A principal mudança para 2008 sem dúvida é a abolição do controle de tração, que anda gerando divergentes declarações entre os pilotos. Um dos mais animados, Nick Heidfeld, destacou que o momento da largada passará a ser mais emocionante, e também espera um sensível aumento do número de ultrapassagens durante as provas.
"Estou ansioso para ver como serão as largadas. Nos últimos anos, tínhamos o controle de largada ou pelo menos uma ajuda. Por isso, as largadas sempre eram previsíveis. Mas antigamente, sem o controle, era mais fácil para perder ou ganhar posições durante as largadas, que voltarão a ser mais interessantes a partir da próxima temporada".
"Isso sem contar que agora os pilotos cometerão erros com mais facilidade, especialmente quando estiverem sob pressão, que vão possibilitar mais manobras de ultrapassagem".
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Felipe Massa já havia alegado ter se adaptado à novidade, mas não escondia sua antipatia com a idéia de guiar um carro sem o TC, o que, segundo o brasileiro, traria mais insegurança aos pilotos. Para o italiano Jarno Trulli, porém, a alteração não será muito significativa:
"Estou feliz com a proibição do controle de tração para o próximo ano. Para mim, é confortável pilotar sem ajuda da eletrônica, mas sei que alguns pilotos preferem correr com o auxílio. Contudo, não acho que a nova regra irá influenciar na competitividade da categoria".
Melhor que o Trulli não se preocupe muito com a mudança mesmo, afinal sua equipe já tem preocupação de sobra em 2008. O diretor técnico Tadashi Yamashina recebeu um ultimato da montadora para que os intensos investimentos da empresa sejam convertidos em bons resultados até 2010. A Toyota possui um dos maiores orçamentos da F-1 mas tudo que tem alcançou nos últimos anos foi decepção. Se a situação não mudar, é bastante provável que o time feche suas portas.
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"Para nos tornarmos mais fortes, é mais importante melhorarmos a nossa organização geral do que concentrarmos esforços sobre uma pessoa apenas. Meu trabalho é mobilizar recursos para que consigamos essa melhora. Me foram dados dois anos de prazo, mas garanto que trabalharemos e lutaremos até o nosso limite para provarmos nosso valor já em 2008 ", afirmou Yamashina.
Caso a equipe seja mal sucedida em sua tentativa de recuperação, a manobra mais provável será manter a aliança com a Williams, intensificando o suporte dado à escuderia, e construindo, quem sabe, uma parceria de sucesso com quem realmente entende de Fórmula 1, mas sofre com a falta de recursos financeiros para retomar a história vencedora que o tio Frank construiu.
2 comentários:
Eu achava que o controle de tração na largada já havia sido banido, inclusive a Renault largava bem pra caramba e todo mundo suspeitava que ela "ainda usava o controle de tração" e tal..... o que será que me fazia pensar assim ?????????
Ola parceiro, sou do planeta esporte.
Eu, o jornalista felipe rangel e mais uma pessoa montamos um blog em homenagem a uma ginasta, gostaria muito de poder divulgá-lo, já que ela é uma pessoa muito especial.gostaria de saber se vc acita uma troca de links nele. Seria um prazer e ficaria muito feliz e honrado.
o blog é: http://bloguinhodajade.blogspot.com/
pode deixar um comentario la como resposta, abraço
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