sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Dos tribunais para a pista

Antes de voltarmos para a pista, talvez seja interessante destacar a nova revelação surpreendente de Ron Dennis, o protesto de Felipe Massa e o alívio de Bernie Ecclestone.
Vamos começar com o chefe da McLaren: Dennis pôs fim ao mistério que mudou o rumo da história da espionagem. Sabe quem foi o responsável por fornecer à FIA a informação dos emails trocados entre Alonso e de la Rosa? Não, não foi nenhum dos pilotos e nem o Flávio Briatore. Por incrível que pareça, o cidadão que fez a denúncia foi o próprio Ron Dennis!
"É sabido que a McLaren sempre esteve aberta, cooperativa e transparente durante todo o processo. Quando eu tive conhecimento de que poderia existir uma nova prova, o que aconteceu na manhã do GP da Hungria, eu imediatamente liguei para a FIA para mantê-los informados".
O inglês, ciente do risco de exclusão que corria caso uma nova evidência fosse descoberta, preferiu confessar às autoridades assim que tomou conhecimento das mensagens eletrônicas, na esperança de sofrer uma punição mais amena do que receberia se alguma outra fonte delatasse o fato. Atitude corretíssima do chefão.
Agora sobre o Massa: o brasileiro, que sempre preferiu se calar diante do escândalo do Stepneygate, resolveu enfim falar o que pensa, e já saiu disparando contra decisão do Conselho em abster Hamilton e Alonso de qualquer punição.
"A mim não agrada disputar contra uma equipe que sabe coisas da sua, que sabe o que você faz". Ele ainda completou: "Creio que os pilotos também formam parte da equipe".
Sem dúvidas são excelentes argumentos, mas creio que não seria bom para a imagem dele se conquistasse o campeonato no tapetão.
Mais do que uma pataquada do Autosport, a exclusão da McLaren do campeonato era, de fato, um risco real, que por pouco não chegou a acontecer.
"Esteve bem próximo de a McLaren ser eliminada, era uma possibilidade genuína. Alguns de nós lutamos e fizemos campanha pela multa", afirmou Bernie Ecclestone.
Apesar de tudo, devemos dar graças a Deus pelo resultado, porque seria trágico ver uma equipe com tradição e a grandiosidade da McLaren fora de duas temporadas seguidas, e ainda podendo mudar de nome para tentar colocar seus carros na pista. Não teria coisa pior...
(Tempos agregados de sexta-feira)
Bem, agora é olhar para a frente e pisar fundo porque a F-1 voltou a ser corrida de carros.
Nos treinos desta sexta, a Ferrari não conseguiu superar a rival. Massa bateu de leve pela manhã, mas gostou do ritmo do carro à tarde. Com o Raikkonen foi o contrário, o finlandês disse ter gostado do treino pela manhã, mas criticou o equilíbrio de seu F2007 na 2ª sessão.
Alonso fez o melhor tempo do dia e Hamilton ficou em segundo. A dupla desde já mostra que mantém a força apresentada no GP da Itália, portanto podemos acabar presenciando mais um domínio absoluto da McLaren neste fim de semana.
Quem surpreendeu foi a Toyota. Trulli a Ralf conseguiram bons tempos, resta saber se serão capazes de manter o desempenho no sábado e no domingo, coisa que não acontece com muita frequência.
Fisichella andou melhor que Kovalainen nos treinos. Nem me lembro quando foi a última vez que isso aconteceu. As BMWs não se destacaram tanto na classificação, podem estar escondendo o jogo como de costume, afinal possuem o terceiro melhor carro do grid.
A Williams não teve um bom dia, nem mesmo o Rosberg fez tempo pra ficar entre os dez. A Red Bull do Coulthard quebrou mais uma vez, deixando claro que o carro continua pouco confiável.
A Honda nem se fala. Depois da corrida em Monza, onde ameaçaram dar uma melhorada, a equipe japonesa volta ao seu nível original. Promete fazer uma péssima corrida.
O treino de classificação para o GP da Bélgica começa às 9h da manhã, horário de Brasília. Alonso parace ser o favorito para a pole, Hamilton que se cuide porque a diferença entre os dois no campeonato é de apenas 3 pontinhos e a liderança pode mudar de dono em pouco tempo.

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