segunda-feira, 2 de março de 2009

Powered by Vettel

Juntamente com Hamilton, Sebastian Vettel é o grande nome revelado pela F-1 contemporânea, mas por uma razão bastante diferente - um motivo mais clássico, eu diria.
Vettel vem de baixo. Nesta época corrente, a mobilidade no grid da categoria costuma ser quase nula para quem estréia no fundão. Sutil, Davidson, Albers, Liuzzi, Monteiro, Bruni... Todos são exemplos de pilotos que jamais conseguiram progredir, basicamente graças à falta de oportunidade para provar o talento que possuem (se possuem).
As exceções são raras. Alonso começou na Minardi, mas não teve muitas chances de mostrar seu verdadeiro potencial correndo na rabeira do pelotão. Só mesmo o olhar aguçado de Flávio Briatore enxergou no espanhol o piloto diferenciado que é.
Mark Webber é outro caso raro de quem conseguiu deixar o fundo do quintal. O sucesso no conturbado GP da Austrália de 2002 pesou no currículo. Mais tarde, as hiper-classificações com a Jaguar levantaram a moral do australiano, mas bastou chegar a um time como a Williams para que fosse evidenciado nosso engano.
A história de Vettel não se assemelha a nenhuma dessas. Tido como herdeiro do Schumacher, é uma questão de tempo para que fature o troféu de campeão. Ao menos é o que dizem por aí.
Vettel tem a capacidade de andar mais que o carro sem cometer erros, fazendo o bólido render além das expectativas da própria escuderia. Qual foi a última vez que um piloto de equipe pequena cravou a pole e venceu uma corrida? Sim, choveu, é verdade. Mas a chuva do Vettel não era menos molhada que a chuva dos demais. Ela apenas reduz o valor do carro e joga mais responsabilidade sobre o piloto, com apoio do aposentado controle de tração.
O alemão já provou que sabe vencer corrida; Fisichella também sabe. Vettel provou que sabe andar na frente; Nelsinho idem, já o fez em Hockenheim. Por isso, quem acompanha a Fórmula 1 tem, por experiência própria, lá em seu íntimo, uma pequena dúvida a respeito do suposto talento de campeão do Sebastian.
É uma exigência de praxe, por isso ele ainda tem algo a provar. Nós descobriremos assim que se aproximar de um time de ponta. Há quem comece a naufragar exatamente nesse ponto. A partir daí, será esclarecido se a conclusão de sua história está mais para Alonso ou para Mark Webber.
Sebastian Vettel pode se tornar o segundo piloto alemão a conquistar Mundiais na Fórmula 1. Michael Schumacher abriu a série e hoje a Alemanha é maioria no grid. Se a confiança - misturada a uma pontinha de dúvida - do torcedor se confirmar, em poucos anos o piloto que veio lá de trás deve estar rivalizando com quem estreou mais à frente, como um certo Lewis Hamilton.
Enquanto não completa este avanço do fundão até a ponta, Vettel concentra os esforços na equipe média que lhe deu dois anos de contrato. Quem venceu com Toro Rosso, agora dá asas à Red Bull.
Mas ele vai além. A Ferrari já está de olho e a Mercedes quer Sebastian também.

8 comentários:

Anônimo disse...

sim ele é mesmo muito habilidoso.

Loucos por F-1 disse...

O Vettel surpreendeu na última temporada mostrando todo seu talento. O garoto guia como gente grande e tem tudo para chegar a um título mundial. Acho que a história dele vai mais para Alonso.

Abraços!

Leandro Montianele

kimi_cris disse...

O Vettel é um grande piloto sem duvida, tal como Alonso, apesar de achar que o Vettel tem muito mais futurona F1 do que Alonso.

Grande Abraço!

Kimi_Cris

Ovi disse...

Gracias por este artñiculo tan interesante de Vettel.La verdad es que este piloto va ha llegar ha hacer coasas muy grandes en este deporte.
Un saludo.

Marcos Antonio disse...

Vettel é um grande talento, esse ano é um anocrucial pra ele como vc mesmo disse,se ele vai seguir o caminho do Alonso ou o Webber...Eu acredito que ele será campeão mundial em breve

Alexandre Ribeiro disse...

Caro Maciel:

Você está coberto de razão em seu artigo...

Alexandre Ribeiro disse...

Caro Maciel:

Você está coberto de razão em seu artigo...

Felipe Playmobil disse...

- Como diz o Galvão e dessa vez ele tem razão: - Uma coisa é andar na frente sem ter a obrigação de ser o primeiro, outra é andar na frente tento a obrigação de ser o primeiro... A pressão pode erguer ou esmigalhar, isso so depende do piloto.
Creio que Vettel consegue suportar a pressão.
Abraço.