quinta-feira, 13 de setembro de 2007

McLaren punida, Renault acusada

Uma punição de muito bom tamanho, diga-se. Não foi tão pesado e nem leve demais, o que aconteceu foi bastante aceitável: o Conselho Mundial, além de culpar, também puniu a McLaren com a perda de todos os pontos no campeonato de construtores, juntamente com uma grande multa de 100 milhões de dólares, a maior da história.
A escuderia tem 24h para recorrer à Corte de Apelações, o que provavelmente deve acontecer, já que divulgou um comunicado alegando não ter merecido sofrer tais sanções e afirmando que as provas apresentadas por pilotos, engenheiros e outros funcionários demonstram que nenhuma informação foi usada para obter qualquer vantagem, Em outras palavras, podemos dizer que a McLaren condena sua condenação.
Mas a princípio fica assim mesmo, multada e sem pontos nos construtores. Agora será obrigada a apresentar à FIA o bólito de 2008 antes da apresentação oficial. Esse é o famoso "pente fino"!
Em entrevista ao Grande Prêmio, o presidente da CBA e membro do Conselho Mundial da FIA, Paulo Scaglione, explicou a razão jurídica que evitou a exclusão do time britânico desta e da próxima temporada.
"A punição podia variar da perda de pontos à exclusão total. Mas, como a McLaren é ré primária e o objeto da acusação foi a receptação e ciência dos dados, não o uso – o que não ficou comprovado –, foi tomada esta decisão".
Scaglione explicou também o cálculo da multa que deve ser pago por Ron Dennis e cia. num prazo de 90 dias.
"O valor foi calculado com base no que o time receberia caso fosse campeão, que será deduzido do dinheiro da premiação. Tem muito dinheiro envolvido e, para a McLaren, o que mais pesou foi a perda de pontos, mesmo".
Enquanto isso, Hamilton continua com 92 pontos e Alonso com seus 89. Seria um título muito contestado caso Massa ou Raikkonen se consagrasse campeão da temporada com a exclusão da McLaren no mundial de pilotos. Tapetão entre as equipes até vai, quem liga? Mas entre os pilotos não daria para engolir. Por isso acredito que o Conselho foi muito feliz ao não deixar o escândalo acabar em pizza e por ter conservado a pontuação da dupla titular.
Falando nisso, Alonso agora está livre para fazer o que bem entender. Se ele pretende ou não encerrar o contrato com a equipe, nada mais pode impedi-lo. Para rescindir, basta estalar os dedinhos e arrumar outra escuderia para correr. Não é impossível de acontecer, e, considerando essa possiblidade, não se aconselha procurar uma vaga na Renault tão cedo, porque chegou a vez de Flávio Briatore sentar no banco do réu, uma vez que o rival Ron Dennis já apontou o dedo para o italiano e lançou a séria acusação.
Segundo o "Auto Motor und Sport", a McLaren acusa seu ex-engenheiro Phil Mackereth de ter por lhe ter roubado dados confidenciais em três disquetes, onde constam ricas informações técnica utilizadas no carro inglês, o MP4-22. Mackereth teria disponibilizado esses dados à Renaut, a partir do momento em que entrou na equipe. Caso sejam constatadas certas semelhanças entre os sistemas eletrônicos e de freios entre ambas as escuderias, chega a vez de o time francês responder na justiça por roubo industrial.
Como se um caso desses não fosse escandaloso o suficiente, parece que já temos um segundo, antes mesmo de o primeiro terminar. Que fase vive a Fórmula 1... Já que as brigas na pista andam meio monótonas, a categoria procura emoção fora delas. E o pior é que está conseguindo, acho que hoje atingimos o climax do campeonato, pelo menos até aqui.

8 comentários:

Anônimo disse...

Eu disse no meu blog que não escrevo mais uma linha sobre este assunto. Chega né? Vamos voltar às pistas em aí Spa... E vamos às pistas.
Lê lá o que escrevi. E Atualiza o msn Maciel...pode atualizar.
Ron

Blog F1 Grand Prix disse...

Estou com você, Felipe. Não daria para ser mais do que isso. Já coloquei um texto no Blog com minha opinião mais detalhada.

Grande abraço!

Anônimo disse...

Kra muito bom seu ponto de vista sobre o que ocoreu,nota-se claramente que trata-se de um jornalista imparcial,não um torcedor da Ferrari.

Carlos Garcia disse...

São essas as grandes decisões da temporada mesmo...

Na pista tenho certeza que não acontecerá nada mais importante do que isso!!!

Só que ao contrário do que vc disse eu não acredito que a McLaren cometeria a besteira de recorrer da decisão...

Geralmente quando a gente recorre e perde, a punição sobe ao máximo, ou seja, a McLaren poderia ser excluída sem direito à nova apelação!!!

Eloisa disse...

eu só escrevo quando ler as razões e se possivel as transcricoes das reunioes. agora estou com o Ron, carro na pista, que estamos em Spa
o resto agora virou adereço

Thiago Raposo disse...

Pois é, acabei caindo na pegadinha da Autosport....Obrigado pela visita no Café com F1, muito jóia teu blog tb, estou favoritando ele...
Abraços!

kimi_cris disse...

A Mclaren está desesperada e por isso acusa a REnault.

Rogério Magalhães disse...

Como eu escrevi no Muquifo, terminou em pizza: uma pizza de alho, ruim prá dedeu e que fica gosto amargo, não é daquelas saborosas (como seria se nada acontecesse)... foi uma punição que agradou a gregos e troianos, afinal tirou aquele sentimento de impunidade do primeiro julgamento, deu um suco de maracujá para a Ferrari se acalmar e ainda mantém o campeonato que realmente vale de pé... eu não gosto de pizza de alho, mas tem quem goste, então...

E a vida continua... pelo menos houve punição, pior se fosse outra palhaçada como aquele primeiro julgamento... e eu queria ver se as tais "evidências" tivessem chegado por outros meios que não a "delação premiada"... queria ver se os pilotos saíriam ilesos... o pior é que as conversas entre de la Rosa, Alonso e Coughlan deixam muita pulga atrás da orelha para simplesmente inocentar como cordeirinhos ingênuos os pilotos...

Mas agora o caso se foi... e pelo jeito vem mais por aí... será que a mesma pizza de alho será servida para mr. Briatore?