Assim como no ano passado, Felipe Massa largou na pole para vencer o GP da Turquia, deixando de liderar a prova apenas durante a dança dos pit stops.
Na largada, o brasileiro não enfrentou problemas, ao contrário dos pilotos da McLaren, que saíram da parte suja do grid. Sem aderência, Lewis Hamilton logo foi ultrapassado por Kimi Raikkonen e caiu para terceiro. Com Alonso foi ainda pior. O espanhol completou a primeira volta na sexta colocação, após perder duas posições para a dupla da BMW.
O início da prova contou com um previsível acidente na curva 1. No meio do comboio, Fisichella atingiu o compatriota Jarno Trulli, que ficou atravessado no local, mas conseguiu se manter na corrida.
Na primeira rodada de pit stops, Kubica parou muito cedo, e acabou perdendo a quarta posição, voltando muito atrás. Alonso, por sua vez, ultrapassou Nick Heidfeld no retorno dos boxes, aproveitando bem as voltas antecendentes à parada.
As Hondas haviam trocado o motor e tiveram que largar da última fila. Jenson Button se comportou melhor que Rubinho ao longo da corrida, terminando em 13º, quatro colocações à frente do brasileiro. Numa curiosa conversa de rádio, o engenheiro fala com Barrichello: "Jenson está dois segundos mais rápido... alega estar dois segundos mais rápido". E ele respondeu: "Faz-me rir...". De fato, o ritmo do Button era mais forte, pode não ter sido isso tudo também, mas hoje o inglês inegavelmente estava melhor.
Heikki Kovalainen fez uma bela corrida, chegando até a liderar algumas voltas, enquanto Fisichella andava mais apagado na prova. O finlandês vai mostrando um desempenho superior ao do companheiro a cada GP, assegurando sua vaga para o ano que vem, ao contrário do italiano, que deve deixar a equipe. Heikki marcou 3 pontos neste domingo, passando Giancarlo na classificação do campeonato, já que ele terminou hoje no lugar dos bobos, em nono.
Algo inesperado ocorreu nas voltas finais. Lewis Hamilton jogou o pódio fora após ter um pneu dechapado. O inglês foi hábil no controle e evitou a batida na curva 9, onde passou reto em virtude do incidente. Voltou à pista e retornou lentamente aos boxes para realizar sua última parada. O raro azar o fez despencar para 5º, e o pódio caiu no colo do Alonso.
A dupla da Ferrari andou colada durante a corrida inteira. Massa guiou com muita concentração e não cometeu erros. Assim sendo, Kimi Raikkonen teve de se contentar com o segundo lugar.
Nick Heidfeld fez o que pôde e encerrou a prova em quarto. Rosberg mais uma vez levou sua Williams aos pontos ao terminar em 7º, uma posição à frente de Robert Kubica.
Mark Webber foi o único que abandonou a corrida. Seu companheiro David Coulthard acabou em 10º, seguido por Alex Wurz e Ralf Schumacher. A Aguri mais bem colocada foi a de Anthony Davidson, 14º, à frente do italiano Vitantonio Liuzzi.
No pelotão intermediário ocorreram algumas brigas, e Jarno Trulli participou de parte delas, se mostrando bem agressivo durante a prova. Fez uma bela ultrapassagem sobre Rubens Barrichello, se aproximando da traseira do brasileiro, retardando a freada na curva 1 e arremeçando seu Toyota pelo lado de dentro, numa manobra bastante técnica e segura. Também passou Ralf por fora na antepenúltima curva do traçado, imediatamente antes de entrar nos boxes. Apesar de todo o arrojo, terminou apenas em 16º.
Sato, Vettel e Yamamoto também chegaram ao fim da corrida. Sutil não, mas completou 90% do percurso total e, por isso, aparece na classificação final.
Felipe Massa repetiu o desempenho apresentado nesta pista em 2006, e acabou empatando em número de vitórias com seus rivais, três para cada um. Com o resultado, recuperou a terceira posição da classificação, impedindo que a equipe optasse por oferecer o cargo de primeiro piloto ao Kimi Raikkonen. A segunda dobradinha da Ferrari na temporada ajudou no mundial de construtores, onde a diferença para a McLaren caiu para 11 pontos.
A sorte sorriu para o Alonso quando o Hamilton estava prestes a aumentar ainda mais sua vantagem sobre o espanhol no campeonato. Com a fatalidade do pneu dechapado, apenas 5 pontos distanciam Fernando de seu companheiro na tabela.
Em duas semanas, o circo da F-1 faz sua parada no templo de Monza, onde a Ferrari é franca favorita pelas características do traçado veloz. Massa está a 15 pontos da liderança; Kimi, a 16; mas ainda são 50 pontos em jogo e, enquanto a matemática disser que o campeonato está em aberto, dificilmente alguém poderá dizer o contrário. Os quatro permanecem como candidatos diretos ao título, com a disputa ainda mais quente após a etapa de Istambul.
3 comentários:
Incrível como eu seco os pilotos em quem eu aposto! Pelo menos isso só acontece na Fórmula 1...
Grande abraço!
Felipe... Se tinha lido a ultima do Pai Tião? Viu aconteceu igualzinho eu tinha escrito... Fiquei cabreiro.
Putz, foi dura a corrida... dura de assistir... tirando o pneu desmilinguido do Hamilton, o pulo de gato do Alonso no primeiro pit e a boa prova do Kovalainen, nada se salva... até o tranqüilo passeio do Massa foi maçante...
Pelo menos o campeonato está aberto... isso é o que vale... vamos ver no que dá em Monza...
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