quarta-feira, 1 de agosto de 2007

O duelo final

Mudou tudo. A McLaren voltou à estaca zero. E se tem um momento que o escândalo da espionagem pode dar uma reviravolta, a hora é essa.
Tudo porque o presidente da FIA, Max Mosley, decidiu entregar o caso à Corte das Apelações, onde as partes envolvidas - lê-se Ferrari e McLaren - se enfrentarão diretamente, ao contrário do que ocorreu no Conselho da FIA, em que apenas a McLaren deu sua versão dos fatos para manifestar sua defesa, enquanto a equipe italiana ficou como uma mera espectadora no evento.
O responsável pela mudança foi o presidente da Commissione Sportiva Automobilistica Italiana, Luigi Macaluso, que enviou uma carta ao presidente da FIA questionando a decisão de culpar o time de Ron Dennis sem aplicar-lhe nenhuma punição. Macaluso afirma que as consequências seriam outras caso a Ferrari possuísse o direito à contra-argumentação.
Mosley respondeu por escrito da seguinte forma: "Por causa da importância da confiança pública no resultado da decisão anterior, enviarei o caso à Corte de Apelações, com o pedido de que a corte ouça Ferrari e McLaren, e qualquer outro competidor que se manifestar. Assim, se a primeira decisão for considerada apropriada, será mantida; se não, será substituída por outro veredito".
As escuderias deverão se enfrentar no final de agosto e, ao que tudo indica, servirá como uma decisão final para sabermos se haverá ou não punição para Woking.
Para quem estava acostumado a ver disputas entre os pilotos na pista, agora vai ter de se contentar com o duelo entre os advogados das equipes envolvidas, porque será o dia mais importante desde o instante em que toda a armação foi descoberta. Que o fim seja justo, pois.

2 comentários:

Rogério Magalhães disse...

Ah, agora sim, como eu já havia dito antes, parece que finalmente isso começa a parecer filmes de espionagem... do nada, quando menos se imagina, vai aparecer alguma coisa, alguma evidência e os malfeitores pagarão por alguma coisa...

Sabe o que isso tá me lembrando? Daquela série de tv antiga, não me lembro o nome agora, que passava na Globo em que tinha um cara que era juiz e sempre tinha que livrar os caras no tribunal por falta de provas, mesmo sabendo que o cara era picareta. Mas ele sempre dizia para o julgado: "a justiça é cega, mas enxerga no escuro". Isso porque depois ele saía com uma equipe a investigar e encontrar as provas de que o cara era picareta, para depois finalmente condená-lo...

Tem tudo a ver com essa "reviravolta" no caso... será?????

Blog F1 Grand Prix disse...

Dessa vez, concordo com Max. O caso de espionagem não pode acabar simplesmente com a McLaren sendo culpada, mas não punida.

Na Corte de Apelações, a Ferrari vai dar sua versão da história. Mais importante: o imbróglio será estudado minuciosamente.

Melhor que seja assim.