sábado, 8 de setembro de 2007

Alonso bate Hamilton

Fernando Alonso passeou neste sábado em Monza. Não bastasse a McLaren andar meio segundo abaixo do tempo da Ferrari, o espanhol se mostra superior, inclusive, ao seu companheiro de equipe Lewis Hamilton, deixando o inglês intrigado. Alonso se deu ao luxo de abortar sua última volta da super pole após ver Lewis cruzar a linha de chegada sem muito sucesso, garantindo apenas a segunda posição. A abolição da troca de informações sobre o acerto do carro pode estar começando a fazer efeito, favorecendo, evidentemente, o bicampeão.
A briga pelo terceiro lugar simplesmente não existiu. Sem muita dificuldade, o brasileiro Felipe Massa conseguiu se garantir na posição, e terá ao seu lado, no grid, o alemão Nick Heidfeld.
Quem não teve um dia nada convincente foi Kimi Raikkonen. O piloto sofreu um estranho acidente ao colidir com o guard-rail na freada da curva Ascari, ainda no 3º treino livre. O carro foi arremeçado para o lado de fora, e o finlandês virou passageiro. Com a quebra, a equipe não teve outra opção a não ser trocar de chassi. Para não perder 10 posições no grid, a Ferrari transferiu o motor para o carro reserva, que não estava devidemente ajustado, claro, o que complicou a vida de Kimi, superado por uma das BMWs por 9 milésimos de segundo.
Atrás dele no grid, o polonês Robert Kubica fecha a terceira fila.
O próximo a alinhar é o assíduo Nico Rosberg, sempre presente entre os dez primeiros. O 8º melhor do treino foi Heikki Kovalainen, superando de longe o seu companheiro de equipe em fim de carreira, que não passou de uma modesta 15ª posição. Jarno Trulli andou bem, fez o 9º tempo, contrastando com a 18ª colocação do Ralf Schumacher, esse sim com a aposentadoria bastante próxima.
Surpreendendo a todos, Jenson Button conquistou um respeitável 10º lugar, e ainda corre razoável risco de pontuar amanhã. Parece que na reta final do campeonato, o inglês ensaia uma reação sobre Rubens Barrichello, mostrando um desempenho superior ao do brasileiro. Rubinho errou em sua última tentativa de entrar na super pole e larga amanhã em 12º.
Entre os pilotos da Honda, encontra-se Mark Webber, que não fez um treino tão ruim. Pior, e muito pior, foi o Coulthard, que rodou nos instantes finais do Q1, ao frear para curva 1, onde ficou atravessado. Momentos antes, um incidente semelhante ocorreu com Yamamoto. No mesmo local, o japonês teve sua Spyker arremeçada para a parte externa, indo de encontro ao guard-rail e danificando o bico, posteriormente trocado pela equipe. O escocês foi o 20º mais rápido - para não dizer terceiro mais lento -, enquanto Sakon foi o último, atrás de Adrian Sutil.
Alex Wurz andou mais do que de costume, e isso não é um elogio. O austríaco ficou apenas com a 14ª posição, à frente da Aguri de Anthony Davidson, cujo companheiro sai de 17º.
Assim como disse ontem, no post sobre os treinos de sexta, Sebastian Vettel dá pinta de estar se adaptando, enfim, à STR. O alemão larga em 16º, enquanto Liuzzi não passou de 19º.
Amanhã, às 9h da manhã, teremos o privilégio de acompanhar mais uma edição do tradicionalíssimo GP da Itália. O mundial de construtores só cai no colo da Ferrari se o time rival for punido no caso da espionagem, porque se depender dos resultados na pista, vai dar McLaren de qualquer jeito. Para a corrida, favoritismo absoluto do Alonso é o favorito, que parece ser o piloto mais rápido do fim de semana, apesar de toda a reviravolta que desencadeou no escândalo do Stepneygate. Hamiton pode torcer para uma largada desastrosa do companheiro se quiser conquistar a vitória, caso contrário, só lhe restará a segunda posição. Felipe Massa aposta num ritmo forte de corrida, mas diante das dificuldades de ultrapassagem, a 3ª colocação é a esperada. Quanto ao Raikkonen, sua corrida começou a ser prejudicada no último treino livre. Passar Heidfeld é o seu objetivo, a princípio. Resumindo, a corrida promete ser bem diferente daquela que os tiffosi andaram sonhando. O domínio da McLaren é inevitável.

2 comentários:

Anônimo disse...

Bela pancada Kimmi hein ?????

Rogério Magalhães disse...

Putz, essa da velocidade do bebê chorão das Astúrias deixar o Hamilton intrigado, acho que é caso para meter um anti-doping no Alonso, deve estar dopado, ele e o carro, hehehehehehe...

Acho que tudo isso tá anabolizando a vontade do espanhol, tipo deixando ele com sangue nos olhos... e chumbo nos pés...

O bicho vai pegar amanhã...