sexta-feira, 10 de agosto de 2007

Corrida espetacular!

Eu repito com muito gosto: Espetacular!
Raramente assisto à Nascar, mas hoje estava fazendo bom proveito do Speed Chanel, que ganhou espaço na Sky por esses dias aí. A etapa de Montreal da Busch Series foi marcada por um duelo sensacional entre Robby Gordon (carro 55, com capô azul) e Marcus Ambrose (carro 59, com capô azul e amarelo).
Tudo aconteceu no finzinho da prova, numa relargada. Ambrose liderava e Gordon era o segundo. Ambos passaram sem problemas da segunda curva, onde ocorreu uma batida envolvendo o 3º, 4º e 5º colocados, que acabou propagando a confusão toda para o restante do grid, proporcionando uma colisão atrás da outra. A bandeira amarela pintou de imediato, mas - acredite - até aí tudo bem.
O verdadeiro desastre começou na curva 3, a primeira perna da chicane. Robby Gordon colocou por dentro e passou Marcus Ambrose. Este, porém, tocou na traseira daquele assim que saiu da variante. Gordon rodou e ficou atravessado, enquanto os demais carros foram passando. Aí a cabeça ferveu.
O carro-madrinha voltou para a pista e as posições deveriam ser mantidas. Deveriam. Robby Gordon não quis nem saber, saiu passando todo mundo até alinhar atrás do primeiro colocado, Marcus Ambrose. Robby logo provocou o adversário tocando de leve na sua traseira. Depois, começou a andar ao seu lado curva a curva, reta a reta. Ele definitivamentre queria discussão.
O carro de segurança não voltou aos boxes até que a direção decidisse qual posição Gordon deveria ocupar no grid. Seria 1º? Seria 2º? Seria último? Voltaria no meio do pelotão? Enfim, depois de tantas voltas, a decisão foi tomada: Décimo segundo.
Portanto, bastava cruzar a linha em qualquer posição diferente de 12º que seria desclassificado. O safety car entrou no pit lane e todos ficaram na expectativa de ver Robby tirando Marcus da corrida à força, uma vez que ele continuava em segundo.
Faltando duas voltas para o fim, foi dada a relargada. Ambos passaram limpo pela primeira curva, mas... tcha-tchan-tchan-tchan... na saída da curva 2, Gordon atinge em cheio a traseira de Marcus Ambrose, que roda e fica atravessado enquanto todos os concorrentes iam passando. No melhor estilo "aqui se faz, aqui se paga", ele indiscutilvelmente revidou na mesma moeda.
Mas as surpresas não pararam por aí, não. A corrida que reuniu drama e humor na dose perfeita foi vencida justamente pelo último colocado no grid de largada.
O piloto vingativo foi devidamente desclassificado da prova. Mesmo assim, ele completou as voltas restantes e cruzou a linha de chegada na frente de todos, protestando contra a punição.
Após a corrida, o verdadeiro vencedor apareceu na reta dos boxes para comemorar com a torcida. E acreditem: Gordon fez o mesmo! Tivemos dois pilotos celebrando a mesma conquista.
É evidente que a punição para ele não está completa, com certeza pagará muito caro por tudo o que aconteceu. O anúnicio deve sair na próxima terça-feira.
Agora o melhor de tudo: o comportamento dos pilotos depois da prova foi admirável. Robby Gordon parecia tranquilo e ainda disse na maior cara-de-pau que não entendia por que havia tomado bandeira preta. Marcus Ambrose, por sua vez, manteve o sorrisão de sempre, nem reclamou, afirmou apenas estar chateado mas não irritado. Ou seja, eles resolveram tudo entre eles na pista, não se acusaram e não brigaram fora dos cockpits.
Isso deveria servir de lição para certas espanholas exaltadas que choram muito na Fórmula 1, por menor que seja o motivo. Já disse uma vez aqui e ratifico: automobilismo é pra macho! Nada contra as mulheres, pelo contrário, a Danica Patrick dentro de um carro é muito mais macho que o Alonso.

Quem tiver o interesse de acompanhar os vídeos da transmissão da corrida, deixou aqui os links.

Parte I (8min) / Parte II (5min)

Depois não diga que eu não recomendei... Clica lá, anda.

7 comentários:

Unknown disse...

O melhor foi a narração da prova em português, eles dando gargalhadas das loucuras do Robby Gordon.

Anônimo disse...

Brilhante!!! Comparar F-1 com NASCAR. Só falta dizer que o naipe dos pilotos é o mesmo também. Faz favor! Toques são normais em chassis stock, o mesmo não se pode dizer em um monoposto. Suponhamos que essa corrida da NASCAR fosse tutelada pela FIA. Adivinha qual seria a punição do Gordon? Na NASCAR deve tomar um multa, 1 corrida de OBSERVAÇÃO e olhe lá.

Aliás, em que posição o Massa está no campeonato mesmo? Ah tá! E ainda critica o Barrichello. Que troquem os 2 de lugares e veremos quem é melhor...

Blog F1 Grand Prix disse...

Cara, eu queria muito ter visto essa corrida.

No domingo, na transmissão da chatíssima prova da Nascar em Pocono, os dois narradores - aliás, duas figuras, falavam de tudo menos da prova hehehe - comentaram várias vezes a confusão que o Robby Gordon arrumou.

Na minha visão, o Ambrose errou na sua primeira manobra. Mas nada, nada justificava a reação do Robby. Que absurdo!

Ainda bem que, ao menos, souberam se comportar depois fora da pista. Se fossem outros pilotos menos cabeça-fria, podia ter rolado uma pancadaria daquelas...

Grande abraço!

Anônimo disse...

Infelizmente não tenho o canal que passa esta prova. Deve ter sido bem interessante. Valeu pela narração!

Anônimo disse...

Sensacional! Acho a Nascar e a IRL as categorias mais emocionantes de se ver. Ainda bem que a F1 melhorou bastante esse ano. Pena q ainda existam circuito como o da Hungria que não se faz ultrapassagem.
Abraço!

Felipe Maciel disse...

Anônimo,

em primeiro lugar, Massa e Rubinho não têm nada a ver com o caso. Aqui estamos falando de comportamento dos pilotos, as posições no campeonato são irrelevantes, e pouco importa o que você acha que aconteceria se trocássemos dois competitores de equipe. A questão definitivamente não essa.

E depois, Senna já ganhou campeonato em cima de Prost jogando o carro para cima dele. Era monoposto, não era? Por acaso foi de má fé, mas é claro que nem sempre é assim. O fato é que na F1 tem batida entre pilotos em quase toda corrida, pode não ser na mesma frequência da Nascar, mas é lógico que tem, você sabe disso.
Estamos falando de automobilismo. Toques de corrida existem, seja em stock ou em monopostos. A crítica ao Alonso é pelo fato de ele ser chorão com qualquer coisinha, por mais à toa que seja. Lembre-se que até o Ron Dennis se recusou a defender seu piloto nos incidentes que você deve ter lembrado (Espanha e Europa).

E, por fim, a punição para Gordon não será necessariamente suave. Já especulou-se coisa braba, mas vamos esperar pra ver.

Abs

Confraria 96 disse...


sensacional.
e reclamam da nossa stock tubular!!!