Depois de algum tempo, o Galvão finalmente está de volta a este espaço. No treino ele até que pegou leve, serviu mais como aquecimento para a corrida. Confesso desde já que não captei o momento em que ele teria anunciado equivocadamente o fim do circuito de Ímola, a pista que sofreu alterações na área de boxes, mas que continua existindo, independente do que disse o narrador. Mas vamos lá.
No começo da transmissão, após o locutor mostrar todos os seus conhecimentos de geografia, provavelmente foi avisado pelo diretor para que corrigisse a informação que ele havia passado. E assim o fez: "Deixa eu fazer uma correção, porque a capital da Turquia é Ancara...". Nem precisa dizer qual cidade ele tinha citado como capital, certo?
A câmera mostra um membro da Ferrari com curativo no nariz, e lá vem os berros exaltados: "Que será que houve com o nariz dele?!?". E lá foi Galvão fofocar com o Carlos Gil para obter as informações imprescindíveis sobre o incidente.
"Há controvérsias", alegou o locutor, com dificuldades de fazer a contagem de pernas da curva 8.
Durante a discussão, o Kovalainen na pista havia acabado de contornar essa curva, já se dirigindo à 9, e o Reginaldo, atrasado, argumentava na expectativa de vê-lo contornar a 8: "Ele vai entrar já já", afirmou o comentarista. Galvão, ao invés de esclarecer o equívoco, piorou ainda mais: "Não, ele não entrou ainda!".
"Bem amigos da Rede Globo, agora é pra valer! Quer dizer, não tão já". Vocês já repararam que todo início de super pole ele diz a mesma coisa?! Pois é...
"Temos 4 corridas em 3 semanas! Agora dia 26, dia 9 e dia 16". Eehhh... não seriam 3 corridas em 4 semanas?...
Na primeira volta rápida valendo a pole posistion, Raikkonen sai da pista na curva 1, mas tenta se recuperar e fecha uma volta não tão ruim em termos de tempo. E o Galvão se atrapalha na hora de decidir: "Mas, também... aquele erro não foi pra perder tanto assim... Não. Foi sim, foi sim...".
Pra finalizar a classificação, Massa conquista a pole e o Titônio grita pra câmera dizendo que "ele é foda!", sem saber que o áudio estava captando. Assustado, Galvão reage: "Caaaaalma Titônio... Caaaalma Titônio! Caaaaalma Titônio!".
No dia da corrida, o locutor resolveu se render e entregou os pontos: "É a pista da famosa curva 8, que tem 4 pernas, duas delas são bem juntinhas assim, mas Felipe Massa conversou com a gente e disse que são 4".
Na primeira volta, o Rubinho havia ganhado algumas posições, e suspeitava-se que tivesse sido durante a largada. Galvão já se arriscava a dizer que havia sido na primeira curva, graças à rodada do Trulli. O replay por uma câmera colocada naquele local, mostrou o que o correu. Todo mundo vinha passando e o narrador gritava "olha por onde foi o Barrichello! Olha por onde foi o Barrichello!", mas até aí nada de o carro do Rubinho passar. Mas logo depois aparecem as duas Hondas, uma por dentro e outra lá fora, e o Galvão, sem saber quem era quem, parte pro chute: "Olha o Rubinho passando por fora!". Advinha só... O brasileiro passara por dentro. O que foi por fora era o Button, que, por sua vez, não ultrapassou ninguém naquela manobra.
Num momento da trasmissão aparece o quadrinho das posições no campeonato, com os nomes de Hamilton, Alonso e Raikkonen, os três primeiros colocados, sendo que o Massa estaria passando o companheiro na classificação naquele momento. Reginaldo faz o observação e o locutor completa: "Todo mundo comete seus erros". Sabias palavras. Que bonito ver o Galvão dizer isso...
"O Raikkonen tinha colocado 1 décimo no Massa na volta anterior, agora o Massa respondeu colocando 2 décimos no Raikkonen. A diferença que era de 0.9s sobre pra 1.1s". Só que o gráfico mostrou uma vantagem de 1.043s, nem com computador o cidadão acerta... Na verdade a diferença era de 0.8s e subiu para 1.0s. Foi isso.
Após a volta do primeiro pit stop, o finlandês da Renault volta à frente do Massa. "Não teve sorte ali, o Felipe. Voltou atrás do Kovalainen. O problema é que a Ferrari tinha que colocar 3 décimos a menos de combustível para voltar à frente do Kovalainen". Ah, claro, eles iriam advinhar esses décimos... Além de tirar a vantagem do Felipe de parar depois do Raikkonen. Não complica, Galvão...
