sexta-feira, 20 de março de 2009

FIA volta atrás

Alívio. Esta é a sensação de todos os amantes da Fórmula 1 ao saberem que o cúmulo da imbecilidade anunciado há poucos dias será revogado.
A entidade comentou que Bernie Ecclestone acreditava possuir o apoio unânime das equipes, o que teria permitido a alteração de última hora. Me engana que eu gosto...
O fato é que a atuação da Fota reduziu o poderio da FIA, reduzindo a liberdade de Mosley para aprovar a primeira patacoada que vier à sua mente.
A associação de escuderias reprovou a postura da federação, que simplesmente ignorou a opinião popular manifestada na pesquisa de mercado, que a levou a desenvolver o rejeitado 12-9-7.
A Fota vetou a supervalorização da vitória através das seguintes palavras: "A emenda no regulamento desportivo proposta pelo Conselho Mundial não foi feita de acordo com o procedimento requerido pelo Apêndice 5 do regulamento e, de acordo com o artigo 199 do Código Desportivo Internacional da FIA, é muito tarde para a entidade impor uma mudança para a temporada de 2009 que não tenha obtido um acordo unânime de todos os competidores inscritos na temporada deste ano da F-1".
No mesmo comunicado, os times se oferecem para desenvolver um novo sistema de pontuação em conjunto com a FIA para 2010, mas a nota da federação diz que o polêmico sistema proposto será apenas adiado para a próxima temporada.
Ou seja, ainda não nos livramos totalmente do risco. O regulamento win or wall pode ser efetivado dentro de um ano, só que até lá a Fota continuará pressionando. Isso ela sabe fazer muito bem, convenhamos.
Não podemos nos esquecer que a F-1 corre sem um Pacto de Concórdia. Além disso, 2009 é ano de eleição na FIA. A entidade não aprovará tão fácilmente sua idéia maluca.
A briga entre FIA e Fota esquentou de vez. Mas, para nós, o momento é de alívio.

4 comentários:

Anônimo disse...

Tive uma semana de cão e essa notícia me fez ganhar o dia. Incrível o alívio. E pela força que a FOTA tá mostrando eu duvido que essa m*rda de ideia da FIA vingue um dia.

To muito, muito melhor agora...

Ron Groo disse...

Uma batalha foi ganha, é necessário vencer a guerra, Derrubar Max e Bernie de uma vez por todas.
Amanhã to contando a historia real desta volta atrás.

Marcos Antonio disse...

Mesno mal que isso foi adiado. Até 2010 teremo smuita briga pra que isso não sej aimplementado, agora posso me empolgar com essa temporada de novo!

GO WILLIAMS GO!!

Loucos por F-1 disse...

Foi um alívio sem fim, ainda bem que voltaram atrás nesta decisão ridícula. O ruim é que este regulamento pode ser implantado em 2010.

Felipe, o Loucos por F-1 completa 1 ano hoje. Passe por lá depois!

Abraços!

Leandro Montianele