domingo, 26 de agosto de 2007

A história se repete

Assim como no ano passado, Felipe Massa largou na pole para vencer o GP da Turquia, deixando de liderar a prova apenas durante a dança dos pit stops.
Na largada, o brasileiro não enfrentou problemas, ao contrário dos pilotos da McLaren, que saíram da parte suja do grid. Sem aderência, Lewis Hamilton logo foi ultrapassado por Kimi Raikkonen e caiu para terceiro. Com Alonso foi ainda pior. O espanhol completou a primeira volta na sexta colocação, após perder duas posições para a dupla da BMW.
O início da prova contou com um previsível acidente na curva 1. No meio do comboio, Fisichella atingiu o compatriota Jarno Trulli, que ficou atravessado no local, mas conseguiu se manter na corrida.
Na primeira rodada de pit stops, Kubica parou muito cedo, e acabou perdendo a quarta posição, voltando muito atrás. Alonso, por sua vez, ultrapassou Nick Heidfeld no retorno dos boxes, aproveitando bem as voltas antecendentes à parada.
As Hondas haviam trocado o motor e tiveram que largar da última fila. Jenson Button se comportou melhor que Rubinho ao longo da corrida, terminando em 13º, quatro colocações à frente do brasileiro. Numa curiosa conversa de rádio, o engenheiro fala com Barrichello: "Jenson está dois segundos mais rápido... alega estar dois segundos mais rápido". E ele respondeu: "Faz-me rir...". De fato, o ritmo do Button era mais forte, pode não ter sido isso tudo também, mas hoje o inglês inegavelmente estava melhor.
Heikki Kovalainen fez uma bela corrida, chegando até a liderar algumas voltas, enquanto Fisichella andava mais apagado na prova. O finlandês vai mostrando um desempenho superior ao do companheiro a cada GP, assegurando sua vaga para o ano que vem, ao contrário do italiano, que deve deixar a equipe. Heikki marcou 3 pontos neste domingo, passando Giancarlo na classificação do campeonato, já que ele terminou hoje no lugar dos bobos, em nono.
Algo inesperado ocorreu nas voltas finais. Lewis Hamilton jogou o pódio fora após ter um pneu dechapado. O inglês foi hábil no controle e evitou a batida na curva 9, onde passou reto em virtude do incidente. Voltou à pista e retornou lentamente aos boxes para realizar sua última parada. O raro azar o fez despencar para 5º, e o pódio caiu no colo do Alonso.
A dupla da Ferrari andou colada durante a corrida inteira. Massa guiou com muita concentração e não cometeu erros. Assim sendo, Kimi Raikkonen teve de se contentar com o segundo lugar.
Nick Heidfeld fez o que pôde e encerrou a prova em quarto. Rosberg mais uma vez levou sua Williams aos pontos ao terminar em 7º, uma posição à frente de Robert Kubica.
Mark Webber foi o único que abandonou a corrida. Seu companheiro David Coulthard acabou em 10º, seguido por Alex Wurz e Ralf Schumacher. A Aguri mais bem colocada foi a de Anthony Davidson, 14º, à frente do italiano Vitantonio Liuzzi.
No pelotão intermediário ocorreram algumas brigas, e Jarno Trulli participou de parte delas, se mostrando bem agressivo durante a prova. Fez uma bela ultrapassagem sobre Rubens Barrichello, se aproximando da traseira do brasileiro, retardando a freada na curva 1 e arremeçando seu Toyota pelo lado de dentro, numa manobra bastante técnica e segura. Também passou Ralf por fora na antepenúltima curva do traçado, imediatamente antes de entrar nos boxes. Apesar de todo o arrojo, terminou apenas em 16º.
Sato, Vettel e Yamamoto também chegaram ao fim da corrida. Sutil não, mas completou 90% do percurso total e, por isso, aparece na classificação final.
Felipe Massa repetiu o desempenho apresentado nesta pista em 2006, e acabou empatando em número de vitórias com seus rivais, três para cada um. Com o resultado, recuperou a terceira posição da classificação, impedindo que a equipe optasse por oferecer o cargo de primeiro piloto ao Kimi Raikkonen. A segunda dobradinha da Ferrari na temporada ajudou no mundial de construtores, onde a diferença para a McLaren caiu para 11 pontos.
A sorte sorriu para o Alonso quando o Hamilton estava prestes a aumentar ainda mais sua vantagem sobre o espanhol no campeonato. Com a fatalidade do pneu dechapado, apenas 5 pontos distanciam Fernando de seu companheiro na tabela.
Em duas semanas, o circo da F-1 faz sua parada no templo de Monza, onde a Ferrari é franca favorita pelas características do traçado veloz. Massa está a 15 pontos da liderança; Kimi, a 16; mas ainda são 50 pontos em jogo e, enquanto a matemática disser que o campeonato está em aberto, dificilmente alguém poderá dizer o contrário. Os quatro permanecem como candidatos diretos ao título, com a disputa ainda mais quente após a etapa de Istambul.

3 comentários:

Blog F1 Grand Prix disse...

Incrível como eu seco os pilotos em quem eu aposto! Pelo menos isso só acontece na Fórmula 1...

Grande abraço!

Anônimo disse...

Felipe... Se tinha lido a ultima do Pai Tião? Viu aconteceu igualzinho eu tinha escrito... Fiquei cabreiro.

Rogério Magalhães disse...

Putz, foi dura a corrida... dura de assistir... tirando o pneu desmilinguido do Hamilton, o pulo de gato do Alonso no primeiro pit e a boa prova do Kovalainen, nada se salva... até o tranqüilo passeio do Massa foi maçante...

Pelo menos o campeonato está aberto... isso é o que vale... vamos ver no que dá em Monza...