A classificação do GP da Austrália mostrou o que todos já sabiam: viraram a F-1 de cabeça para baixo.
O que era vergonha se tornou domínio: De Honda à Brawn, do fundo para a ponta. A escuderia do mestre Ross cravou a dobradinha do GP e tem boas chances de relembrar os tempos de ouro da Ferrari. É o time a ser batido, o favorito do domingo. Jenson Button voltou a marcar pole position e Barrichello voltou a largar em segundo, mas sairá mais pesado que o companheiro inglês.
Sebastian Vettel, em mais uma surpreendente exibição, posicionou-se em terceiro. Com um companheiro de equipe assim, o apelido de Mark Webber, "leão de treinos", está para ser revisto nesta temporada. O anfitrião fez o décimo tempo da super pole, porém largará em 8º.
Robert Kubica foi fantástico ao obter o quarto posto do grid, ao contrário do Nick Heidfeld, que travou no Q2. Nico Rosberg é o quinto, um pouco decepcionado após um rendimento tão animador nos treinos livres.
Timo Glock e Jarno Trulli fizeram 6º e 8º no treino, mas foram penalizados devido ao uso de recursos aerodinâmicos móveis da parte superior do aerofólio traseiro. Saem das últimas posições. Benefício para a equipe Ferrari e todos os demais que largam atrás dela.
Massa, que nunca subiu ao pódio na Austrália, tentará quebrar o tabu a partir da 6ª colocação no grid, enquanto Raikkonen vem de 7º. Lembrando que as Ferraris já usam o KERS, o que pode representar uma vantagem interessante na largada.
A fraca Renault de Fernando Alonso parte de 10º. Piquet, para variar, não passou da primeira parte. Kazuki Nakajima não fez bom proveito do equipamento, por isso terá de se posicionar atrás do piloto espanhol.
A primeira problemática McLaren surge em 12º e pertence a Heikki Kovalainen. Hamilton enfrentou dificuldades na segunda fase, por fim precisou trocar o câmbio, recebendo uma punição que o lançou para a antepenúltima posição do grid, à frente apenas das Toyotas. Início complicado para os membros de Woking, até mesmo a confiabilidade os abandonou.
Buemi é 13º, Fisico 14º, seguido por Piquet, Sutil, além de Bourdais, que estranhamente andou bem atrás do parceiro estreante.
A Fórmula 1 vive seu embaralhamento das cartas. O melhor de tudo é que os tempos estão apertadíssimos. No Q1, por exemplo, 1.7s foi a diferença entre o primeiro colocado e o último. Desconsiderando a vantagem da Brawn, a diferença entre terceiro e último se reduz a 1s. Neste ano não tem jeito, sempre vai haver gente boa ficando de fora do Q3, inevitavelmente.
Grid de largada:
1. Jenson Button (ING/Brawn), 1min26s202 (19 voltas)
2. Rubens Barrichello (BRA/Brawn), 1min26s505 (21)
3. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull), 1min26s830 (21)
4. Robert Kubica (POL/BMW), 1min26s914 (19)
5. Nico Rosberg (ALE/Williams), 1min26s973 (21)
6. Felipe Massa (BRA/Ferrari), 1min27s033 (21)
7. Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari), 1min27s163 (21)
8. Mark Webber (AUS/Red Bull), 1min27s246 (20)
9. Nick Heidfeld (ALE/BMW) 1min25s504 (14)
10. Fernando Alonso (ESP/Renault), 1min25s605 (12)
11. Kazuki Nakajima (JAP/Williams), 1min25s607 (16)
12. Heikki Kovalainen (FIN/McLaren), 1min25s726 (15)
13. Sébastien Buemi (SUI/Toro Rosso), 1min26s503 (10)
14. Nelsinho Piquet (BRA/Renault), 1min26s598 (12)
15. Giancarlo Fisichella (ITA/Force India), 1min26s677 (10)
16. Adrian Sutil (ALE/Force India), 1min26s742 (9)
17. Sébastien Bourdais (FRA/Toro Rosso), 1min26s964 (10)
18. Lewis Hamilton (ING/McLaren) [punição - troca de câmbio]
19. Timo Glock (ALE/Toyota) [punição - asa traseira flexível]
20. Jarno Trulli (ITA/Toyota) [punição - asa traseira flexível]
Peso dos carros em ordem crescente:
1. Robert Kubica (POL/BMW) 650kg
2. Felipe Massa (BRA/Ferrari) 654kg
3. Lewis Hamilton (ING/McLaren) 655kg
4. Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) 655,5kg
5. Nico Rosberg (ALE/Williams) 657kg
6. Sebastien Vettel (ALE/Red Bull) 657kg
7. Jarno Trulli (ITA/Toyota) 660kg
8. Mark Webber (AUS/Red Bull) 662kg
9. Sebastien Bourdais (FRA/Toro Rosso) 662,5kg
10. Jenson Button (ING/Brawn) 664,5kg
11. Rubens Barrichello (BRA/Brawn) 666,5kg
12. Timo Glock (ALE/Toyota) 670kg
13. Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso) 675,5kg
14. Kazuki Nakajima (JAP/Williams) 680,5kg
15. Fernando Alonso (ESP/Renault) 680,7kg
16. Adrian Sutil (ALE/Force India) 684,5kg
17. Giancarlo Fisichella (ITA/Force India) 689kg
18. Heikki Kovalainen (FIN/McLaren) 690,6kg
19. Nick Heidfeld (ALE/BMW) 691,5kg
20. Nelson Piquet (BRA/Renault) 694,1kg
Uma nova Fórmula 1 num circuito que normalmente promove corridas malucas. O GP da Austrália abre a 60ª temporada da categoria. Na próxima madrugada, terá início este louco Mundial 2009. Que venha.
9 comentários:
Eu não acredito em milagre, mas acredito em falcatrua com anuência da FIA. Tem algo muito errado nestes carros.
Mas nem tudo mudou, o Ruimbinho por exemplo continua em segundo.
vamos ter uma corrida muito anima da.
Grande Abraço!
Kimi_Cris
Karakas, 14 Kg de diferença entre as Renaults do Sobrancelha e do Nelsinho.
Isso sem esquecer o motor mais potente e um novo assoalho que só Alonso tem no carro.
Claro, Nelsinho cometeu erros, mas com tanta diferença entre os carros, facilita a vida do chorão espanhol.
hauhauhauhau queria ver a cara dos executivos da Honda agora. Pelo visto japoneses não sabem fazer F1. Aposto vitória do Rubinho e massa em 3º. Abraços.
Vamos como se porta a Braen em ritmo de corrida. E Espero pelo menos um pódio da Williams. e daqui apouco vai todo mundo cpiar os difusores mágicos...rs
As duas Brawn estão no meio do grid em termos de peso. É realmente estarrecedor.
Pois é, agora "que venha". É contar as horas e esperar um corridão.
Abraços.
Fábio
Felipe, não vejo a hora dessa corrida começar. A Brawn GP vem com tudo em busca da vitória. Será que teremos uma corrida maluca? Vamos aguardar para saber.
Abraço!
Leandro Montianele
Quem não esteve antenado na pré-temporada acha que deu a louca na F-1. Temos tudo para vermos uma ótima corrida que vai nos deixar acordado nesse horrível horário; ainda bem!
E o Nelsinho continua largando pesado...
caramba... 10 e 11 a Brawn ñ é um carro é um foguete! olha o massa em 2º e kimi em 4º.. tinham q t feito mais...
abs!
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