A McLaren fez a dobradinha na casa da Ferrari, com o domínio absoluto de Fernando Alonso e a astúcia de Lewis Hamilton para superar a respeitável estratégia de Kimi Raikkonen, que quase minimizou a festa da equipe.
O inglês da McLaren, já sabendo da sujeirada no lado par do grid, alinhou para a largada com o carro virado para a esquerda. Quando as luzes vermelhas se apagaram, Lewis espremeu Felipe Massa contra a grama, mas o brasileiro não se intimidou, continuou pisando fundo e assumiu a segunda colocação. Ao se aproximar da primeira curva, Hamilton veio por fora enquanto Massa era barrado por Alonso à sua frente. Com mais espaço, o britânico arriscou a ultrapassagem, chegou a tocar sua roda traseira com a dianteira esquerda do ferrarista, depois espalhou, cortou caminho e recuperou a posição de largada. Não houve punição porque foi sem intenção, ele só passou reto pela chicane em virtude do leve choque que veio a ocorrer, e que felizmente não danificou o carro de ninguém.
Heidfeld, que largou na parte suja, foi ultrapassado definitivamente por Raikkonen, perdendo, assim, a quarta colocação.
Na segunda volta, David Coulthard abandonou após tocar na traseira da Renault de Giancarlo Fisichella. Com a pressão do ar, a asa danificada foi empurrada para baixo de seu RB3, quebrando a direção e provocando a forte batida na Curva Grande, que acaretou a entrada do Safety Car.
Ainda antes da décima volta, Massa entrou nos boxes quando ninguém esperava. A equipe trocou pneus, reabasteceu e o brasileiro voltou à pista, realizando, aparentemente, uma mudança de estratégia. Mas as aparências enganam. Felipe se reencaminhou lentamente para o pit lane e entrou na garagem para abandonar a prova. Ainda não foi esclarecido o problema na parte traseira de seu F2007, mas suspeita-se de que um infeliz ataque à zebra teria causado a quebra.
Nico Rosberg e Jenson Button protagonizaram um longo duelo durante a corrida. O alemão estava nitidamente mais rápido e foi necessário realizar uma bela manobra para cima do inglês para conseguir passar. Na disputa da freada após o reta ds boxes, Nico mostrou todo o seu arrojo ao arriscar pelo lado de fora, mas não foi suficiente. Lado a lado, ambos rivalizaram até a chicane seguinte, onde a ultrapassagem foi concluída, já que Button não pudia mais se sustentar. Mais tarde, porém, Rosberg seria superado na pista por Robert Kubica, depois da parada de boxes do polonês.
O pit stop da BMW foi um grande desastre. O macaco não entrou da forma correta, tentaram ganhar tempo suspendendo o carro com a mão, não ajudou muito, novamente mexeram no macaco, o bólito caía para o lado, faltava um pneu para ser colocado, quando conseguiram colocar, o bendito do macaco não queria soltar, estava preso ali por baixo, até que finalmente tiraram e o Kubica foi devolvido à pista, com alguns segundos de atraso, diga-se. Confusão das bravas...
Com a estratégia de uma parada só, Kimi Raikkonen ameaçou a liderança das McLarens, mas Alonso conseguiu voltar de seu segundo pit stop na frente. Quanto ao Hamilton, não se pode dizer o mesmo. E aí pintou o brilhantismo do inglês.
Raikkonen era 2º e Hamilton o 3º. O finlandês se aproximava da curva 1 com uma pequena folga para o piloto da McLaren, no entanto, Lewis fez o improvável, arriscou uma inesperada ultrapassagem, no estilo dos tempos antigos, como bem observou o Galvão. O líder do campeonato atrasou a freada, arremeçou o carro pela parte de dentro, travou os freios, escorregou de lado, deu um chega pra lá no Kimi e controlou no braço. Uma manobra espetacular, talvez a ultrapassagem mais incrível do ano, pela ousadia de fazer o que fez e do jeito que fez, coisa que hoje em dia ninguém mais ousa fazer. Absolutamente sensacional.
Em menos de 1h20min, Alonso confirmou o favoritismo, praticamente liderando de ponta a ponta, Hamilton foi 2º, Raikkonen completou o pódio. Heidfeld ficou com a 4ª colocação, seguido pelo companheiro Robert Kubica e pela Williams do Rosberg.
Kovalainen foi o 7º, superando o parceiro da Renault durante todo o fim de semana. Mas quem merece um grande destaque realmente é o Jenson Button. Andou bem no treino e marcou mais um pontinho para a Honda, num ano de muitas dificuldades para a equipe japonesa. Enquanto isso, Rubinho terminou em 10º e segue sem pontuar na temporada.
