quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Foi o chunking!

A Bridgestone explicou o incidente ocorrido com o piloto Lewis Hamilton durante o GP da Turquia. Segundo a fornecedora, o estouro do pneu dianteiro direito se explica pelo que eles chamaram de chunking. Essa é nova... Só consultando o dicionário da F-1 para desvendar seu significado.
Chunking: Diz-se do fenômeno que se dá pelo acúmulo de fragmentos de pneus na banda de rodagem, formando grandes pedaços de borracha capazes de danificar a estrutura interna do composto.
A empresa japonesa ainda analisa de forma detalhada o que teria causado a falha. Sabe-se que outros pilotos também sofreram com o fenômeno, mas apenas o Hamilton chegou àquela situação crítica.
"Lewis estava sofrendo com saídas de frente na curva 8 e, para corrigir, estava virando mais o voltante. Isso produziu o chunking, que complicou quando ele freou para a curva 9, o que gerou uma força extra aplicada onde estava o problema e dechapou o pneu", declarou o diretor da Brid, Hirohide Hamashima, à revista Autosport.
A tal "força extra" poderia ter sido causada por um ataque mais violento à zebra, mas a hipótese não foi confirmada até o momento.
Embora Hamilton não tenha sido o único a enfrentar o chunking na corrida, nenhum outro competidor chegou a ver seu pneu dechapar daquele jeito.
Explicação metafísica para isso: vai chegando o fim da temporada e a sorte do Alonso vai se sobrepondo à dos rivais. Em 2005, foi o Kimi que quebrava direto, justamente no momento do campeonato que a McLaren tinha o melhor carro; em 2006 foi o Schumacher que abandonou no Japão quando estava prestes a assumir a liderança da tabela, isso sem falar nos problemas em Interlagos. Agora o negócio dele é com o Lewis. E apenas 5 pontos separam a dupla de amigos...

3 comentários:

Anônimo disse...

Explicação metafísica... Excelente, Felipe!

Obrigado, pelas ótimas explicações.

Abraços.

Blog F1 Grand Prix disse...

hahaha excelente essa de "explicação metafísica" mesmo. Alonso já provou que tem sorte de campeão. Hamilton que se cuide!

Grande abraço!

Anônimo disse...

Deixa eu ver se entendi... Um fenômeno que acumula porcarias na parte externa do pneu danificam a estrutura interna do mesmo?
Putz... Acumulo de porcarias fora do corpo então pode ferrar o interior? Nunca mais uso desodorante... Nem creme de barba... Vai que acumula e me explote um sovaco.