sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Hamilton sobrando na sexta-feira

Resumindo rapidamente os treinos desta sexta.
O dia começou com o domínio ferrarista na pista desconhecida, com Raikkonen em primeiro e Massa em segundo. Atrás vieram as McLarens. A surpresa da manhã foi o nono lugar de Adrian Sutil, fato que não se repetiria à tarde.
No início da segunda sessão, Lewis Hamilton parece ter encontrado o acerto ideal. O inglês passou a virar rápido e a baixar os tempos com muita facilidade, posteriormente pôde testar o desempenho do carro nas longas sequências de voltas sem se preocupar em perder a liderança. Fernando Alonso não estava tão rápido quanto o companheiro. O espanhol ficou com uma desvantagem de mais de 2 décimos de segundo, o suficiente para garantir a dobradinha da equipe e colocá-la como favorita para o fim de semana.
Massa passou longe do Hamilton. O brasileiro sofreu com o acerto do carro pela tarde, cometeu muitos erros e terminou em terceiro. Kimi Raikkonen além de ter virado lento, foi quem menos andou no segundo treino livre. Fechou em quinto, logo atrás de Jarno Trulli, que optou por um casco florido em Fuji. A Toyota continua surpreendendo na sexta-feira, mas o desempenho no restante do fim de semana não costuma ser tão animador. Correndo em casa, quem sabe não consigam manter o nível no sábado e no domingo?
As posições de honra da BMW acabaram sendo ocupadas pelas Renaults. Kovalainen e Fisichella fizeram 6º e 7º. Robert Kubica apareceu apenas na décima posição, mas quem realmente teve um mal dia foi Nick Heidfeld, 15º, com problemas no câmbio.
Coulthard andou melhor do que o normal, fechando a sessão mais importante do dia em 8º. O escocês homenageia o piloto Colin McRae neste fim de semana, através do belo capacete da foto abaixo.
Mark Webber, por sua vez, demorou para acertar seu RB3 e fez o 11º tempo.
Ralf Schumacher se destacou por todos as rodadas que deu na pista, sem conseguir nada melhor do que a 9ª posição. O treino da Williams foio ainda pior. Wurz foi 12º e Rosberg, que perderá 10 posições por precisar trocar motor para a corrida, foi o 13º.
A Honda não promete nada de diferente para o fim de semana. Button ficou em 14º, três posições à frente de Rubens Barrichello. O brasileiro encerrou o segundo treino livre atrás da Spyker de Adrian Sutil, que vem numa boa fase, se distanciando cada vez mais do fim do grid.
Liuzzi, Vettel, Davidson, Yamamoto e Sato foram os cinco piores do treino.
O dia foi bastante conturbado em Fuji. A TV mostrou muita gente desesperada com o acerto do carro, o que provocou muitos erros dos pilotos. A McLaren foi a equipe que se mostrou mais equilibrada na pista, é desde já a favorita à vitória.
Quem pretendia baixar a pressão aerodinâmica para ganha velocidade em reta e segurar o carro no braço na parte mista terá de repensar sua configuração, porque parece não compensar. A instabilidade provocou várias saídas de pista, os carros balançavam e perdiam a traseira assustadoramente, teve gente demais passeando na grama. Um grande exemplo disso foi o Felipe Massa, que teve de buscar o limite curva a curva, e não deve ter ficado nada satisfeito com o rendimento da F2007. Errar tentando tirar o máximo do carro é normal, mas tomar 7 décimos da equipe rival não estava em seus planos.
Às 2h deste sábado terá início o treino classificatório que definirá o grid de largada para o GP do Japão. Mas antes, de 11h da noite até meia-noite teremos a terceira sessão do fim de semana, que poderá dar uma noção melhor sobre o potencial de cada piloto para a corrida de domingo. Para quem pretende ficar acordado direto para acompanhar o qualifying, não seria má idéia assistir ao treino livre pela internet, desde que tire o bom e velho cochilo da tarde para se garantir até lá.

4 comentários:

Anônimo disse...

Como faz pra assistir o treino pela internet?

Anônimo disse...

Tomara que chova... Ai a corrida vai ficar interessante. Abraços Felipe.

Felipe Maciel disse...

Anônimo, se você deseja assistir a corrida ao vivo em vídeo, infelizmente não saberei dizer. Já ouvi falar que é possível, mas quando tentei baixar não consegui. Só serve para quem tem banda larga e, embora eu tenha, no meu pc não deu certo. Daí então esqueci o tal site que alguns diziam que usavam para esse fim.

Eu me contento em assistir em um daqueles sites que narram por escrito, como é o caso do Grandeprêmio, por exemplo. Também tem o F1naweb, que, além do texto, publica imagens em intervalos regulares de tempo, mas em vídeo mesmo, que é bom, infelizmente eu não sei dizer.

abs

Anônimo disse...

Sopcast