sábado, 21 de março de 2009

Dupla top

Para a imprensa oportunista, a declaração de Massa foi de encher os olhos. Difícil afirmar qual site distorceu melhor a frase do brasileiro numa chamativa manchete.
Tudo começou na estréia do programa italiano Grand Prix. O jogador Kaká foi chamado para realizar a entrevista com Felipe, que, num dado momento da conversa, comentou: "Ayrton Senna e Michael Schumacher são um pouco como Pelé e Maradona na Fórmula 1".
Logo foi indagado sobre quem corresponde a quem nessa história, não havia mais como escapar: "Eu corri com o Schumacher e para mim foi um exemplo como o Pelé, o piloto mais completo".
Claro que a repercussão em território tupiniquim foi motivo de histeria para determinadas pessoas que veem o Ayrton como grande herói.
Eu costumo rejeitar comentários comparativos entre futebol e Fórmula 1, mas confesso que encontrei um surpreendente tom de maturidade e perícia na formulação da frase.
Em primeiro lugar, Massa destacou que a oportunidade de correr ao lado do alemão pendeu em sua resposta. Além disso, o paralelo entre Michael e Pelé como atletas completos é totalmente válido. Até mesmo os espantosos números unem os dois.
Diante de tanta infantilidade já vista nas calorosas discussões entre Senna e Schumacher na F-1, e Pelé e Maradona no futebol, essa foi uma das opiniões mais competentemente sucintas que pude ouvir.
Embora ele não tenha dito nenhuma mentira, o repúdio de alguns brasileiros é previsível. Nem havia motivo para dar tanto impacto a tais palavras, mas as velhas polêmicas inevitavelmente movem emoções de um grande público.
Felipe também misturou equipe de F-1, religião e time de futebol: "A Ferrari é uma religião", disse. "Correr por eles é o mesmo que jogar pela seleção".
Pela miscelânea de comparações, nota-se que o programa não é bem focado no tema do automobilismo. O erro não está em nada dito pelo Massa, o erro está na decisão de convidar um jogador/modelo para figurar como entrevistador. Qual o nível do bate-papo que deveria sair dali?
Ainda não tive a chance de assistir a um trecho do incipiente programa de TV, mas, se fosse um evento sério, caberia somente a jornalistas especializados. Ou alguém aí gostaria de ver o Obina realizando entrevistas no Linha de Chegada do Sportv?
Por isso, seja lá qual for a sua opinião, sugiro que não se exalte com as palavras do Massa. Ele precisava responder as perguntinhas de alguma forma...

13 comentários:

Bruno disse...

Eu não vi nada demais na declaração. Apenas mudei minha opinião.

Então Maradona é melhor que Pelé...hehehe.

Abraços.

Priscilla Bar disse...

Dios! Que exagero desse povo...Aqui essa história nao chegou...rs

Felipe,

Estou de viagem e tá um pouco complicado participar dos blogs amigos, mas quero, mesmo atrasadíssima, te dar os parabéns pelo aniversário do blog.

É um exemplo de blog e de blogueiro.

Domingo já estarei em casa e tudo voltará ao normal...rs

Bjs

Anônimo disse...

Se Senna e Schumacher corressem juntos numa mesma equipe de ponta,em 10 corridas, Senna ganhava 4, Schumacher 4 e os dois se pegavam em alguma curva em 2.

Senna e Schumacher não sabiam perder. Senna errava menos quando em pressão, Schumacher mais. Mas Senna errava mais sozinho.

Michael nunca correu contra um titã, mas era um, assim como Senna. Talvez Michael tenha sido um ultimo titã. Mas é fácil falar em "piloto completo" quando teve dentro da equipe Barrichello como maior piloto.

Fico na tese de que tanto Senna como Michael estão entre os top 5 da história da formula 1. Decidir quem está acima é uma questão de gosto e geração.

Anônimo disse...

