A Fórmula 1 mudou muito, mas a FIA não.
No primeiro GP da temporada 2009, duas canetadas foram anunciadas após a prova: Os 25s de Jarno Trulli e a queda de dez posições no grid por parte de Vettel em Sepang.
O incidente do italiano está praticamente esclarecido, só nos faltam mesmo as imagens, porém o parecer de ambos os pilotos envolvidos no caso já é o bastante. Hamilton confirmou que deixou o piloto da Toyota para trás quando o mesmo escapou sob bandeira amarela, mas recebeu o pedido do pit wall da McLaren para deixá-lo recuperar a posição. Lewis abriu passagem e Trulli voltou a ser terceiro. Apesar de ter subido ao pódio, levou um penalty que o fez cair para 12º.
Custava a entidade ter procurado ouvir a McLaren antes de prejudicar o feito do piloto que largou em último e chegou em terceiro?
Agora a Toyota tenta apelar, no entanto o regulamento diz que não cabe recurso contra resultado de GP corrigido pela direção - regra boa, não?
Vettel e Kubica mergulharam num duro duelo em busca da segunda colocação do GP. Cada qual com sua parcela de culpa; o alemão talvez possa responder pela maior parte do desastre, mas não significa que mereça ser penalizado.
A FIA simplesmente não permite choques. Para a Federação, um toque em disputa direta é motivo para pedir a cabeça de um dos dois, obrigatoriamente. Os pilotos não podem mais bater em paz...
Curioso ver o Ecclestone tentando impor suas infelizes medalhas porque imagina que ninguém gostaria de se arriscar por dois pontos. Mas quando os pilotos se arriscam e algo sai errado, a FIA pune.
Puxar o tapete dos competidores deve ser uma maneira eficiente de mostrar serviço. Mesmo assim, fica a dica para a trupe do Whiting: no momento em que a corrida terminar, guarde a caneta e vá para casa. Vai ser melhor assim.
Edit:
Se a FOM dorme na transmissão, os torcedores munidos de suas câmeras nos fornecem as provas.
Coincidentemente, as duas Toyotas saíram da pista no mesmo ponto. Mas o que vale é o instante em que a Lewis deixa Jarno para trás. As imagens não mostraram, mas Hamilton devolveria a posição logo depois.
Agradeço ao Gabriel pela dica do vídeo.
8 comentários:
Ridícula a punição ao Vettel, ridícula a punição ao Trulli... a punição às Toyotas no grid de largada parece cabível diante das asas flexíveis. Mas de resto, a FIA errou a mão em praticamente todas as outras punições.
Isso tira o brilho e a credibilidade de um esporte de audiência massiva em todo o planeta, como a Fórmula-1. Por que a gente passa a ter a certeza, após o final do qualifying ou da prova, de que os resultados serão alterados horas depois.
Revoltante. Seria menos vergonhoso se a FIA punisse o Vettel por ter tentado terminar a prova com sua Red Bull naquelas condições do que puní-lo por culpa no incidente com Kubica.
http://brf1.blogspot.com
a FIA da m.... sabe ser incoerente. Tb achei ridículas essas punições. Mas vamos entender né, qq tribunal é assim, se jah foi decretado já era, a não ser que haja comoção mundial...
não tinha parado a pensar desde esse ponto de vista. o accidente de Kubica e vettel é a prova viva de que alguém pode sim sacrificar todos os pontos para chegar ao podio
mesmo assim, acho que o asunto das medalhas não é por causa de falta de sobrepasos. é a mania idiota de ter um, e só um, ganhador na F1
Nem tem muito o que comentar, só lamentar que ao invés de ajudar o espetaculo eles estão cada vez mais engessando as corridas.
Punições mais sem sentido.
"só faltam as imagens"
Fala Felipe... não faltam mais... tá ai o video do Trulli saido da pista na penultima curva... e como o Vettel passa logo depois eu acho q o Safety Car já estava na pista.
http://www.youtube.com/watch?v=4RGuS2PxZEE
abs!!!
Subscrevo integralmente o comentário deixado por Hugo Becker, acima.
A Fia e suas canetadas! infelizmente, esse é o lado sujo da F1...A arbitrariedade.
Grande Hamilton, sempre nas mutretas... vaia cabar conquistando sete títulos, hein... rsrs
Postar um comentário