sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Super-salários

Este post é dedicado ao amigo Marcus Mayer, que abriu um espaço em seu excelentíssimo blog especializado em política e economia para falar um pouco de Fórmula 1, esporte pelo qual tem paixão, assim como todos nós.
Marcus publicou um curioso artigo do site Motorsport-Total, falando sobre os salários de alguns pilotos, destacando o contraste entre a remuneração do novato Lewis Hamilton e o que é embolsado pelo ferrarista Kimi Raikkonen, quarto colocado na classificação do campeonato.
Confira, na sequência, o artigo na íntegra, retirado do blog do Marcus, atendendo à ótima sugestão do professor Mayer. Aproveito este espaço para agradecê-lo novamente por esta concessão.
Hamilton: campeão mundial por 3 milhões de euros?
por Christian Nimmervoll / 27 de agosto de 2007
Por um décimo do salário de Kimi Räikkönen, da Ferrari, Lewis Hamilton poderá presentear a McLaren-Mercedes com o título mundial
Cinco pontos de vantagem para Fernando Alonso, 15 para Felipe Massa, 16 para Kimi Räikkönen, cinco corridas ainda a percorrer – a hipótese de que Lewis Hamilton será campeão mundial na temporada de 2007, há muito deixou de ser um sonho. Caso realmente aconteça, seria ele ‘o mais barato campeão de Fórmula 1′, desde Alan Jones (1980).
Fernando Alonso, na Renault, também faturava um salário modesto. Michael Schumacher, em seus dois últimos títulos mundiais, estima-se que tenha recebido 35 milhões de euros, na Ferrari. Em comparação, o cacife de Hamilton seria ‘pão com manteiga’: o pilto de 22 receberia, exatamente, 350.000 libras de salário fixo, em sua primeira saison - aproximadamente 40 vezes menos que o bicampeão Alonso, que em 2007, por seu lado, está faturando como nunca.
350 mil libras correspondem a, aproximadamente, 515 mil euros, mas a esse valor somam-se premiações de 14.000 libras (bons 20 mil euros) por ponto no campeonato. Caso Hamilton se torne campeão com pouco mais de 100 pontos, seu ganho total seria de, aproximadamente, 3 milhões de euros – aos quais o teamchef Ron Dennis, nessa hipótese, ainda acrescentaria, provavelmente, um ou outro euro extra, como bonus.
No geral, o crescimento do salário de Hamilton está determinado em cláusulas contratuais. Já teriam ocorrido conversas nos meses anteriores entre Dennis e o pai-Manager Anthony Hamilton para adequar as finanças ao desempenho do shooting-star. Ainda não se sabe, exatamente, o que teria resultado dessas conversas. Uma coisa, porém, é certa: somente em 2008 o cofre irá tilintar, depois de se transformar no mais jovem campeão mundial de F1 de todos os tempos…

3 comentários:

Anônimo disse...

A conta bancaria dele vai decolar se ele for msm campeão. Mas pra mim o q chama atenção naum é isso, e sim as altas e muitas vezes exageradas quantias de dinheiro q não só os pilotos, mas esportistas em geral vem recebendo ultimamente. Por exemplo, nessa temporada de futebol, os times ingleses gastaram quantias absurdas de dinheiro com jogadores q naum valem nem metade dakilo! Mas eh melhor ficar quieto pq isso é um blog de f-1...

Speeder76 disse...

Tenho que ler o artigo com calma. Agora tou afundado no Jochen Rindt... Quanto às nomeações, não há crise, podes nomear-me, nada te impede.

Blog F1 Grand Prix disse...

Felipe,

Assim como o Speeder, eu também coloquei você na minha lista do Blog Day. Acho que você já sabe do que se trata, mas eu precisava passar para avisar!

Grande abraço!