Se Pelé e Schumacher tem em comum os números, tem em comum outra coisa: como pessoa não são exemplo de nada. Podem não ter feito nenhuma grande burrada, mas são pessoas apáticas e sem carisma. Já Senna além de grande esportista era um exemplo de carisma, tem frases memoráveis, exemplo de dedicação ao esporte (o próprio Prost dizia ser impossivel se dedicar tanto quanto ele)...e todos sabem que as circunstancias dos números do Schumacher foram totalmente determinantes.

Sobre a crítica ao programa, acho totalmente exagerada. Se colocaram um jogador de futebol pra entrevistar um piloto, e daí? é proibido? É legal inovar, experimentar. Ninguém disse que o programa tinha o objetivo de ser sério e técnico. Programas como o Esporte Espetacular costumam fazer essas brincadeiras e fica sempre muito legal.

Marcos Antonio disse...

assino embaixo, Felipe. Realmente não há nada demais na declaração, só as "viúvas" xiitas é que vão ficar ofendidas com isso. E um programa com Kaká fazendo entrevistas não s epode levar mto a sério, pois acredito que como jornalista, o Kaká é um ótimo jogador.

Anônimo disse...

Ué, mas isso é alguma novidade? Só fã cego e que só acompanha F1 para torcer para piloto da casa que pode achar que Senna foi melhor do que Schumacher.

Tem gente que chega ao cúmulo de dizer que Senna teria sido 7 vezes campeão se não tivesse morrido. O cara morreu aos 35 anos, pelo amor né?! ...

Marcelonso disse...

Salve Felipe,

Parabéns pelo trabalho,e sempre que posso ouço o podcast.

Quanto o declaração de Massa ,não existe motivo para polemicas,os dois foram grandes em seus tempos,não tem como comparar.

abraço

Felipão disse...

Felipão, antes de mais nada, obrigado pela força. Só podia esperar isso mesmo de vc, um grande cara.

Quanto ao Massa, sua opinião não choca, já que correu e aprendeu com o cara. Assim, nutre um enorme respeito... Eu que estou do lado de fora, vou sempre preferir o Senna, assim como outros preferem Fangio, Clark, Prost, Piquet e etc.

Tudo questão de ponto de vista...

Ron Groo disse...

Não houve um melhor, é injusto comparar pilotos de eras diferentes e que só se encontraram na pista por pouco tempo.
Tudo é questão de opinião, prefiro Schumacher, até porque sete é maior que três, embora os três de Senna sejam da maior importância.
Quanto ao comportamento das histerias em relação a Massa...
Bom... são histéricas né?

Anônimo disse...

Ele comparou os dois melhores pilotos de todos os tempos com os dois melhores jogadores de futebol de todos os tempos. Normal.

kimi_cris disse...

As comparações entre F1, e futebol não podem ser muito levadas a serio, porque são desportos muito diferentes.

Grande Abraço!

Kimi_Cris

Anônimo disse...

Bobagem tanta repercussão. Para quem sabe a opinião de Felipe Massa e o que ele pensa sobre Schumacher e Senna antes dessa declaração não foi choque algum. Note a diferença entre você ter alguém como ídolo distante e você correr ao lado e receber conselhos de outro ídolo. Quem mais te influenciou?

Larissa

Anônimo disse...

Caro Felipe, li há pouco, naquele nosso tão estimado blog de Ron Groo, a notícia para mim inédita até então.

Estou plenamente de acordo com vocês. É uma situação que não tem como ser comparada. Ron Groo, com aquele excelente "sense of humour" escreveu um texto ímpar sobre a questão. Se ainda não o leu, faça-o, pois é espetacular!

Nos comentários de lá registrei uma frase do Corriere de la Sera que considero perfeita: "Schumi ha i numeri, Senna il cuore".

E agora vou dizer algo mais que deixarei registrado no Blog de Groo também: essa competição entre os dois gênios de toda a história da F1 equivale a comparar Felipe Maciel com Ron Groo!

Jamais conseguiria dizer qual dos dois seria Schumacher e qual seria Senna.

Vocês são show!!!

Abraços.