sábado, 14 de março de 2009

O duelo do ano

Das equipes candidatas ao título, praticamente todas possuem apenas um piloto que claramente se destaca na busca pelo campeonato. Hamilton, Kubica e Alonso inspiram mais confiança do que Kovalainen, Heidfeld e Piquet, respectivamente.
Quem acredita no milagre da Brawn pode parear Barrichello e Button na briga rumo ao título. Mas se a idéia for nivelar por cima, somente encontraremos um confronto grandioso dentro da equipe Ferrari.
Massa e Raikkonen formarão a dupla mais competitiva da temporada. Após dois anos dividindo as atenções da escuderia mais tradicional da Fórmula 1, o brasileiro somou 9 vitórias contra 8 do finlandês, mas foi o Matias quem chegou ao título mundial. Felipe fez mais poles, Kimi cravou mais voltas rápidas em corrida.
Massa se fortaleceu e está conceituado como nunca. Raikkonen parou de beber, se engajou na dieta do KERS. Aquele corre atrás da merecida conquista que lhe escapou por uma curva, este quer reafirmar o brilhantismo e a capacidade que naturalmente possui.
Os teóricos se baseiam no regulamento para apontar vantagem ao estilo de Kimi, já que o ganho aerodinâmico e mecânico na parte frontal do bólido foi muito significativo em comparação às mudanças da parte traseira, num remanejamento de grip que tende a favorecer o campeão de 2007. Mas, no quesito adaptabilidade, Felipe se distingue.
A verdade é que todo esse blá-blá-blá técnico de pré-temporada tradiconalmente se revela descartável quando as competições têm início.
Ainda não temos certeza quais equipes e quais pilotos estarão no páreo direto pelo troféu da temporada. Já no assunto de briga interna, a expectativa é enorme sobre um clima quente na Ferrari. "Quente" apenas em termos esportivos, porque felizmente são dois pilotos que disputam de forma limpa nas pistas, nada que se compare à politicagem existente na era Schumacher ou aos conflitos envolvendo Alonso e Hamilton na McLaren.
Ficará ainda mais difícil para os dirigentes de Maranello definirem seu primeiro piloto. Se definirem. Porque ambos têm chances plenas de chegar à última prova do calendário com possibilidades reais de título. E a Ferrari nem se lembra como é isso.

9 comentários:

Aderson disse...

Realmente deve ser uma briga Ferrarista muito forte. Massa não quer ser derrotado de novo e Kimi, ao que tudo indica, quer se retirar da F1 como Bi-Campeão.
Posso estar enganado mas a julgar o rendimento do Renault R29 e das ameaças de uma possivel retirada da equipe francesa da F1, tudo leva a crer que o endereço de Alonso em 2010 seja a Ferrari.
E assim sendo, Massa ou Kimi dará adeus a Ferrari. Imagino que a possibilidade maior de saida seja do finlandes.

Unknown disse...

O duelo na ferrari promete em 2009!
Kimi foi campeão em 2007, mas fez o movimento inverso em 2008, começou bem mas derrapou na 2ª metade da temporada. Felipe quase chegou ao título e provou q poderia ter sido campeão.
Pra 2009 aposto em kimi Raikkonen, acho q ele é melhor q o Massa, e se a ferrari não cometer a mesma quantidade de erros do ano passado, Kimi vai ser Bi em 2009, talvez até aqui no Brasil! Assim espero!

Unknown disse...

eu nao votaria em nada no momento. ta tudo indefinido devido as mudancas do regulamento. se brincar ate pode sair uma vitoria da force india ou da brawn. So iremos saber na bandeirada da prova da Australia. que venha os proximos capitulos.

Marcos Antonio disse...

é dificil mesmo e a Ferrari ´euma equipe que não deixa os pilotos se pegarem pra disputar o título. Tá tentando dar uma de moderninha, mas depois d ametade do campeonato quem tiver na frente vai ter prioridade. 2007 foi o Raikkonen;2008 Massa; Quem será agora? Eu não aposto...

Fábio Andrade disse...

O certo é que os dois continuaram a travar uma Guerra Fria corrida após corrida. A guerra não poderá, jamais, ser "quente" porque esse tipo de disputa nunca coube à dupla de Maranello. É um time muitíssimo conservador nesse quesito.

Alexandre Ribeiro disse...

Caro Maciel:

Tomara que Räikkönen encontre a maravilhosa pilotagem que o consagrou como melhor do ano de 2005 - apesar do campeonato perdido por causa da fragilidade de seu equipamento - e possa nos brindar com shows como aquela antológica ultrapassagem sobre Fisichella por fora da curva 1 de Suzuka.

Ovi disse...

Gran articulo. Muy bien pensado.
Un saludo.

Felipe Playmobil disse...

- O que tem a ver downforce, asa dianteira com favorecimento do Kimi ?

Felipe Maciel disse...

Acredita-se que a frente mais grudada favorece o estilo de pilotagem do Kimi.

Abs