quinta-feira, 20 de setembro de 2007

As últimas da Spyker

Duas notícias de destaque sobre a Spyker: uma não tem muita importância, e a outra também não. Mas são de destaque mesmo assim.
O time holandês que passará a ser indiano anunciou a contratação de Roldán Rodríguez como piloto de testes nesta quinta-feira. O espanhol 15º colocado na classificação da GP2 irá ajudar no desenvolvimento do novo carro da equipe durante os testes de inverno, que ocorrem no final deste ano e início do próximo.
Ele não é dos pilotos mais promissores do automobilismo mundial, mas foi o primeiro competidor de sua categoria a garantir uma vaga na F-1 para a próxima temporada. Timo Glock e Lucas di Grassi também são candidatos a conquistar um cargo em breve. O primeiro já foi cogitado na Toyota, e o último pode se tornar o próximo reseva da Renault.
Quando a poeira sobre ilegalidades começava a baixar, a Spyker recupera a velha discussão com as rivais Toro Rosso e Super Aguri. Segundo o time laranja, ambas as equipes não construíram seus próprios carros. A STR2 é obra da Red Bull, enquanto a Honda é responsável pelo SA07. De acordo com essa linha de raciocínio, as escuderias não poderiam pontuar no mundial de construtores.
"Isso precisa ser esclarecido – quais são os carros legítimos e os terceirizados. Todos concordam na definição da palavra 'construtor'. É apenas uma maneira de como lidar com as equipes não-construtoras no futuro. E não há uma maneira de lidar com isso no momento", afirmou o chefe Colin Kolles.
A FIA não liga muito para a reivindicação, já deixou isso bem claro no início da temporada. Aliás, a própria Federação já ajustou o regulamento de 2008 permitindo o comércio de chassis entre as escuderias. A Prodrive, por exemplo, promete usar o mesmo da McLaren. Mas como ainda estamos em 2007, Kolles acredita que ainda vale a pena correr para os tribunais.
"Estou pronto para me comprometer e levar esse assunto para discussão. Vamos continuar com nosso caso e não vou mudar minha opinião em relação ao que disse antes. Isso precisa ser esclarecido. Não podemos ter danos de imagem e financeiros".
"O tribunal está constituido, então as coisas funcionarão de forma rápida daqui pra frente. Isso foi dito pelos nossos advogados".
Xiiiii...

2 comentários:

kimi_cris disse...

Rodriguez apesar de estar em 15º no campeonato da GP2 parece ser um bom piloto para a Spyker, pelas corridas que eu vi ele só está tão mal colocado devido a problemas com o seu carro.

Blog F1 Grand Prix disse...

Rodríguez vai fazer um papel idêntico ao do Yamamoto, se for contratado.

Sobre a briga com Aguri e Toro, penso que a Spyker tem de reclamar sim. Ela não tem nada a perder mesmo...

Grande abraço!