A briga entre Massa e Raikkonen inverteu o confronto do GP da Turquia, onde o brasileiro se saiu melhor. Agora foi a vez do Felipe perder a pole errando no treino e, consequentemente, a corrida. A diferença para o companheiro oscilou nos 5s durante a prova. Ele cravou a melhor volta, chegou a mostrar um desempenho mais forte no final da corrida, mas não foi nada além disso.
A largada começou quente para a McLaren. Enquanto a dupla da Ferrari manteve a ponta, Fernando Alonso espalhou e espremeu Lewis Hamilton para fora da pista na curva 1. O inglês foi obrigado a usar a área de escape, onde acelerou para acompanhar o espanhol lado a lado até famosa Eau Rouge. Como lá só cabe um, Alonso manteve a velocidade, enquanto Hamilton teve que desacelerar e contornar a subida pelo lado de fora, perdendo a única chance que teve de ultrapassar seu rival na corrida.
Com apenas duas voltas, Giancarlo Fisichella, que largou dos boxes, foi o primeiro a abandonar, com problemas mecânicos. Wurz rodou na chicane que antecede a reta principal, dando início à sua fraca apresentação.
Mas na pista, duelo foi o que não faltou. Kovalainen começou enfrentando algumas dificuldades. Foi ultrapassado por Mark Webber e logo depois por Nick Heidfeld. Um pouco mais atrás, Robert Kubica fazia sua corrida de recuperação, já que largou na sétima fila devido à troca de motor. O polonês fez sucessivas ultrapassagens, com destaque para o momento em que superou Ralf Schumacher por fora na última chicane, com uma bela manobra. Quando chegou no Kovalainen, o finlandês realizou uma excelente defesa durante muitas voltas. Esse foi, de longe, o maior duelo da corrida. O piloto da BMW cansou de tentar até que Heikki não pôde mais resistir e acabou perdendo a posição na curva Les Combes.
Adrian Sutil foi outro destaque da prova. O alemão subiu para a 12ª posição e ainda imprimiu um ritmo forte pressionando David Coulthard, que mais tarde abandonaria com mais um problema de confiabilidade em seu RB3. Adrian não conseguiria manter o rendimento durante toda a prova mas o que fez com uma mera Spyker já foi suficiente para provar novamente o seu valor.
A Honda teve um dia normal, sofendo para se nivelar à equipe B. Antes de abandonar a prova, Button tomou uma ultrapassagem de Takuma Sato, que correu bem neste domingo, embora tenha terminado a corrida atrás de Rubens Barrichello.
No finzinho, Kubica voltou a pressionar Kovalainen mas dessa vez o finlandês não deu chances. Heikki se defendeu até a última curva e somou mais um pontinho na tabela, deixando Robert Kubica morrer na praia.
Lá na frente, Raikkonen nitidamente era o piloto mais rápido, seguido por Massa, Alonso e Hamilton. A Ferrari optou por não utilizar o recurso eletrôncio que substituiria o lollipop, realizando as paradas de boxes da forma tradicional. Felipe Massa mexeu na asa dianteira em seu primeiro pit stop e voltou um pouco melhor no segundo trecho da prova. Em sua última parada, o brasileiro colocou pneus macios, o que lhe garantiu um rendimento superior nos instantes finais, quando cravou a volta mais rápida e descontou boa vantagem que levava do companheiro.
Hamilton foi o último piloto do grid a parar. Embora tenha ficado bastante tempo na pista, não conseguiu superar Fernando Alonso, que garantiu o pódio. O inglês quase jogou sua corrida fora nos momentos finais, mas se beneficiou com nova a área de escape construída naquele local.
O quinto lugar mais uma vez ficou com Nick Heidfeld, seguido por Nico Rosberg, que finalmente passou Alex Wurx na classificação do campeonato. Mark Webber foi o sétimo colocado e também ganhou a posição de seu companheiro na tabela.
A Toyota decepcionou neste fim de semana. Andou bem sexta, foi razoável no sábado e fez feio no domingo, terminando a corrida em 10º e 11º, com Ralf à frente de Trulli. Atrás do italiano ficou o conterrâneo Vitantonio Liuzzi, cujo companheiro se retirara logo no início da prova.
Ao Barrichello restou a 13ª posição, melhor apenas que Sutil, Sato, Davidson e Yamamoto, os últimos que se arrastaram até o fim.
Esta foi a terceira vitória seguida de Raikkonen no circuito belga, Massa completou a dobradinha italiana, confirmando a conquista do mundial de construtores de 2007 para a equipe Ferrari. Na teoria, os dois ainda têm possibilidades de vencer o título de pilotos, na prática ambos devem se preocupar em terminar a temporada em terceiro lugar.
Somente dois pontos separam Hamilton de Alonso na briga pelo título, portanto basta uma vitória do espanhol para o jogo virar a seu favor.
A próxima etapa será daqui a duas semanas, no circuito de Monte Fuji, desconhecido para a maior parte do grid, com a exceção de Sakon Yamamoto. Agora é pisar fundo nos simuladores para chegar bem afiado no antepenúltimo desafio do campeonato, o GP do Japão.
7 comentários:
O pião de Raikkonen quando se dirijia para o podio foi espectacular.
Não entendi a estratégia do Felipe... ele testa o final de semana inteiro e deixa o pneu mole pro final? Será que ele não sabia que seu carro renderia melhor dessa forma? Mesmo que não soubesse, ele estava 5 segundos atrás de Raikkone, será que não valeria à pena arriscar?
É... o zerinho foi novidade, mas a talagada na champagne antes de fazer a festa foi típica do "manguaça man", hehehehe... e o Kimi ainda vive...
Mas como diz o amigo Groo, foi o fundão que salvou a corrida hoje... senão os efeitos da viagem para Marilia me derrubariam no sofá...
Da lhe fundão... E o 'zerinho' foi efeito do alcool...só pode ter sido.
Bela corrida da Ferrari. DEu troco do que aconteceu em Monza.
Po gente, a corrida naum foi ruim assim, o pelotão lah de trás mandou ver nas ultrapassagens! Uma pena pro Kubica, q tava parecendo um Gilles correndo, tamanha audacia q ele mostrava.
Ateh!
Bela vitória de Raikkonen. O finlandês estava imbatível hoje. Na briga que realmente importa, Alonso ganhou de Hamilton mas nada está definido. Agora é treinar o circuito de Fuji no famoso simulador do de la Rosa para não tomar pau do Yamamoto hahahaha
Grande abraço!
Postar um comentário