sábado, 29 de setembro de 2007

Chove chuva...

O treino classificatório do GP do Japão foi marcado pela forte chuva que desabou sobre o autódromo. Não tão marcado quanto o 3º treino livre, que durou pouquíssimos minutos, despertando a preocupação do público em relação às reais possibilidades de realização do qualifying, que acabou sendo disputando normalmente.
Em condições de igualdade, Lewis Hamilton voltou a superar Fernando Alonso, mostrando que pode ser tão bom quanto o rival debaixo d'água. O espanhol fechou sua última volta e ficou na expectativa de receber os tempos de seus concorrentes, quando o líder do campeonato voou fazendo 1:25.368, batendo o companheiro em 7 centésimos de segundo.
Kimi Raikkonen veio logo atrás sem muita concorrência, já que o desempenho de Felipe Massa na super pole foi decepcionante. O brasileiro parece não ter tentado usar muito combustível ou nem mesmo configurar o acerto aerodinâmico para uma possível pista seca no domingo, o que poderia explicar a lentidão no Q3. Segundo ele, o carro passou a sair de traseira depois que colocou pneus novos e pouca gasolina. Não há tantas razões para esperar uma boa prova do Felipe nesta madrugada.
Em 5º lugar, como sempre, alinha o alemão Nick Heidfeld, da BMW. Uma das grandes surpresas do treino foi o resultado conquistado por Jenson Button, com um inacreditável 6º lugar. Assim a Honda pode revidar em seu confronto com a Toyota, que por sua vez deu um show no GP do Japão do ano passado, realizado na pista de Suzuka, propriedade da Honda. Agora chegou a vez da equipe de Trulli e Ralf presenciar, em seu território - Fuji-, a rival japonesa se destacando na classificação e na corrida.
O sétimo lugar ficou com o leão de treinos Mark Webber, apenas um milésimo de segundo atrás do Button. Mas o piloto que realmente brilhou na chuva foi o novato Sebastian Vettel. O alemaõzinho desbancou meio grid e pulou para a oitava posição. Já começa a mostrar seu valor, que não é pouca coisa, não. De olho nele!
A nona posição sobrou para o pior classificado da super pole, o polonês Robert Kubica, da BMW.
Atrás, surge a dupla da Renault, com Fisichella em 10º e Kovalainen em 11º. O finlandês ainda não é nenhum mágico debaixo d'água, deixou isso bem claro em suas tentativas frustradas de andar forte para ficar entre os dez. Acelerou o que pôde mas o tempo não veio.
David Coulthard novamente larga pior que seu companheiro Mark Webber. O escocês fecha a sexta fila, superando a primeira Toyota do grid, a de Jarno Trulli, evidentemente.
Vitantonio Liuzzi parte de um bom 14º lugar, seguido por Ralf Schumacher, cada vez mais próximo de ficar desempregado por justa causa e aposentado por invalidez.
O alemão se envolveu num acidente com uma Spyker, ao se aproximar da curva e tentar passar por dentro, ainda na primeira parte do qualifying. Yamamoto não viu e, quando contornava a curva normalmente, o piloto da Toyota travou os rodas para não bater, mas foi em vão. R. Schumacher encheu a Spyker do japonês e seu treino se encerrou por ali. Por sorte, já estava garantido entre os 16 primeiros. Menos mal, mas não muito. Pouco importa se Ralf teve ou não culpa na batida, a questão é isso não ajuda em nada a sua permanência na F-1.
Somente em 16º aparece a Williams de Nico Rosberg, que, embora tenha ido para a super pole, perdeu 10 posições no grid ao ser punido pela troca de motor. Talvez faça uma bela corrida de recuperação amanhã.
Rubens Barrichello tomou uma surra do Jenson Button neste sábado. Enquanto o companheiro levou sua Honda para a terceira fila, o brasileiro nem se deu ao trabalho de passar para o Q2. E assim segue reclamando do carro, 17ª é a sua posição de largada.
Alex Wurz é outro que não supera o parceiro nem quando ele leva punição. Sai de 18º, logo à frente de Davidson, Sutil, Sato e Yamamoto.
A largada para o GP do Japão está marcada para 1h30min da manhã, quando deverá estar chovendo do mesmo jeito, segundo previsão da meteorologia do local. Hamilton e Alonso vão disputar o campeonato na primeira curva, mas vamos com calma, gente, vamos com calma... Raikkonen e Massa, infelizmente, não têm muito o que inventar.
A corrida promete ser boa, sobretudo por causa da chuva, mas não somente por isso. Temos que dar o braço a torcer, o traçado de Fuji não é tão ruim, pelo contrário, os próprios pilotos viram o quanto ele é desafiador, com curvas pra lá, curva pra cá, curva em subida, em descida, curva cega, freada forte, reta longa... causa um nó na cabeça dos engenheiros e o acerto do carro dá uma trabalheira enorme. Com a variação das condições da pista, as coisas complicam ainda mais para os competidores, enquanto os espectadores se divertem com o espetáculo. A propósito, não seria má idéia da Globo se eles iniciarem a transmissão na hora certa desta vez.

4 comentários:

Carlos Garcia disse...

E não há como não se maravilhar com a comemoração da McLaren com a pole dele...

Acho que iniciaram por lá o movimento "Fora Alonso"

Anônimo disse...

Alguém aí sabe qual canal que transmite a Fórmula 1 no SopCast?

Felipe Maciel disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Felipe Maciel disse...

Eu não tenho sopcast, infelizmente não faço idéia. Mas pitaco é comigo mesmo: Tente algum canal inglês, ou então o Fuji Television, que está responsável pela transmissão do GP.

Abs