domingo, 16 de março de 2008

Lewis domina corrida maluca

Nada como uma prova extremamente conturbada para iniciar uma temporada. Lewis Hamilton liderou de ponta a ponta, mas atrás do inglês teve de tudo e mais um pouco.
Na primeira curva já houve motivo de sobra para o safety car entrar na pista. Jenson Button, Sebastian Vettel, Giancarlo Fisichella se estranharam logo por ali e tiveram de abandonar. Anthony Davidson e Mark Webber idem. Nelsinho Piquet também se envolveu na confusão e, embora tenha se mantido na pista, inclusive ganhando várias posições com o incidente, logo viu seu desempenho cair, sendo ultrapassado por diversos adversários. Com o decorrer da corrida, ainda chegou a frequentar a zona de pontuação, mas se retirou mais tarde com problemas mecânicos.
A comparação com o pai é inevitável: Nelson estreou largando em 21º na Alemanha e abandonando na 31ª volta, enquanto o filho também saiu da mesma posição e deixou o GP após a 30ª passagem...
A Ferrari passou por um dia desastroso. Dos seis carros que utilizam o motor da montadora, três se retiraram com falhas no propulsor. Mas vamos por partes.
Felipe Massa foi outro que se complicou na curva 1, quando perdeu a traseira do carro na disputa com o Kovalainen. Depois de quebrar o aerofólio dianteiro, o brasileiro se dirigiu aos boxes e retornou nas últimas posições. Foi progredindo no grid, até colocar por dentro na primeira curva e se estranhar - como de costume - com David Coulthard, que praticamente ignorou a presença do ferrarista, tomando o traçado padrão e passando sobre sua roda dianteira. O escocês abandonou e Massa ainda teve sorte com a suspensão, mas o motivo de seu abandono foi mesmo um problema de motor.
Enquanto isso, Trulli e a Nakajima iam entrando nos boxes. O japonês ainda retornaria mais tarde para pontuar, mas a boa prova do italiano foi inevitavelmente interrompida.
Kimi Raikkonen deu show. Largou em 15º, chegou a ser segundo, caiu novamente, pisou na grama e rodou, voltou para a pista, abandonou com falhas no propulsor, se manteve na zona de classificação por algum tempo, se retirou da zona com a volta de Kazuki à pista, fechou a prova em 9º mas faturou um pontinho com a desclassificação de Rubens Barrichello.
O brasileiro da Honda, por sinal, segurou o campeão durante a primeira perna da prova, até o Kimi finalmente resolver forçar para completar a ultrapassagem. Rubinho guiou como há muito não se via, no entanto o seu segundo pit stop pôs tudo a perder. Ninguém sabe, ninguém viu, é discutível se ele já havia entrado ou não nos boxes quando o safety car adentrou à pista, de certo mesmo é que deixou o pit lane com o sinal vermelho. Sem contar o deslize do homem que levantou o pirulito com a magueira de combústivel ainda presa ao carro. O frentista deve ter se machucado levemente. Barrichello recebeu um stop and go e ainda marcaria 3 pontos, porém foi desclassifado depois da corrida.
O alemão Timo Glock protagonizou o maior acidente da corrida, escapando, quicando, girando, batendo, abandonando e chamando Bernd Maylander para liderar mais algumas voltas com seu belo Mercedes SL 63.
As BMWs faziam uma excelente prova até Robert Kubica tomar uma nakajimada do Kazuki por trás na última relargada e ser obrigado a se retirar. Consirado culpado, o novato será punido com a perda de dez posições no grid de largada da Malásia. Nick Heidfeld, por sua vez, soube manter um desempenho bastante regular, fechando a prova em segundo. Nico Rosberg também demonstrou uma bela performance, o que lhe rendeu o primeiro pódio da carreira. Fazia tempo, hein, Williams...
Sebastien Bourdais foi o grande estreante desta corrida. O francês vinha se segurando à frente de Alonso e Kovalainen no final e tinha chances de ser quarto, porém o motor Ferrari o deixou na mão. Mesmo assim, marcar dois pontos logo de cara deve ser encarado como um grande resultado.
A McLaren só não fez dobradinha porque a estratégia de Heikki Kovalainen saiu prejudicada com a última entrada do carro de segurança. Na penúltima curva da penúltima volta, o finlandês ainda ultrapassou Alonso, levando Ron Dennis ao delírio, porém perdeu a posição logo em seguida, na reta, por ter apertado o limitador de velocidade enquanto retirava a viseira.
Já o bicampeão troxe o carro na ponta dos dedos, balançando de todo lado, andando no limite, se sustentando o suficiente para garantir o 4º lugar na abertura da temporada.
A próxima parada do circo é em Sepang, quando provavelmente poderemos começar a entender melhor a divisão de forças para o campeonato. A Ferrari deve mostrar a que veio; Williams e BMW precisam se confirmar de vez; a Renault nem se fala; a Toro Rosso e a Honda parecem ter alavancado mas ainda é cedo para dizer; a Red Bull precisa finalizar, pois não chega ao final de corrida que os outros terminam, que dirá esta; a Toyota tem de provar suas melhorias; a Force India vai evoluindo aos poucos, com folga para a problemática Super Aguri; e a McLaren já sai na frente com larga vantagem para a rival na tabela.
A F-1 volta com tudo, são duas semanas seguidas de GP. Em sete dias tem mais.

