terça-feira, 17 de março de 2009

A FIA pirou de vez

Após longos anos de duras críticas, parece que a FIA de Max Mosley finalmente iria se enquadrar, revelando regras competentes para enfrentar a crise que assola o capitalismo.
Eis que no âmbito esportivo, a Federação retorna às suas essências de patacoadas e anuncia um novo modo de se definir o campeão da temporada. Ela não apenas ignorou a proposta da Fota como promoveu parte da idéia de Bernie Ecclestone.
O sistema ainda é o 10-8-6-4-3-2-1, mas o título será daquele que vencer mais vezes. Os números servirão como meros critérios de desempate. Em outras palavras, é win or wall.
Estamos diante de uma lambança sem tamanho. A pontuação favorece a regularidade, no entanto é o número de vitórias que realmente importa. É a conciliação de um extremo teórico com o outro extremo prático, formulando uma regra sem pé nem cabeça...
A tentativa de corrigir o próprio erro provocou um equívoco ainda maior. Criou-se um mito de que os pilotos deixaram de cobiçar a vitória para sustentar uma posição razoável correndo com o regulamento debaixo do braço. Em 2009 será o oposto: a vitória vale tudo, não há razão para brigar por outra posição no pódio, nem fazer corrida de recuperação em busca dos pontos. O processo de definição do primeiro piloto pode ser acelerado, sobretudo numa equipe como a Ferrari.
A série de mudanças para este Mundial prometia boas disputas. Mas aí está o banho de água fria. Assim que ficar evidente a rara chance de subir ao topo do pódio, é preferível poupar equipamento, aliviar o trabalho do motor (8 unidades anuais)... Brigar por posição não vale tanto a pena.
Gostaria de acreditar que ainda há tempo para a propagação dos protestos e a alteração da regra. Na verdade, estamos a duas semanas da abertura. Dificilmente voltariam atrás.

11 comentários:

Speeder76 disse...

A FOTA vai ter de reagir. Acho que o Tio Max procura uma guerra, e se calhar vai tê-la. Eis como alguém gosta de estragar as coisas... Max Mosley está há demasiado tempo na Formula 1. Demasiado!

Com o passar das semanas, veremos as consequências desta decisão. E posso avistar uma tempestade pela frente. Vai correr muita tinta, ai se vai...

Anônimo disse...

Essa regra é idiota, no intuito de dar mais importancia para a vitória o grande prêmio pode se tornar monotomo

Anônimo disse...

PQP emm.. desculpe pelo palavrão, mais foi com forma de expressão e concordância com o que foi colocado no post.
Acredito que o Ego de Max Mosley tem culpa no cartório, parece algo como - Eu? Aprovar uma ideia da FOTA, eu sou Max Mosley, eu mando nisso aqui e vou fazer assim.. assim.. e assado.
Enfim, só lambança, como pode uma coisa simples de resolver se torna um problema ainda maior. Aumenta a porcaria de diferença de pontos do primeiro para o segundo que você tem um resultado mais justo, se acham que a vitória não tinha o mesmo valor, aumenta então, é dificil? Agora no inicio de campeonato chega uma equipe ganha 3, luta pra evoluir e ganhar mais 3, e pronto, campeão. Estou acreditando nisso, ese campenato vai ter um campeão mais cedo do que o normal, e vamos ver uma entrevista totalmente boba do Max dizendo que foi infeliz com a nova regra, como foi muitas outras vezes. Tem que tirar é esse genioso burro de lá!

Bom.. seja o que Deus quizer
Abraçosss a todos

Anônimo disse...

eu só tenho três palavras para descrever isto e já as usei no meu blog, são elas... OH MY GOD!

este sistema é a coisa mais absurda que eu já vi...

um abraço!

Ron Groo disse...

Vencer tem que ser mais importante que pontuar sim, em essencia tá certo, mas na forma está completamente equivocado.
O certo seria atribuir mais pontos ao vencedor e valorizar a vitória, mas ignorar a pontuação é simplesmente ridiculo.
Imagine a situação: Em duas corri atipicas ano passado Alonso teve suas duas vitorias, se por acaso as outras provas tivessem diluidas suas vitorias entre outros pilotos o Asturiano teria sido campeão sem um grama sequer de merecimento.
Estamos diante da mais ridicula das regras já criada pela FIA. E nem podemos reagir, não dá tempo e não seremos ouvidos.

Loucos por F-1 disse...

Caramba, fiquei maluco quando li isso no site. É totalmente ridícula essa decisão por número vitórias. Não dá pra acreditar que a FIA fez isso com os amantes da Fórmula 1. Estou decepcionado e revoltado.

Abraços!

Leandro Montianele

Rodrigo Neto disse...

É encher o email da FOTA e pedir para elas contra-atacarem a FIA e ir contra ela em relação aos pontos !

Vamos criar um email padrão e encher a FOTA !

Site da FOTA :

http://www.teamsassociation.org/

Abraços ! Rodrigo !

PS : Já mandei meu email reclamando barbaridades !

Os fãs precisam se mobilizar !

kimi_cris disse...

Também acho que a FIA pirou de vez.

Grande Abraço!

Kimi_Cris

Octeto Racing Team disse...

Felipe, está apoiadíssimo no que disse em seu texto!!!Esta temporada tinha tudo para ser demais! Agora será uma droga!!

Passem lá no Octeto, fiz um post que fala da petição online que está rolando contra esta insanidade!!!!Já assinei!!

bjs, Ludy

Marcos Antonio disse...

Estragaram a temporada! Teremos corridas insossas novamente!eu estou muito p*to com tudo isso, eles vão acabar com a F1...

Anônimo disse...

Isso é um dos maiores absurdos que alguém da FIA poderia cometer. Se o vencedor conseguisse 10 pontos, resolveria o problema.

Imaginou se um piloto vence as 5 primeiras etapas da temporada. Seria campeão de uma forma bem monótona.