segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Briatore clama por Alonso

O site Grande Prêmio destacou hoje uma matéria publicada pelo Bild na última semana, que passou despercebida aos olhos de muitos. Segundo o jornal alemão, os advogados de Fernando Alonso trabalham engajados na rescisão de seu contrato com a McLaren, e o espanhol estaria de malas prontas para deixar a equipe após o término da temporada 2007.
Flávio Briatore, desesperado que é, já tratou de se manisfestar sobre o caso. O chefão da Renault não esconde de ninguém que pretender recolocar o bicampeão em um de seus cockpits o quanto antes, retomando a parceria de sucesso que alcançou nos dois últimos anos em que Alonso serviu à Renault.
O italiano comentou a situação do espanhol dentro de sua atual equipe, afirmando que o ambiente em Woking não lhe é favorável: "Isso não é saudável para o piloto, nem para a equipe. Temos nossa maneira de lidar com os pilotos. Conosco, Fernando simplesmente se deu bem. Talvez seja isso que falte para ele na McLaren".
Briatore também esclareceu a razão de ter adiado o anúncio da dupla titular de 2008, que, segundo fortes especulações, deveria ser feita durante o GP da Itália, justamente no fim de semana seguinte ao julgamento no Conselho que eliminou a McLaren do mundial de construtores.
"Estamos um pouco atrasados, mas não estou com pressa. No momento, estamos considerando como seria a melhor formação de pilotos".
É evidente que Flávio deseja passar uma boa impressão ao Alonso, tanto que já abriu mão do desenvolvimento do R27 para investir no modelo do próximo ano, como ele mesmo assumiu: "Nos últimos dois meses, não mudamos praticamente nada no carro atual, pois já estamos pensando em 2008. Sendo assim, não teremos desculpas".
Cada vez mais aumenta a probabilidade de Fernando deixar a McLaren e se mudar para a Renault. O foco de Briatore é contratá-lo a todo custo, depois ele pensa se coloca Kovalainen ou Piquet como segundo piloto. Se obtiver sucesso, provavelmente o brasileiro será promovido, enquanto o finlandês fará companhia ao Rosberg na Williams; se não, então os garotos devem se garantir na dupla titular da equipe francesa em 2008. E o Fisichella que se vire para arranjar um novo emprego, já ficou tempo demais na Renault para fazer o nada que fez.

4 comentários:

Anônimo disse...

Felipe,

Pessoalmente não vejo porquê trocar um piloto bom e ainda em plena fase de "expansão" (Kovalainen) por outro com um perfil igualzinho (Piquet) mas que ainda terá que passar por um 1º ano de aprendizagem (bom ou mau).

Melhor vale aproveitar o investimento feito no Kovalainen este ano. O tipo é bom: arrumou o Fisichella após só meia-dúzia de provas (só aconteceu 2 vezes em toda a carreira de Giancarlo, a 1ª foi com Alonso) e é fácil ver que não vai parar por aí.

Por outro lado, Nelsinho já testou pela Williams e deixou boa conta de si por lá.

Logo, acho que Piquet ingressa na Renault como companheiro de Kovalainen e não como substituto.

Felipe Maciel disse...

Xavier,

fala-se que seria ruim para o Briatore ter que favorecer o Alonso (algo que possivelmente virá a acontecer) em detrimento de um piloto gerenciado pelo próprio Briatore, que seria o Kovalainen.
Não que o Nelsinho não seja do Flávio, mas por trás o brasileiro também tem os interesses do Nelsão, e o tricampeão pode interferir mais na carreira de seu filho do que o Briatore. Portanto, seria mais conveniente ter o Ângelo como segundo piloto do que o Heikki, seguindo essa linha de raciocínio, claro, que ninguém sabe se é a mesma adotada pela direção da Renault.

Mas a sua forma de pensa também faz sentido, pode ser também que o Nelsinho seja o escolhido para pilotar na Williams, é verdade, mas a lógica política costuma ter mais peso nas decisões. De qualquer forma, nunca se sabe...

Piquet e Kovalainen só fazem dupla na Renault se Alonso não voltar para a equipe francesa. Neste momento, é o espanhol que trava o mercado de pilotos para o ano que vem.

Abraços

Blog F1 Grand Prix disse...

Antes eu duvidava que o Alonso fosse sair da McLaren. Agora, já mudei de idéia. Não só considero a hipótese como já penso nela como a mais provável. A disputa pela vaga aberta na McLaren será bem interessante. Ron Dennis vai poder escolher a dedo, e tem várias opções. Quem recusaria um convite desses?

Grande abraço!

Anônimo disse...

Alias, a unica coisa certa é que o mercado de pilotos esta parado esperando ver o que espanhol irá fazer o ano que vem.