, coube a ele - Fisichella - assumir o desenvolvimento do R27, que foi um total fracasso.
Além do mais, o romano deveria agradecer à Renault por ter oferecido a maior oportunidade de sua carreira, uma vez que jamais havia integrado uma equipe de ponta. A escuderia aturou seus resultados pífios por duas temporada consecutivas. Se fosse numa BMW da vida, provavelmente seria expulso na metade do primeiro ano, a exemplo do que aconteceu com o Villeneuve, um piloto que também falava bobagem, mas que podia ostentar o título de campeão mundial.
Vira e mexe e o escândalo da espionagem volta à tona. O presidente da Ferrari, Luca di Montezemolo, reacende a fogueira atinçando a rival.
"O novo McLaren é uma Ferrari prateada. Ganhe quem ganhar o título mundial o fará com um pouco da Ferrari em seu carro ou será um autêntico Ferrari".
Ron Dennis responde: "Tudo o que existe no novo carro ou é derivado do MP4-22 ou é completamente original da McLaren".
O diretor Martin Whitmarsh reitera: "Tivemos que modificar três áreas e retiramos voluntariamente todas as peças, pois não queremos nenhum tipo de ligação com o que aconteceu em 2007".
Enquanto o 16 de março não chega, as rivais se enfrentam no circuito psicológico. Faz parte do jogo.
Em entrevista à Autosport, Jenson Button comentou o otimismo que contagiou a equipe Honda com a chegada do mestre Ross Brawn.
"Estou muito feliz por Ross fazer parte da equipe. Quando ele entrou pela primeira vez na fábrica houve uma comoção, todos o aplaudiram muito", revelou.
Jenson também falou das novas expectativas do time.
"Acho que todos no time estão confiantes e fazendo um ótimo trabalho. Mas a maneira da equipe trabalhar já mudou desde a chegada de Ross. Acredito que neste ano estaremos brigando mais à frente. Já em 2009, espero ter condições de lutar pelo campeonato. Se conseguirmos alcançar esta posição, então seremos capazes de conquistar o Mundial".
Sobre o desastroso ano que passou, o inglês estranhamente classificou com uma etapa positiva para a escuderia. Um ponto de vista esquisito, mas até que faz algum sentido, sim:
"De certa forma, 2007 foi bom para nós. Parece estúpido dizer isso, mas realmente foi um ano bom. Se tivéssemos tido uma temporada razoável, teríamos seguido o mesmo caminho que vínhamos tomando".
Sendo assim, ambas as rivais japonesas iniciam o ano em clima de "agora vai", usando o mesmo discurso de que finalmente encontraram o rumo certo. Será mesmo que agora vai?

5 comentários:

Alexandre Ribeiro disse...

Caro Felipe:

Que o Fisichella é um pé de breque de marca maior disso ninguém duvida mas que seria um excelente falador de asneiras ninguém poderia imaginar...É Mr.Niki Tagarela Lauda vem fazendo discípulos...mas Lauda pode falar a bobagem que quiser que ainda assim o perdoamos, pois é um dos maiores gênios da história do esporte a motor. Agora o Fisichella...

Anônimo disse...

O Fisichella é umn fanfarrão...
E otimo esta do campo psicologico... Mas estou louco mesmo é pra ir pras pistas...

Anônimo disse...

Na minha opinião o Fisichella tá achando que sua vaga na Force India é grande coisa,só por que ganhou do Ralf Schumacher e do Liuzzi,por exemplo,duvido se quando a temporada começar ele vai não vai levar uma goleada do Sutil.

Blog F1 Grand Prix disse...

Fisico teve três anos na Renault e não aproveitou. Agora, só resta arrumar desculpa mesmo. E o Montezemolo bem que poderia ter evitado essa afirmação. Pelo jeito, foi pura provocação mesmo...

Grande abraço,

Gustavo Coelho

Lima disse...

Felipe,

A Ferrari copiou a solução do entre-eixos menor da Mclaren do ano passado. Esse ano a Mclaren fez um carro um pouco maior, já prevendo que com a falta do TC as compensações para trazer mais aderência podem deixar os carros um pouco mais nervosos e um entre-eixos maior dá mais equilíbrio.O bico em ponte também. O Montezemolo fala demais. Claro que a cada chance que ele tem, ele vai alfinetar a Mclaren e Ron Dennis. Estou escrevendo um post sobre o Michael e o porquê de o papel dele na Ferrari se limitar-se a "apenas" testar o carro. O Montezemolo não é flor que se cheire nem para os integrantes da sua própria equipe.

Quanto ao Físico, concordo em absoluto com vc, apesar de achar que o carro do ano passado tinha sérios problemas de adaptação aos Bridgestone e que a equipe errou feio nos trabalhos no túnel de vento. Foram descobrir a ca*ada apenas no meio da temporada. Mas ele levou pau do Kovalainen durante grande parte da temporada assim mesmo. O interessante é que vê-se também que o Alonso enfrentou um parceiro medíocre na Renault e que quando chegou na Mclaren a coisa engrossou porque definitivamente Lewis e Kovalainen são muito melhores que Fisichela.

Abração!