terça-feira, 3 de março de 2009

Duelo de bicampeões

Durante a era Schumacher, somente dois pilotos foram grandes o bastante para conquistar o bicampeonato, muito embora apenas um título de cada tenha sido obtido sobre o alemão.
Em 99, Michael foi obrigado a ficar de molho após o grave acidente em Silverstone. Em 2005, sofreu a bordo de uma Ferrari deficiente, como há muito não se via.
Mas as temporadas de 1998 e 2006 foram marcadas por confrontos de altíssimo nível, e a vitória caiu nas graças dos maiores rivais: Mika Hakkinen e Fernando Alonso.
Afinal, num duelo entre o finlandês e o espanhol, em quem você apostaria suas fichas? Eis aí um bom pretexto para retomar a série de enquetes aqui no blog.
Ambos começaram a respectiva temporada marcando os primeiros dez pontos que levariam ao Mundial. E são dois pilotos que contaram com a chamada sorte de campeão na reta final da temporada.
Suzuka, 1998. Schumacher largaria na pole, até erguer os braços e alertar a direção de prova do problema-surpresa. Nova volta de aquecimento, e lá está o ferrarista na última fila. O alemão saiu costurando o grid como pôde, mas os pneus não aguentaram. Mika venceu o GP e levou o troféu de campeão.
Suzuka, 2006. O heptacampeão tinha a vitória em sua mãos e estava pronto para recuperar a liderança do campeonato, ao que o impossível acontece: o motor Ferrari abre o bico a algumas voltas do final. Na corrida seguinte, em Interlagos, problemas de câmbio no qualifying posicionam Michael no meio do grid de largada. Numa das inúmeras ultrapassagens que realizou, rasgou o pneu, retornou aos boxes, voltou para a pista, fez mais ultrapassagens e se retirou da F-1 com Alonso campeão.
Um paralelo desse porte é difícil de traçar, mas pessoalmente tenho mais confiança no finlandês.
A época lhe favorece. Naquele tempo, quando a F-1 levava um jeito mais clássico de se competir, Schumacher e Hakkinen duelavam na pista como verdadeiros titãs. Os duelos foram mais pegados, mais intensos, mais selvagens. Quantos toques, quantas ultrapassagens aconteceram entre eles? Ao mesmo tempo que a categoria via as quebras como algo corriqueiro, era mais exigente em termos de dirigibilidade, induzindo pilotos a cometerem erros.
No período de Alonso, a estabilidade implantada na F-1 nos permite dividir a temporada de 2006 em duas partes. A primeira metade foi da Renault e a segunda da Ferrari. Foi um duelo à distância na maior parte do tempo, envolvendo sóbrios cálculos estratégicos voltados para a matemática da tabela classificatória. Michael arriscava mais e Fernando se defendia através da regularidade.
Hakkinen pegou Schumacher na pista pra valer, justamente quando o piloto da Ferrari, em sua plena forma, buscava tirar a equipe do jejum de títulos. Alonso só veio a enfrentrar o multicampeão após longos 15 anos de Fórmula 1, hora da aposentadoria.
De forma alguma isso diminui a importância da conquista, é apenas um critério para diferenciar os feitos que esses dois grandes pilotos realizaram em sua carreiras. Ambos provaram seu talento diante de um dos maiores mestres do cockpit.
Mas as minhas fichas ficariam o gentleman Mika Hakkinen.

7 comentários:

Anônimo disse...

Fui o primeiro a votar! Votei no Hakkinen, concordo com tudo que você falou. E sou McLaren, aí já viu....

Marcos Antonio disse...

Tb voto no Hakkinen, e ele poderia até ter engrossado o caldo pro Schumacher em 2001,mas ele caiu muito de rendinento...

Anônimo disse...

Mika, sem dúvidas!

Ovi disse...

Gran artículo sobre duelos de bicampeones, yo me que do sin lugar a dudas con Alonso vs Shumacher, para mi el mejor duelo.
Un saludo.

Ron Groo disse...

As minhas também, e pelos mesmos motivos.
Hakkinen pegou um alemão no auge da força, tanto que até ce acidentou e ficou fora de mais de metade da temporada.
Sem desmerecer Alonso, mas quando o asturiano chegou para brigar Schumy já estava em vias de se aposentar. E ainda assim deu trabalho.
Belo post Felipe!

Francis Junior disse...

Interessantissima comparação!
Sem duvida sua analise foi perfeita e concordo planamente que o feito do finlandês foi infinitamente maior!!!

speed.king.thrasher disse...

pra mim é alonso... Mika só foi campeão em 98 pois tinha um carrão no inicio do ano o q dificultou muito a tarefa do schumacher. Fora ainda a ajuda (pra ñ chamar de jogo sujo) do Coulthard no gp da belgica.

Em 99 Hakkinen foi campeão só por causa do acidente do Schumacher... caso ñ houvesse a batida acredito que Michael levava facil o ´titulo de 99.

Sem desmerecer Mika, mas no duelo com Schumacher Alonso me deu a impressão de ser mais piloto...

abs!