quinta-feira, 5 de março de 2009

Pós-Jerez

A pré-temporada mais indecifrável dos últimos tempos completou nesta semana o penúltimo passo antes da abertura do campeonato.
Somente duas das dez equipes não treinaram. Foram cinco dias de ensaios intensos para os oito times que trabalharam no desenvolvimento dos carros no circuito de Jerez.
A Ferrari teve um desempenho correto, discreto. Não deu show em termos de tempo mas também não andou mal. Fez o que tinha de fazer.
A McLaren oscilou bastante. Ora andou entre os melhores, ora entre os piores. Só que não foram os tempos de volta que mais chamaram atenção. A escuderia inglesa continua exibindo o aerofólio traseiro de 2008. Uns dizem que devem estar com problemas, mas penso que se esse fosse o caso, seria motivo para testarem a asa de 2009 incansavelmente, não o contrário. Ou escondem algo da concorrência, ou apenas preferem coletar dados com mais pressão na traseira.
A Red Bull começou a semana forte com Vettel no comando. Sob a direção de Mark Webber, caiu na tabela. Claro que pode ser mero efeito das diferentes configurações testadas.
A Renault viveu momentos completamente distintos. Nelsinho Piquet deu início ao treinamento enfrentando resultados fracos e problemas no carro. Alonso assumiu e o R29 resolveu andar bem, sem intempéries técnicas.
Assim, com o time francês, a Toyota teve a chance de ditar o ritmo do dia, deixando uma boa impressão a respeito do TF109. No último dia, porém, passou por uma situação inusitada: a asa dianteira se rompeu graças a uma zebra. É bom lembrar que, nesta temporada, o aerofólio da frente possui uma extremidade muito baixa e o ataque a zebras altas é um movimento perigoso. Muitas equipes optaram por um bico largo, mas como a Toyota possui nariz fino, corre mais riscos de sofrer uma ruptura desse tipo.
A parceria técnica com a McLaren fez bem à Force India. O time indiano dá pinta de que pode se aventurar no meio do pelotão em algumas oportunidades.
A Williams não deu dica nenhuma, mas pelo menos tem o carro mais bonito do grid. Já a BMW, equipe que mais andou na pré-temporada, demonstra o mesmo rendimento discreto de sempre. Os alemãs são do tipo que só revelam as poderosas armas na hora H.
Dentro de uma semana, possivelmente falaremos da Brawn.

2 comentários:

Marcos Antonio disse...

Acho que muita gente escondeu o jogo nesses testes,acho que só em Melbourne que veremos o bicho pegar!

Alexandre Carvalho disse...

Sobre a Red Bull, deve-se considerar também que Mark Webber acabou de sair de um processo de recuperação da fratura que sofreu na perna direita, o que certamente ainda influencia em seu desempenho.