sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Alonso e McLaren rompem contrato

Agora sim é oficial! Fernando Alonso está fora da McLaren e livre para procurar uma outra escuderia para 2008.
Já que a manutenção do acordo desagradava a ambos, eles trataram de encerrar as relações sem incluir cobrança de indenização, permitindo um rompimento simples e agradável, nada conflituoso.
Na sequência, confira na íntegra a publicação do site da equipe comunicando a tão especulada rescisão.
"Após o encontro entre Fernando Alonso e a McLaren, foi acordado que seria do melhor interesse para ambas as partes que seu relacionamento chegasse ao fim.
A decisão mútua não havia sido discutida até agora, pois o sentimento era de que qualquer discussão poderia seriamente afetar a equipe e Fernando na busca do título mundial de Fórmula 1. As duas partes acreditam ser esta a melhor decisão.
Fernando Alonso: Desde que eu era criança, sempre tive vontade de pilotar para a McLaren, mas, algumas vezes na vida as coisas não dão certo. Eu continuo a acreditar que a McLaren é um grande time. Sim, tivemos nossos altos e baixos durante a temporada, o que foi um desafio extra para todos nós, e não é segredo que eu nunca me senti realmente em casa. Sei que existem rumores de favorecimento e as pessoas falam muitas coisas no calor da situação, mas no final sempre tive igualdade de oportunidade para vencer. A decisão de hoje permite que todos nós nos foquemos em 2008, e desejo à equipe, à Vodafone, ao Banco Santander, à Mutua Madrileña e aos demais patrocinadores com os quais trabalhei durante o ano, o melhor para o futuro.
Ron Dennis: Todos na McLaren, especialmente os parceiros espanhóis Banco Santander, Mutua Madrileña e nossa sócia Vodafone desajam o melhor para o futuro de Fernando. Ele é um grande piloto, mas por alguma razão a combinação entre a Vodafone McLaren Mercedes e Fernando não prosperou, e por final atingimos um ponto em que nenhum de nós podíamos continuar juntos. Acreditamos que a decisão da rescisão foi a melhor e agora vamos continuar com o foco na disputa do Mundial de Construtores de 2008".
As dificuldades começaram no GP de Mônaco, quando a escuderia supostamente teria alterado a estratégia de Lewis Hamilton para assegurar que Alonso vencesse a prova. O inglês protestou e a imprensa reagiu fazendo grande estardalhaço com o episódio. Dali para frente não haveria mais sossego dentro grupo. Também foi em Monte Carlo que a F-1 se surpreendeu com as acusações de sabotagem nos carros da Ferrari, o que mais tarde se tornaria espionagem da McLaren sobre a equipe rival, originando o maior escândalo extra-pista da categoria.
Na Hungria, o confronto entre Hamilton e Alonso no qualifying colocaria ainda mais lenha na fogueira. Lewis desobedeceu uma ordem direta de Ron Dennis, prejudicando o companheiro, que por sua vez resolveu se vingar, demorando alguns segundos para deixar o posto do pit stop, impedindo o novato de reabastecer a tempo para abrir sua última volta rápida. Alonso cravou a pole, Hamilton completou a segunda fila, mas a McLaren não demonstrou a menor expressão de satisfação naquele dia. Posteriormente, Fernando foi punido, perdeu posições no grid, e discutiu duramente com o chefão que já havia perdido o controle sobre seus pilotos. O espanhol ameaçou falar tudo o que sabia sobre a espionagem, já que havia participado dela. No entanto, Dennis contou a Mosley sobre os emails revelados pelo bicampeão, colaborando com as investigações e assumindo o risco de punição, que viria sobre a forma de exclusão do campeonato de contrutores juntamente com a maior multa da história do esporte.
Alonso ganhou a imagem de vilão, Hamilton passou a receber total apoio da equipe, e no final do ano nenhum deles conquistaria o campeonato mundial. A permanência do asturiano em Woking se tornou insustentável, logo se iniciaram as especulações sobre seu futuro.
Um acordo com a Renault é muito provável, Fernando voltaria aos braços de Flavio Briatore, com quem construiu uma parceria vencedora que lhe rendeu dois títulos mundiais. Não osbtante, os últimos rumores indicam que a McLaren só estaria disposta a liberá-lo caso não se transferisse para nenhuma escuderia apoiada por uma montadora, o que tiraria as chances de Renault e Toyota, restanto Red Bull e Williams na briga. Como sabemos, boatos são boatos, e não parece ter havido qualquer imposição de Woking para rasgar o tal contrato de três anos.
Por outro lado, o time inglês terá de anunciar um parceiro para Hamilton em poucos dias. Rosberg foi muito cogitado, mas Frank Williams não está disposto a cooperar. Kovalainen é um nome forte e pode disputar a vaga com Adrian Sutil, que teria de realizar a grande façanha de sair da equipe mais fraca do grid para ascender a uma das mais fortes, se não for a mais. Talvez seja melhor o alemão tentar um cockpit da Toyota, dizem que as negociações com Timo Glock desandaram por lá.
Estamos cada vez mais próximos das respostas para as duas grandes perguntas do momento: Para onde vai Alonso? Quem será seu substituto?
A pré-temporada está para começar, então é bom que cada um esteja em seu devido lugar e comece a desenvolver o carro novo. Mas... Para onde vai Alonso? Quem será seu substituto? Para onde ele vai? E Quem será? Quem? Quem?...

3 comentários:

Anônimo disse...

Mais do que esperado, não causa surpresa nem no Lins mais.
E pode contar... Alonso na Renault e brigando pelo titulo.

Rogério Magalhães disse...

Pelo menos uma parte da novela espanhola acabou... vamos para a segunda parte...

Eu acharia bem bacana o Alonso na Williams... muita gente também...

Pezzolo disse...

Estou fazendo um desafio aos blogueiros de plantão.

A pergunta é:

" Se você fosse o Fernando Alonso, o que faria em 2008?"

a resposta deve ter no máximo 6 linhas e ser enviada até domingo para o meul email- jorgepezzolo@uol.com.br

Conto com sua participação! pode especular a vontade! Mandei para os blogs abaixo o convite, mas se o seu não está na lista, pode responder também, colocando o nome do blog que representa!


Lista de blogs participantes:

Blig do Gomes
Blog Alessandra Alves
Blog do Capelli
Blog do Ico
Blog do Lívio Oricchio
Blog do Téo José
Blog F1
Blog F1grandprix
Blog Fábio Seixas
Blog Victal
Café com F1
Continental Circus
F1 Girls
Formula 1 PodCast
Grünwald
Laje de Imprensa
Mundo aos Rolamentos
Pandini GP
Saco de Gatos
Velocidade
Voando Baixo