sábado, 7 de março de 2009

Side by side

Chegadas históricas são inesquecíveis. A garra e a adrenalina movem pilotos que brigam e acreditam na vitória até que a linha de chegada seja cruzada.
Respeitando a cronologia, partimos de Monza, 1969. Quatro competidores se lançam na Parabólica, arriscando a última cartada do GP.
O resultado oficial define:
1. Stewart
2. Rindt +0.080s
3. Beltoise + 0.170s
4. McLaren + 0.190s
Sobre o mesmo palco, a Fórmula 1 presencia um resultado ainda mais espetacular em 1971. Mais apertado, impossível:
1. Gethin
2. Peterson +0.010s
3. Cevert +0.090s
4. Hailwood +0.180s
Este último passa perto de levar um bandeirada na cabeça do homem que mal fazia idéia quem havia vencido a prova.
Jerez, 1986. Senna e Mansell se revezam na ponta da volta final, e na reta de chegada o Leão se coloca lado a lado com o Ayrton. A foto é o tira-teima.
1. Senna
2. Mansell +0.014s
Um curiso acontecimento daquele fim de semana foi o pedido de pilotos para que a linha de chegada fosse recuada para que tivessem mais espaço antes da freada na curva 1 logo após a largada. Se a linha estive na posição original, o resultado excepcionalmente se converteria a favor de Nigel.
Em Indianápolis, 2002. O dia em que Schumacher deixou Rubinho passar. O término do grande prêmio foi mais artificial que os demais casos. Mas merece menção devido à diferença mínima entre os ferraristas.
1. Barrichello
2. Schumacher +0.011s
Quando desceu do carro, o alemão revelou que tentou passar exatamente lado a lado. Essa foi por 11 milésimos.
Com o título mais do que garantido, estava retribuído assim o incidente da Áustria, ocorrido no mesmo ano. Eis que a FIA perde a paciência com a manipulação de resultados e resolve vetar as ordens de equipe.

5 comentários:

Fábio Andrade disse...

Fantástica compilação!

E de 2002 em diante a FIA resolveu vetar as ordens de equipe mas não muito né? Foi mais fachada do que qualquer outra coisa.

Unknown disse...

Belos vídeos e lembram os bons tempos.


abs

Marcos Antonio disse...

A do Peter Gethin é espetacular,pra mim vitória mais espetacular de todas com diferença mínima.

speed.king.thrasher disse...

sei ñ... eu tenho essa dos EUA em 2002 gravada aqui em VHS... vendo o episodio do cockpit do Schumacher me deu a impressão de q o alemão quis dar o 1 pra rubinho e meio q se arrependeu tanto q acelerou o carro e ficou bem a frente de Barrichello depois da linha de chegada, mas era tarde ai.

fora essa a de 71 eu achei a melhor... mas o legal é q em 69 já era o Murray Walker q narrava as corridas.. sahhasUhahusa... o cara deve ser uma enciclopedia de F1 shausAHusa

abs!!!!

Ovi disse...

Gran artículo sobre los mejores adenlantamientos.La verdad es que son espectaculares.
Un saludo.
PD: perdona por no aberte comentado antes, no he podido.