Eis que pinta a câmera onboard e assim seguem as trapalhadas: "Aí você vai de carona com o Davidson". Ehhh, Galvão, é uma Toyota... "Perdão! Com o Trulli..." Quase, amigo, é o Ralf! "Deixa eu ver o capacete aqui..." Algum tempo depois: "É o Ralf!". Aeeeeeeeee! Dá-lhe Galvão!
"O Alonso deu uma escapada na curva 8", afirmou, baseado na informação do computador. "Eu não duvido nada que Heidfeld passe o Alonso". E nada de a câmera pegar o espanhol. "Tô doido pra essa terminar pra eu ver a posição do Alonso". Massa cruza a linha. Algum tempo depois: "A diferença pro Massa era de 14s. E os 14 já foram!... Passou agora, o Alonso, 14.1s", disse em tom de decepção.
Última volta e o narrador global estava empolgadaço com a vitória do Massa. "Aí, Felipe! Vem pra contornar a curva 8, a curva de quatro pernas!". Já era a curva 9. Mas ele cometeu o mesmo errou da classificação! Eita...
E assim a ilustre figura encerrou mais um fim de semana repleto de preciosas pérolas para nos divertir. Deve voltar em duas semanas, em Monza, onde vai ficar repetindo que a Ferrari tem vantagem na Parabólica e na di Lesmo 2, o que é bom pra Felipe Massa, do Brasil!
7 comentários:
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PS: CARA, SIMPLESMENTE FANTÁSTICO ESTE SEU POST. O GALVÃO É UMA LÁSTIMA TANTO NO AUTO QUANTO NO FUTEBOL. VOU ME RENDER E ESCREVER SOBRE ISSO NESTA SEMANA TB!
Ah, vc esqueceu de citar o Reizinho da Turquia, rs...
E ainda bem que não assisto Globo Esporte. Sultão já seria demais da conta...
Puxa, a FIA anda chata com o YouTube, não?
Bjs
Hahahahahahahahahahaha... sempre muito bom teu post das Galvanadas, Felipe...
Aliás, escaparam duas coisas, que eu pesquei na transmissão do domingo... uma foi logo nas primeiras voltas, quando eles falavam acho que sobre estratégias de parada e o Galvão, para passar uma informação, soltou um "nossa central extra-oficial de espionagem"... tava tomando café e quase engasguei para dar risada...
E teve aquela hora que ele ficou reclamando do Kovalainen porque ele estava na frente do Felipe, atrapalhando o Felipe... caraca, o cara era o líder, ia abrir só porque era o Massa? Putz, mais Galvão impossível...
Mas essa de Ímola que não existe mais, nem corrida tem mais lá, foi soda mesmo, hahahahaha...
Cada pais tem o locutor que merece. A Inglaterra tem / tinha o Murray Walker, o Brasil tem Galvão Bueno !
Felipe,
como toda segunda depois da corrida, fico ansioso pela leitura dessa coluna. E como sempre, você caprichou nas observações.
Voltarei aqui para observar a sua resposta ao detalhe - que também pretendia citar - sobre a "central extra-oficial de espionagem" que o Rogério Magalhães destacou. Achei essa o máximo, também!!!
Forte abraço.
Central extra-oficial de espionagem foi ótima, realmente, pena que eu deixei passar.
Parece que a Globo vai seguindo o caminho da McLaren, inclusive tornando pública a sua ação espiã. Esse Galvão...
Outra que fiquei devendo foi a que a Babi mensionou (reizinho da Turquia), que me fez lembrar de algo parecido, também proferido pelo narrador global em momento de extrema empolgação. Esqueci de colocar essa no post, mas falo agora:
Galvão: "Reginaldo, essa foi a melhor corrida do Massa na carreira!"
Reginaldo: "Foi uma das melhores".
Uma salva de palmas para o comentarista, que evidentemente discordou do locutor exaltado, mas com tamanha maestria, a ponto de parecer ter concordado. Ele não podia simplesmente responder um "não" seco pro Galvão, claro que não. Mandou bem o Reginaldo nessa, mostrou que sabe lidar com o cara.
E vamos torcer pro Galvão continuar afiadíssimo como tá, embora ele nem precise de torcida...
Abraço a todos
Eu tirei o volume da tv qdo o fracassa tava na última volta. Tem hora que não dá pra aguentar o babão. afff
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