segunda-feira, 10 de setembro de 2007

E-mail falso

Foi-se o dia em que a atividade jornalística era comprometida com a seriedade e com a ética. Hoje você acaba lendo acontecimentos que não aconteceram, pelo menos não daquela forma, e raramente o responsável pela irresponsabilidade admite o absurdo que criou. Mas ainda assim há quem admita, o que não significa que ele deva ser perdoado, afinal o dinheiro que tinha que ser ganho com a sua "criatividade" já foi, no dia da publicação.
O jornal La Gazzetta dello Sport havia editado uma fajuta troca de e-mails entre os espanhóis Fernando Alonso e Pedro de la Rosa, na última sexta-feira. Nesta segunda, porém, o jornalista Pino Allievi reconheceu ter inventado a conversa, segundo ele, para dar mais credibilidade à sua materia.
"Fiz uma interpretação livre sobre o que eles poderiam ter dito em um e-mail", confessou à agência de notícias AP.
Na sequência, eis o conteúdo criado pelo italiano.
de La Rosa: "Do you know that I've found out how Ferrari is able to get its tires to work to perfection?" , ou "você sabia que eu descobri como a Ferrari consegue fazer seus pneus funcionarem com perfeição?"
Alonso: "I don't believe it", ou "não acredito".
de la Rosa: "Stepney told Mike Coughlan", ou "Nigel Stepney contou para Mike Coughlan".
Allievi é um dos jornalistas mais conceituados da imprensa especializada italiana, inclusive já chegou a escreveu alguns livros sobre a Ferrari e a história da Fórmula 1. É curioso saber que confessou o erro cometido, mas é difícil aceitar que tantos profissionais como ele são capazes de confundir credibilidade com mentira, ainda mais em relação a uma notícia referente ao escândalo da espionagem, como se a sujeirada não fosse grande o suficiente e precisasse ser aumentada para atrair o interesse do público leitor.
Edit: Só para esclarecer caso não tenha ficado claro para todos: Alonso e de la Rosa de fato trocaram e-mails, mas as palavras usadas por cada um deles não foram as mesmas publicadas pelo La Gazzetta dello Sport. Ainda não foi divulgado o verdadeiro conteúdo das mensagens, mas com certeza não foi igual à conversa reproduzida acima, pois o próprio jornalista reconheceu ter inventado letra por letra do diálogo, somente para dar mais crédito à sua matéria.

5 comentários:

Anônimo disse...

Resta-ns esperar pela reun~ião para sabermos a verdade. Ou não !!!

Rogério Magalhães disse...

Putz! Agora já não sei de mais nada... que bizarro!!!

Felipe Maciel disse...

Calma aí, gente, a verdade já foi revelada pelo próprio jornalista. Vou editar o post para esclarecer a todos: os e-mails existiram, só que as palavras usadas pelos pilotos não foram essas.

Espero ter deixado claro agora.

Abraço a todos

Rogério Magalhães disse...

Claro, Felipe... ficou mais compreensível... na verdade, o cara especulou e criou uma ficção em cima de algo que existe, mas ninguém sabe o que é... extrapolou o exercício de adivinhação que a gente gosta de fazer quando se tem um mistério pela frente...

Mesmo assim, que bizarro!

O mais engraçado será quando o e-mail finalmente tiver seu conteúdo revelado (se é que terá) e for algo muito parecido com a "invenção"... eu mando e-mail para o cara pedindo os números da Megasena acumulada, hahahahaha...

Grande abraço!

Blog F1 Grand Prix disse...

Ridículo esse jornalista. Também falei mal dele no Blog hahaha

Sacanagem com o Alonso. Depois não sabem porque o espanhol não se dá bem com a imprensa...

Grande abraço!