14 comentários:

Priscilla Bar disse...

Magic Alonso na Austrália.

Anônimo disse...

No fim achei uma corrida maito legal. Pena o Alonso em 4, poderia ter quebrado né?

Anônimo disse...

TC OFF= :)

Foi uma grande corrida, pena os brasileiros terem tido um baita azar. Legal ver o Rubinho dirigindo bem, e se não fosse o acidente com o Nelsinho na largada, ele poderia lutar por pontos.

A pergunta que não quer calar!!!!
Nakajima terminará a temporada???

vlew.

Anônimo disse...

Corrida fantástica..... excelente o resultado....... mais uma vez uma pena o Rubinho.... !!!!!

Speeder76 disse...

Gostei. Valeu a pena ter ficado acordado até às 6:30 da manhã (hora de Lisboa) para ver a corrida. Cheguei a perguntar a mim mesmo se haveriam carros suficientes para os pontos em jogo...

Leandrus disse...

Boa corrida ontem! Valeu a pena esperar tanto tempo pelo começo da temporada!

Quanto ao Rubinho, eu acho que ele entrou no pit quando o SC já estava na pista, mas acho q foi tão rapido que naum deu tempo de o avisarem como a Ferrari fez com o Raikkonen.

Ateh!

Blog F1 Grand Prix disse...

Felipe, estou esperando o "Vai que é tua, Galvão!". Teve uma hora lá que ele disse "fulano vai TENTAR UMA TENTATIVA agora...", você lembra? E já dá para fazer uma "Vai que é tua, Mariana Becker!". Ela errou demais:

- A nova regra do safety car estabelece dez METROS de diferença entre os carros, e não dez CARROS de diferença.
- Os pilotos bebem três litros de água DURANTE a corrida, e não ANTES!

É isso aí. Depois nos falamos para combinar a rádio.

Grande abraço!

Gustavo Coelho

Ingryd disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ingryd disse...

memoravel corrida


memoravel!!!





e gustavo, nao estou defendendo a mariana ate pq ela p mim nao fede nem cheira
mas vc esta equivocado
eu ouvi os dois comentarios, q por sinal foram logo no começo da prova, e ambos ela transmitiu corretamente, disse q a distancia entre OS CARROS e o safety car deveria ser de 10 CARROS e nao mais 5 como na ultima temporada
e que o calor estava tão forte que os pilotos chegaram a beber 3litros de agua ANTES da prova...

Speeder76 disse...

Ah, Felipe! Inauguei uma coisa interessante: Revista da Blogosfera. Basicamente, tiro as frases mais interessantes que o pessoal andou a dizer acerca da corrida.


É um conceito interessante, não achas? Claro, escolhi uma frase tua para colocar por lá...

Marcos Antonio disse...

Hamilton sempre se safa em corridas malucas,como é que pode.Ótima corrida
vamos torcer pra que Sepang também seja legal,pq ficar acordado até as 4 da manhã vai ser foda...

abraços!

Anônimo disse...

Felipe, vc viu a manchete da reportagem da F1 de hoje do jornal O Globo?? Se não tivesse visto seu blog ontem diria que vc copiou o título.
A manchete é a seguinte: "Hamilton vence 'corrida maluca'"
é... coincidências acontecem!
abraços

kimi_cris disse...

Realmente foi uma corrida muito atribulado na Austrália!

Renato Bellote disse...

Acho que o Kovalainen errou a marcha...
Talvez ele estivesse com o volante usado pelo Hamilton no GP do Brasil do ano passado :)

abs