domingo, 1 de março de 2009

Jerez, dia 1

No circuito espanhol, Sebastian Vettel ditou o ritmo andando quase 1.3s mais rápido que o segundo colocado. O alemão foi o único que cravou seu melhor tempo na sessão da manhã. À tarde, o RB5 enfrentrou uma quebra.
A Ferrari concentrou esforços no acerto e na confiabilidade. Ainda antes do almoço, Massa provocou a primeira bandeira vermelha do dia após rodar na pista.
No início do treino vespertino, a chuva que atacou o circuito tirou Nico Rosberg de combate por algum tempo. Nova paralização.
Nos boxes da Renault há muito pouco a se comemorar. A escuderia planejava avaliar componentes e testar acertos, mas não obteve tanta quilometragem quanto desejava. Problemas de confiabilidade desanimaram as atividades de Nelsinho Piquet.
Kobayashi, por sua vez, teve um dia mais feliz. Saiu satisfeito do carro alegando ter completado as metas do programa aerodinâmico.
A BMW começou o dia cautelosa, trocando o propulsor do F1.09, já que os sensores apontavam possíveis problemas. Kubica completou uma quantidade de voltas aquém do esperado e reclamou do excessivo número de bandeiras vermelhas.
Fisichella falou dos óbvios empecilhos do carro novo, citando os momentos de tração como fatores a serem melhorados. Mas o que vale a pena reproduzir é sua crítica ao polêmico KERS:
"Não vamos utilizá-lo até Barcelona, então só vou me concentrar em pilotar o mais rápido possível. A maioria das equipes só vão utilizá-lo no calendário europeu, não nas três ou quatro primeiras provas. Nunca andei com ele e sou contra o KERS porque as equipes estão gastando muito tempo e, especialmente, dinheiro para desenvolvê-lo. E ainda não é seguro. É estranho ver um piloto pular do cockpit para o chão feito um macaco", disparou, referindo-se à forma segura de os competidores deixarem o bólido sem riscos de choque. Caso estejam aterrados, possivelmente serão surpreendidos com uma descarga elétrica mortal. Uuuh...
A McLaren usou o domingo para se abastecer de dados para a temporada 2010. No próximo ano, o reabastecimento durante as corridas e o uso de mantas térmicas estarão proibidos. Pedro de la Rosa guiou com tanque cheio para simular tal situação e reconheceu as dificuldades iniciais com o rendimento dos compostos.
O espanhol protagonizou a quinta paralização de hoje, que anticipou o encerramento dos treinos.
Falando em Bridgestone, a fornecedora anunciou os compostos a serem levados para os primeiros GPs da temporada. Segue a lista:
Austrália: supermacio e médio
Malásia: macio e duro
China: supermacio e médio
Bahrein: supermacio e médio
Espanha: macio e duro

2 comentários:

Priscilla Bar disse...

Nossa, coitado do Piquet! Nao dá sorte. O "marrom" sempre fica pra ele...rs

Sobre essa história aí, da Mclaren, sei nao, mas me parece mais história pra boi dormir...

Como assim: Pré temporada de 2009, o carro levantando dúvidas com relaçao a problemas, Kers, slick, aerofólio de 2008 e os caras vem com essa de que estao testando os pneus frios pra 2010!!!

Nao entendo!

Ron Groo disse...

Não sei até onde estes tempos são reais, mas agora tá começando a ficar interessante estes treinos.