quarta-feira, 18 de março de 2009

Senna e a Mercedes

Primeiro Bruno Senna testou um protótipo da Le Mans. Já agora atendeu ao pedido do diretor Norbert Haug, guiando o AMG Mercedes-Benz C Class 2008 em Hockenheim. A DTM, sem dúvida, mostraria um rumo melhor diante de seu objetivo.
Não que o turismo alemão seja uma categoria de base para a Fórmula 1, na realidade nunca foi. Mas a proximidade com a Mercedes, fornecedora de motores de três escuderias na F-1, é uma boa porta de entrada.
Todo o crescimento que a GP2 lhe proporcionou já parece suficiente. A escassez de vagas impediu sua subida neste ano, mas não devemos encarar isso como uma queda e sim como um passo ao lado. Se Bruno disputar o Mundial 2009 pela DTM, estará apenas escolhendo um bom caminho alternativo.
O difícil será fazer bonito numa competição de elevado gabarito e tão distante do mundo dos monopostos. Ele está ciente do desafio: "Não posso subestimar o nível de competitividade do DTM. É uma categoria de alto nível e com corridas bastante disputadas. Ainda há muito a ser discutido, mas é claro que uma série tão forte e veloz como esta pode ser uma ótima opção e me ajudar no caminho da F-1".
Hoje ocorreu o primeiro contato de Senna com o carro, enquanto isso Haug apenas observa: "Podemos dizer que Bruno respirou pela primeira vez o ar do DTM. Vamos esperar pelo segundo dia e ver como as coisas evoluem".
Caso a parceria se confirme, não vejo motivos para duvidar da participação do piloto no grid de 2010 da Fórmula 1. O interesse da Mercedes pode ser colocá-lo na Force India ou na Brawn, equipes que atualmente contam com pilotos semi-aposentados. Também não devemos descartar a possibilidade de o Bruno ingressar logo pelo time de Woking, a exemplo de Lewis Hamilton.
Heikki Kovalainen, até então, não mostrou a que veio. E talvez seja um belo golpe de marketing da McLaren formar uma dupla de pilotos que ostenta capacetes semelhantes ao do Ayrton.
Seja lá o que se passa pela cabeça da Mercedes, a questão é que, por enquanto, acreditam no potencial do brasileiro e devem possuir planos a médio prazo para ele, do contrário não haveria motivos para abraçá-lo de tal forma.
Se a montadora gostar da avaliação, não fará tanta cerimônia para imprimir o contrato. Essa parece ser a melhor oportunidade de Bruno Senna no momento. Ao aceitar a possível proposta de emprego, terá de esperar o dia 19 de maio para o início das competições, no circuito de Hockenheim.

7 comentários:

Ron Groo disse...

Já havia pensado nisto.
Um ano na DTM alemã pode servir para afinar Bruno com a chefia da empresa e porque não dar-lhe um lugar na F1.. No minimo um assento na Fi, e no máximo ser segundo piloto de Hamilton.
O que pode não ser mal negocio a longo prazo.

Unknown disse...

e ele tá na montadora certa. a Damlier tem três times agora na categoria. quem sabe e bruno tem um lugarzinho como parte de alguma negociação em 2010.

Bruno disse...

O ruim da história é que o Bruno Senna já começou tarde na carreira e seria bom ganhar mais experiencia em monolugares.

Mas se tornar um piloto com apoio da Mercedes não é um mau negócio. Afinal, o Kovalainen está esquentando um lugar para 2010.

Abraços.

Anônimo disse...

com ctz eh a melhor escolha pro Senna, eh a unica chance dele entrar na F1, ficando junto com a Mercedes e nao seria nada mal uma dupla Hamilton-Senna.

Marcos Antonio disse...

Com a espera pela Brawn o fez perder muitos lugares disponiveis na GP2, esse é o melhor caminho. E Estrear pela Force India ou pela Brawn em 2010 pode se tornar uma realidade muito proxima.

Anônimo disse...

É o melhor caminho sem duvidas, mas o seu post é um tanto otimista. DTM é um passo para tras para Bruno, a melhor das opções possiveis, mas deixa ele mais longe da F1 do que estava no fim da temporada passada. E acho que se esta colocando esperanças demais no acerto com a Mercedes. Eles tem pésimo histórico com jovens pilotos (e a DTM é para onde eles mandam seus jovens talentos e não F1) e não é nenhuma garantia de que existira vaga aberta nas equipes que usam motor Mercedes, se o carro da Brawn for mesmo capaz de brigar por vitorias e podiums seus dois semi-aposentados tem tudo para se segurarem por mais um ano por lá, e se o Fisichella dificilmente está no grid em 2010, o Liuzzi já tem contrato para substitui-lo e a vaga do Kova deve ser do Rosberg. O melhor cenário para o Bruno é que um festival de pilotos que precisam mostrar serviço (a dupla da Toro Rosso, Sutil, Nelsinho, etc) tenha temporada ruim, porque do contrario o numero de vagas abertas vai ser tão baixa quanto a deste ano e o campeão da GP2 vai ser encaixado ano que vem nem que o Bernie (que tem interesses financeiros na categoria que depende da imagem de fornecedora de talentos para F1) tenha que cobrar favores nas equipes pequenas. Acho que a melhor chance do Bruno ano que vem seria na vaga do Rosberg na Williams.

Anônimo disse...

E O Paul Di Resta? Acho que se o Bruno não fizer frente a ele, ele vai termoinar a carreria na DTM. Tomara que não.