O curioso projeto da FIA concluiu a listagem de 24 competidores e já pode sair do papel.
Sob a organização da MotorVision Sport, a extinta F-2 está pronta para renascer em maio deste ano, após duas décadas e meia de paralização.
O grande trunfo da nova modalidade é sua viabilidade a baixíssimo custo: equipes devem desembolsar de 250 mil a 350 mil euros ao ano. Para valorizar sua criação, a entidade premiará os três melhores da temporada com a superlicença da categoria máxima.
Enquanto os veteranos da Fórmula 1 se descabelam para quitar o direito de continuar correndo, um trio de felizardos da F-2 nem tomarão conhecimento da carga tributária. Mas daí assinar contrato com alguma equipe, é uma outra história...
A Audi fornecerá os motores. Os chassis serão contruídos pela Williams em parceria com a própria empresa organizadora, MotorVision Sport, comandada pelo ex-piloto Jonathan Palmer. Após a conclusão da temporada, o campeão ganha um teste com time de Grove.
Na Fórmula 2, herdeiros não faltam. Participarão Alex Brundle, filho Martin Brundle, e Henry Surtees, descendente de John Surtees. Por fim, Jolyon Palmer. Palmer? Sim, o muleque é filho do manda-chuva: o empresário Jonathan Palmer mencionado acima, que inclusive foi campeão da F-2 em 1983.
Vale destacar a presença da suíça Natacha Gachgang, representando as habilidades femininas. Além do único brasileiro do grid, Carlos Iaconelli, vindo da GP2. Para encerrar a menção individual, cito Mirko Bortolotti simplesmente por acreditar que se trata de um bom piloto. O campeão da F-3 italiana teve oportunidade de testar pela Ferrari e fez bonito. 2009 será sua chance de mostrar se minhas expectativas se confirmam.
A largada inaugural será em Valência, dia 31 de maio. O circo também passará por Brno, Spa, Brands Hatch, Donington, Oschersleben, Imola e Barcelona.
Aos pilotos:
Robert Wickens (Canadá) 19 anos
Julien Jousse (França) 23 anos
Armaan Ebrahim (Índia) 19 anos
Jason Moore (Grã-Bretanha) 20 anos
Tobias Hegewald (Alemanha) 19 anos
Natacha Gachnang (Suíça) 21 anos
Sebastian Hohenthal (Suécia) 24 anos
Pietro Gandolfi (Itália) 21 anos
Jolyon Palmer (Grã-Bretanha) 18 anos
Alex Brundle (Grã-Bretanha) 18 anos
Henry Surtees (Grã-Bretanha) 18 anos
Jack Clarke (Grã-Bretanha) 20 anos
Nicola de Marco (Itália) 18 anos
Mikhail Aleshin (Rússia) 21 anos
Andy Soucek (Espanha) 23 anos
Carlos Iaconelli (Brasil) 21 anos
German Sanchez (Espanha) 19 anos
Kazim Vasiliauskas (Lituânia) 18 anos
Mirko Bortolotti (Itália) 19 anos
Jens Hoing (Alemanha) 22 anos
Philipp Eng (Áustria) 18 anos
Tom Gladdis (Grã-Bretanha) 18 anos
Milos Pavlovic (Sérvia) 26 anos
Henri Karjalainen (Finlândia) 23 anos
Henri Karjalainen? Esse finlandeses têm sérios problemas com nomes...
Sobre a incipiente categoria-escola, esperemos que vingue. Mas, neste momento, dificilmente alguém esperará que alcance a mesma força existente na sólida e rica GP2.
8 comentários:
Tres boas noticias neste post:
1-Haverá corridas em Imola.
2-Três ganharão a superlicença, o que é um grande estimulo.
3-A Williams lucrará alguma grana vendendo chassis. Que dinheiro é sempre bom.
Uma noticias não muito boa:
Não há brasileiros inscritos. Di Grassi podia tentar né?
Boa notícia. Não sabia que a Williams vai fornecer os chasssi, ela tem estrutura suficente para isso? E Groo, de brasileiro tem o Iaconelli....
Agora a F1 volta a ter várias fontes de novos pilotos, isso é muito bom.
Te he puesto en Blogs que sigo.
Hazte seguidor de mi blog, por favor.
Seguiré tu blog atentamente
Un saludo.
Também vislumbro a iniciativa com bons olhos. Afinal, será mais uma chance para talentos que não cabem nas categorias de acesso à F1.
Pegando o gancho do Ron Groo, o que acontece com o De Grassi? Não é possível que ele fique afastado das pistas durante 2009.
Pessoal,o di Grassi já está na GP2.
Sobre a categoria: Tomara que vingue mesmo. Pode nao ser uma GP2 logo de cara, mas acho que o "pega-pra-capá" nao vai faltar.
Não considero que seja o renascimento da Fórmula 2. Tá parecendo mais o nascimento de uma categoria homônima...
Ao menos antigamente a F2 tinha mais de um chassi e mais de um motor. Pensando bem, foi uma besteira a FIA ter acabado com ela.
Não considero que seja o renascimento da Fórmula 2. Tá parecendo mais o nascimento de uma categoria homônima...
Ao menos antigamente a F2 tinha mais de um chassi e mais de um motor. Pensando bem, foi uma besteira a FIA ter acabado com ela.
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