segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

MP4-23: Quase uma cópia

Em Stuttgart, a McLaren lançou hoje o carro com o qual disputará a temporada 2008 da F-1.
As mudanças no bólido em relação ao seu antecessor são quase imperceptíveis.
O novo modelo passou por algumas leves alterações nas asas, mas a principal inovação ficou a cargo da ampliação do entre-eixos, fazendo o caminho inverso ao da escuderia rival, a Ferrari, que optou por reduzir essa distância.
Na data de lançamento do MP4-23, Hamilton completa 23 anos. Resultado: o inglês troca a numeração com o parceiro e corre com o número 23, deixando o 22 para o Kovalainen. O objetivo é marcar mais de 23 pontos no campeonato...
Já está virando tradição na equipe: todo início de ano, aparece um piloto tirando foto do outro. E o mais estranho foi ver o logo azul da Mutua Madrileña no macacão da McLaren. A empresa havia anunciado que abandonaria o time e acompanharia o Alonso na Renault, mas o porta-voz da McLaren confirmou hoje que a seguradora manteve o patrocínio.
Depois de uma ano enfrentando as dificuldades de conflitos internos, desde insubordinação até ameaça, além do escândalo da espionagem, os julgamentos, as punições, a desclassificação no mundial de equipes e a derrota de ambos os pilotos na última prova da temporada, o que custou o título, Ron Dennis diz que o foco se volta para o futuro e o jeito é esquecer aquilo que passou.
"Estamos olhando para frente. Este será um ano para pensarmos para a frente. Não estamos perdendo tempo pensando no passado. Queremos que todos na empresa trabalhem em um carro de corrida competitivo, um carro que esteja constantemente em evolução e que aparecerá radicalmente diferente quando formos para a primeira corrida".

9 comentários:

Anônimo disse...

As mudanças são realmente quase imperceptiveis... mas tem um diferencial pra do ano passado que pode fazer a diferença: O Chiliquento do Alonso... Querendo ou não, gostando ou não o Penelope Charmosa sabe acertarl um carro...
Vamos esperar.

Net Esportes disse...

um dia a Ferrari depois a McLaren..... ta comeando a esquentar !!!!

kimi_cris disse...

Concordo plenamente com o titulo, já que o carro é bastante parecido com o MP4-22 e também concordo com o ron groo, porque a mclaren tem uma dupla de pilotos com pouca expriencia e isso poderá dificultar o acerto do carro e ai o de la rosa poderá ajudar.

kimi_cris disse...

Concordo plenamente com o titulo, já que o carro é bastante parecido com o MP4-22 e também concordo com o ron groo, porque a mclaren tem uma dupla de pilotos com pouca expriencia e isso poderá dificultar o acerto do carro e ai o de la rosa poderá ajudar.

Priscilla Bar disse...

Ai,ai,ai...nao pode ser muito diferente mesmo nao pq esse ano nao tem bi campeao pra acertar carro nao,entao tem que usar informaçao do ano passado..heheh.

Lima disse...

Felipe,

Acho que a palavra "cópia" não é tão adequada. Os carros são na verdade todos uma evolução de um ano para o outro. Acho que o mais adequado seria realmente "evolução". O Mp4/23 tem um entre-eixos maior e um redesenho de asa (sai aquela no formato de ponte), já o F2008 um entre-eixos menos, além de também um leve redesenho no bico, parecido com o da Toyota. Nada demais! (claro, tem os detalhes internos e menos apraene por conta do novo regulamento...!)

A verdade é que nenhuma equipe fará mudanças radicais de um ano para o outro. Em termos de engenhearia e aerodinãmica é impossível "arriscar" quando já se tem um projeto vencedor nas mãos, como Mclaren e Ferrari já têm.

Talvez a Honda ou a Toyota arrisquem alguma coisa além do que se espera delas, já que estão numa draga danada, mas ainda acho que as duas equipes estarão dentro dos parâmetros regulares de engenharia e aerodinãmica da Formula 1 atual.

De qualquer maneira, a declaração de Whitmarsh de que o Mp4/23 é mais rápido do que o modelo de 2007 que correu no Brasil, é bem promissora.

Talvez a Ferrari sofra um pouco com a ECU (O Jean Todt já disse que a Mclaren levará vatagem por causa disso!) no começo de campeonato, mas já é tradição os italianos crescerem do meio para o final.

Abração.

P.S. Engraçado esse detalhe do número do Lewis. Isso prova que a "frescura" lá na Toro Rosso pode ser que tenha ficado por conta dos pilotos mesmo!

Lima disse...

Ah, um detalhe... Os pilotos tirando fotos um do outro é com certeza uma ação de marketing da Vodafone!

Abs

Felipe Maciel disse...

Com certeza trata-se de uma evolução, sempre é assim. 'Quase uma cópia' faz apenas uma menção ao fato de que o carro teve poucas mudanças, está bem parecido com o anterior. Na Ferrari por exemplo a gente pode observar alterações bem mais nítidas. Alias, é boa essa teoria da Priscila hein...

Sobre as fotos, sim, com certeza é marketing da Vodafone, que por sinal não usava essa estratégia na Ferrari, mas na McLaren passou a usar. Eu acho meio esquisitinha a jogada, mas destaquei porque realmente eles fazem isso todo ano.

Abraço a todos

Lima disse...

Felipe,

Realmente a Priscilla tem razão, apesar de que eu confio muitíssimo na competência do Pedro de la Rosa.

Outra coisa, uma das grandes diferenças em 2007 foi o entre-eixos, que fez grande diferença em alguns circuitos como Mônaco. O F2007 era mais comprido e eles agora resolveram "seguir o exemplo" da Mclaren e encurtaram um pouco. Alguns engenheiros acham que isso poderá deixaro carro um pouquinho mais nervoso.

A Mclaren encompridou, e considerando-se que não há mais controle de tração, pode ser uma pequena, mas muito pequena vantagem. O carro poderia ficar mais controlável e fácil de guiar.

Abração!