domingo, 22 de março de 2009

A uma semana de Melbourne

A guerra dos difusores vai agitar os bastidores do GP da Austrália.
Toyota, Williams e Brawn fizeram uma interpretação alternativa das regras, formulando um desenho polêmico e eficiente. Os protestos devem ser emitidos no primeiro fim de semana de corrida do ano, e o presidente Max Mosley ainda não sabe quem é dono da razão: "Eu acho que os difusores foram muito bem projetados, mas você tem um bom caso tanto se defender sua legalidade quanto sua ilegalidade. Será difícil de julgar".
Ele revela o tamanho da confusão que está por vir: "Uma possibilidade é que todos concordem que é ilegal, mas que só seja banido em Barcelona. E isso também vai provocar questionamentos dos dois lados. Por isso, a questão deve cair no colo dos comissários, que vão decidir. Aí quem perder vai apelar, levando o caso para o Tribunal de Apelações, finalmente".
"Estou com a minha mente aberta quanto a isso, e vejo a questão pendendo para os dois lados. Realmente vejo isso. Mas alguém precisa definir algo, e felizmente este não é meu trabalho", disse aliviado, sabendo que o abacaxi é todo dos comissários.
Se a situação fora das pistas será feia, talvez dentro não seja tão diferente.
Ferrari e Renault levarão o KERS para a etapa de abertura. BMW e McLaren devem seguir o mesmo caminho. Toyota e Williams deixarão para mais tarde. A Brawn, pelo visto, disputará a temporada sem ele.
A grande questão é: como metade do grid larga com o KERS e a outra metade larga sem? A energia recuperada na volta de aquecimento pode servir como booster antes da primeira curva. A diferença de potência no bolo de carros aumenta as chances de um belo desastre.
Sem contar que, pela primeira vez, esses pilotos guiarão com uma asa dianteira larga o suficiente para se enroscar com qualquer um no meio do caminho.
Se a curva 1 de Melbourne já costumava fazer vítimas em condições normais, é bom o grid pensar em redobrar o cuidado para o início da temporada 2009.
Contagem regressiva: 7 dias.

9 comentários:

Unknown disse...

coincido:faltou senso comun na hora de planejar o aerofolio dianteiro.

muito linda a foto do accidente de Ralf. não tinha visto esse ángulo

Aderson disse...

Será que algum piloto estabanado vai repetir a mesma façanha do Ralf ao usar o KERS na largada?
Esse piloto seria o Hamilton, a julgar o que ele fez na largada do GP do Japão de 2008?
Tô doido pra ver a largada dessa corrida.

Prof. Dr. Ricardo F. Pereira disse...

Pegando o ganhcho sobre a energia recuperada na volta de apresentação, e se alguma equipe que já utilizará o KERS já largar com o sistema carregado? 50, 60 cavalos a mais para uma arrancada deve fazer uma diferença muito grande.

Alexandre Ribeiro disse...

Caro Médici:

Morro de raiva de intervençoes estúpidas como a de SPA no ano passado, e como vc mesmo disse, nada indica que elas cessarão...

Marcos Antonio disse...

Vc me fez lembrar logo dessa porra do Ralf? Eu xinguei muito nesse dia. E eu aposto em safety Car logo no início da corrida...

Ron Groo disse...

estou no bolão junto com o Marcos.
agora começo a ficar ansioso.

Leandrus disse...

Já não basta todas as confusões que aguentamos durante a pré-temporada e ainda temos que nos preocupar com essa dos difusores? Bom, pelo menos eu não me preocupo com os possíveis problemas na corrida, contanto que nada de mais grave aconteça...

Anônimo disse...

pessoal, pintou uma dúvida agora,q pode até ser besta mas... como falaram se metade do grid vai com o Kers e outra não, estes carros que não usarão, não terão akele peso extra não é? E disso eles levariam vantagem não? Nossa, isso tah confuso demais.

Anônimo disse...

Não acho que qq tumulto na curva 1 será em função do Kers.
Será em função do "pé esquerdo" e tão somente...