Quando a Fota propôs um esquema de pontuação diferente, logo tratou de comunicar que o mesmo foi baseado no gosto dos fãs, que expressaram seus interesses numa pesquisa popular realizada pela associação. A partir do momento que a FIA invalida totalmente a semântica do sistema proposto, ela não apenas compra briga com a Fota mas também ignora sumariamente o pensamento daqueles que assistem à F-1.
Por isso não é de se estranhar a rápida formulação desta petição convocando todos a assinarem e protestarem contra uma medida tão controversa.
Curioso notar que a própria FIA anunciara no final do ano passado sua intenção de sondar a opinião popular antes de definir o rumo do modelo de pontos na categoria. Se o fizeram, então foi uma espécie de pegadinha, na qual terminaram por estipular exatamente o inverso.
Também chama a atenção o fato de o Mundial 2008 ter sido finalizado no início de novembro, a temporada 2009 começar no final de março, e a FIA soltar a bomba no meado do mês de março. Parece uma manobra premeditada, anunciada no último momento para que os protestos contra o grande absurdo tenham o fator tempo como inimigo.
A quadrilha do Mosley caprichou. Para 2010 já tem polêmica pronta e diz respeito aos aspectos técnicos.
A santa entidade lançou duas possibilidade nas mãos das escuderias. Cada uma que faça sua escolha individual.
No caso da opção 1, elas se rendem ao teto orçamentário de £ 30 milhões, valor este que cobrirá todos os custos. Qualquer elemento subsidiado ou fornecido gratuitamente será considerado em seu valor comercial dentro do orçamento. Um chato processo de auditoria cuidará da avaliação.
Os times em questão ganham as seguintes liberdades: maior eficiência aerodinâmica (padronizada) da parte inferior do carro; uso de asas móveis; motor livre da limitações de giros e da regra de congelamento.
Já as equipes que escolherem a opção 2 não terão um limite de custos, poderão gastar à vontade. Por outro lado, serão submetidas à estática das regras vigentes entre 2010 e 2012, que limitam o trabalho sobre o bólido.
A Fota reagiu através de Montezemolo: "Em relação às decisões tomadas hoje pelo Conselho Mundial da FIA, a Fota gostaria de expressar sua decepção e sua preocupação com o fato de que essas atitudes foram tomadas de maneira unilateral. O quadro de regulamentos definidos pela FIA para serem aplicados a partir de 2010 corre o risco de tirar a principal essência da F-1, além dos princípios que a fazem popular e esportivamente apelativa".
"Dado o tempo e a maneira em que essas alterações foram decididas, sentimos que é necessário o estudo aprofundado desta nova situação e a atitude de fazer tudo, especialmente nesses tempos difíceis, para manter um quadro estável de regras sem esses irrompimentos contínuos, que podem ser perplexos e confusos para montadoras, equipes, público e patrocinadores".
Tenho dúvidas se o formato de pontuação poderá ser novamente alterado em tão pouco tempo. Mas as regras desenvolvidas para 2010 ainda deverão despertar boas revanches entre FIA e Fota.
Voltemos para 2009. A Federação aprovou as solicitações secundárias da associação de equipes, como a divulgação dos pesos dos carros e a quantidade de combustível após o qualifying, além de uma sessão de autógrafos obrigatória aos pilotos nas sextas-feiras.
Os competidores eliminados nas fases dos treinos classificatórios deverão estar disponíveis para conceder entrevista, o mesmo vale para aqueles que abandonarem as corridas. Durante os GPs, um funcionário de cada time também deve estar acessível à imprensa para entrevistas.
Durante a temporada, os times poderão realizar testes aerodinâmicos em linha reta ou em curvas de raio constante, em locais aprovados pela entidade. Da etapa final de Abu Dabhi até o dia 31 de dezembro, as equipes poderão dedicar três dias de treinos com novatos, desde que o piloto não tenha disputado mais de dois Grandes Prêmios nos últimos 24 meses ou participado de mais de quatro dias de testes nos últimos dois anos.
Das regras inventadas em cima da hora para esta temporada, só mesmo a supervalorização da vitória é digna de rejeição veemente. A petição online busca 30 mil assinaturas como forma de barrar a decisão de Mosley. Não que os fãs tenham poder de veto sobre a mente doentia de Max, mas não custa nada tentar.
5 comentários:
pois eh, querem acabar com a F1 msm Maciel... impressionante como parece tudo meticulosamente planejado. E não é possível q eles sejam tao burros de contrariar milhões de pessoas que são fãs da F1. Isso vai ter q mudar por bem ou por mal.
O que vc disse faz sentido msm, pq mudaram agora se podiam ter mudado antes?... O intuito parece q com isso fazer a F1 do jeito q ele quer ñ do jeito q as pessoas querem...
parece q a F1 está ficando menos esportiva do q era antigamente, hj em dia já não se pode mais arriscare ser arrojado (vide Hamilton na 1ª curva do GP do Japão e na Bélgica) sem levar uma punição. E depois disso ainda querem fazer com q o piloto vá atrás da vitória com a faca nos dentes?... tem q tira esse Mosley de lá, o cara enlouqueceu... q cagada...
é realmente uma pena...
abs!!
P.S.: parabéns pelos 2 anos de blog!!!
Cara, so uma coisa.. não vai demorar muito e a Fota formará uma nova categoria e levar com ela todos os fãs desse esporte.
Esta é a primeira pré-temporada que acompanho passo a passo, buscando noticias, confirmando, criticando, e elogiando as vezes, e o que ganhei acompanhando isso? Decepção, logo quando estava para elogiar, vem a cassetada. É isso ai, o que posso fazer? Como fã acabo sempre vendo as corridas e acompanhando durante o ano, mais espero que não me decepcione denovo, pois ai sim eu não vou mais assistir!
Abraço a todos
Realmente é uma possibilidade criar uma categoria paralela a FOTA, as equipes podem fazer isso. Mas não acho que eles vão fazer pq a equipe começar ganahndo não vai querer que isso mude, então vai ser complicaod mudanças. E Eu perdi a vontade e assistir essa temporada...
Caro Maciel:
Fiquei sabendo que você aniversariou o blog e passei aqui para te dar parabéns e desejar VIDA LONGA AO BLOG F-1.
Grande abraço.
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