Lembra-se do incidente na Austrália envolvendo os pilotos David Coulthard e Alexander Wurz? Na ocasião, a Red Bull deu asas a um e quase tirou a cabeça do outro. Por essa razão, os dois veteranos encabeçaram uma campanha em prol do aperfeiçoamento da segurança dos pilotos dentro dos cockpits, e o resultado começa a surtir efeito.

Segundo publicação da Autosport, a FIA estuda promover alterações nas laterais dos carros, pretendendo colocar as novidades em prática já em 2008.
Mark Webber, líder da GPDA (Associação de Pilotos), comemora a provável mudança.
"Isso será muito bom para nós. Ambos os envolvidos no acidente no GP da Austrália, o Alex e o David, são pilotos que sempre forçaram muito. O David sentiu que algo deveria ser feito após deslizar através do carro do Wurz, enquanto o Alex sentiu o mesmo ao ver um carro passar na frente de sua viseira".

As estatísticas da categoria apresentam uma agradável queda no número de mortes ao longo das décadas. Nos anos 90, somou-se um total de duas fatalidades, enquanto que na década atual permanecemos zerados.
Por duas vezes, na atual temporada, o público voltou a sentir o risco de morte assombrando a Fórmula 1: uma delas ocorreu com o assustador acidente de Kubica no Canadá, mas o polonês foi salvo graças aos eficientes recursos de segurança presentes em seu bólito; a outra foi justamente em Melbourne, quando Coulthard sobrevoou a Williams de Wurz, o que deixou a todos com um certo pé atrás em relação à proteção disponível aos pilotos.
Felizmente, a categoria já se mobilizou para evoluir ainda mais nesse quesito, e já podemos esperar um outro nível de segurança para a próxima temporada. Essas atitudes são responsáveis pelas satisfatórias estatísticas que indicam que, por mais arriscado que seja o automobilismo, é mais fácil alguém morrer atravessando a rua, jogando futebol, engasgando com água, ou passando debaixo de um coqueiro, do que pilotando uma carro de F-1.
9 comentários:
Como diria a propaganda : "Red Bull te dá asas !!!!".
Só espero que não deixem os carros mais feios.
Abraços
Fleetmaster
Aproximadamente 6 anos atrás numa viajem a São Paulo para ver a Fórmula 1 em Interlagos, peguei um avião da Tam e havia na minha poltrona uma revista da compania aérea daquele mês. Se eu não me engano era na época do mês de março, como era o calendário antigo ainda. Na capa da revista havia um carro de Fórmula 1 com um cokpit todo fechado, tipo um vidro ou uma fibra transparente. Pensei comigo na época que os carros deveriam ser mesmo fechados para proteger os pilotos de acidentes. E agora abrindo o Blog F-1 veja essa notícia. Até que um dia né? Acho que isso já deveria ter acontecido a mais tempo. Um abraço.
Isso é bom. Desse jeito, acho q piloto soh morre msm se tiver algum ataque do coração dentro do carro (Deus me livro isso acontecer, vira essa boca pra lá Leandro...)
Quem sabe dificultando a aquisição da super licença para evitar estas lambanças!
Essa melhora nos cockpits não vai mudar em nada o andamento das corridas. Sendo assim, não vejo nenhum problema. Eu tenho antipatia é por aquelas áreas de escape estilo "estacionamento de supermercado", que têm invadido os autódromos mais modernos do mundo...
Grande abraço!
E eu nem sabia (ou lembrava) que o Mark Webber (!!) é o líder da GPDA!
Essas "melhorias" vão continuar a estragar o desporto... não há maneira de evitar que esses acidentes aconteçam... só se a F1 começar a usar "capota"
http://16valvulas.wordpress.com
Eu diria mais... hoje em dia é mais fácil morrer jogando futebol do que correndo de Fórmula-1, risos...
Eu não creio que um dia os carros de Fórmula-1 terão cockpits fechados, até mesmo para não perder o conceito de Fórmula, mas acredito que em breve poderemos ter carros mais parecidos com os da IRL, o que por sinal não seria nada interessante pelo lado estético.
Por outro lado não podemos acreditar que uma vida sequer possa estar em risco em momento algum.
ps. O pior acidente da temporada foi na GP2 em Magny Cours, com o Viso!!!
Não sei o que vão fazer, mas parece que devem tornar a F 1 menos espectacular.
Postar um comentário