Mark Webber ficou com o lugar dos bobos, nono colocado. Jarno Trulli, 11º, fecha o grupo dos pilotos que não levaram volta. Em 12º terminou seu conterrâneo Giancarlo Fisichella, à frente do também veterano Alex Wurz. Anthony Davidson pareceu satisfeitíssimo ao completar a corrida na frente de Ralf Schumacher, coisa que Takuma Sato não conseguiu. Atrás do japonês, as Toro Rosso e as Spyker chegaram na ordem de sempre: Liuzzi-Vettel-Sutil-Yamamoto.
O campeonato apertou na lá na ponta, apenas 3 pontinhos separam Alonso de Hamilton. A 18 pontos da liderança encontra-se Kimi Raikkonen, agora com 5 de vantagem para Felipe Massa, agora praticamente fora da disputa pelo título. O brasileiro deve lutar apenas para superar seu companheiro neste ano, a menos que o julgamento de quinta-feira elimina os pilotos da McLaren do campeonato, o que não deve acontecer. No evento que acontecerá três dias antes do GP da Bélgica, espera-se que o escândalo da espionagem seja esclarecido, porque os nervos já não aguantam mais. O Ron Dennis que o diga, não é por acaso que o chefão chorou na festa do pódio em Monza. São tempos difíceis para a escuderia inglesa, que é acusada de graves falcatruas, coisa que o Ron abomina e não admite por nada deste mundo.
8 comentários:
Concordo com você: a batalha do título ficou só entre os dois pilotos da McLaren. O Massa, principalmente, já está fora da briga. A menos, é claro, que a reunião do Conselho Mundial mude alguma coisa. Vamos esperar para ver. O resultado do julgamento de quinta, infelizmente, pode decidir o campeonato.
Grande abraço!
É, ao menos Monza ajudou a ter uma corrida interessante, com três momentos muito bons: a ultrapassagem do Hamilton no Kimi (impossível não lembrar do Groo comprovando a tese de "bunda mole"), a ultrapassagem do Kubica em cima do Rosberg no mesmo lugar (e com uma dificuldade adicional de ter ainda de desviar de uma Spyker) e a briga das boas entre o mesmo Rosberg e o Button... acho que até mesmo o Rubinho fez bem seu trabalho, mesmo que tenha ficado atrás do companheiro, que estava com a macaca... mas não faltou muito para o milagre de duas Hondas nos pontos...
Também acho que só a FIA tira o título da McLaren... e apesar das histórias nebulosas e de uma certa razão dos acusadores, será triste ver a coisa mudar no tapetão... prefiro ver a coisa resolvida na pista, no braço, como nos velhos tempos... mas fazer o quê?
A Ferrari? Chama de novo o Pai Tião, hehehehe... deu virus no "tibuque" e o "filhodeis" afogou-se na manguaça, hehehehe...
Se o Ron Denis tá chorando, imagina eu. Não tenho outro esporte no coração. E vejo a corrida na minha pista predileta ser quase um lixo. Salve-se o Lewis batendo no bunda-mole e o Button mostrando que piloto bom é piloto bom até com carro ruim.
A batalha já era entre os dois faz tempo. Minha torcida pelo Kimi é pra que ele termine o ano na frente do massa, e só. Na briga interna da Mclaren, torço pelo tri do Alonso.
Aêeeeeeee, consegui entrar no teu blog (acho que o problema é na conexão de casa, então façamos o seguinte: vc promete que não conta nada pro meu chefe e eu fico dando uns desvios no trabalho para aparecer por aqui, ok?:P
Quanto a Monza, a opinião da gente tá batendo com relação a tudo. Não acredito que os pilotos sejam punidos e torço para que a McLaren também não sofra sanções, eu acho que isso deve ser individual com o stepney e o outro cabra lá.
Completamente irregular, ilegítima a manobra de "Luizinho" dondoca Hamilton para cima de Massa, vazando a chinquene quando não mais iria fazê-la, de forma alguma - para quem conhece automobilismo, pelo menos é um piloto amador e frustrado... - iria fazer aquela curva, essa é a interpretação correta, ele não faria aquela curva, escorou-se no carro de Massa, vazou ilegalmente a chinquene, deveria ser punido ou ser obrigado a perde a posição...
ah e lembrando, perdeu um pouco do brilho as manobras de Hamilton, honestamente, sem patriotada, parcialidade, mas o ingleszinho faz sempre isso, ele enfia o carro para cima do adversário de uma forma até covarde e inconsequente e diria até maldosa, vide a largada dele para cima de Felipe Massa e a ultrapassagem dele pelo bunda mole, linda ultrapassagem, a maneira como ele conseguiu segurar o carro, entretanto não aprecio a maneira reprovável com a qual ele se lança, lança seu carro para cima do bólido do adversário...
Vale lembrar q no automobilismo americano a ética é muito mais patente, prevalecente, tanto o piloto q ultrapassa qt o ultrapassado devem manter mais uma linha, na F1 os caras ficam fazendo zigue-zague, de um lado para o outro e nd acontece, absurdo! Dimitri Matos, Jequié-BA
Postar um comentário