terça-feira, 28 de agosto de 2007

GPDA muda chicane de Monza

O site Autosport publicou uma matéria nesta segunda-feira afirmando que a Associação dos Pilotos exigiu aos responsáveis pelo circuito de Monza uma alteração na segunda chicane do traçado, visando melhorias de segurança no local.
"Conversei com o diretor de Monza no fim de semana e tenho a garantia de que a área de escape irá receber asfalto", declarou Jarno Trulli. David Coulthard, sempre ativo dentro da GPDA (Grand Prix Drivers' Association), obviamente apoiou a decisão: "Tudo que melhora a segurança é uma conquista importante. E já foi comprovado que o asfalto retarda a velocidade do carro mais rápido do que a brita".
Até aí tudo bem. O problema de certas pessoas é que você não pode dar a mão porque vão acabar pedindo o braço. É o caso do escocês da Red Bull.
"O asfalto foi uma mudança necessária, mas eles precisam pensar em algo mais. Talvez devêssemos alterar nas zebras. Como elas são muito altas, podem acabar danificando a suspensão do carro".
Exigir adaptações de fatores diretamente ligados à segurança dos pilotos é bastante compreensível, mas querer mudar as zebras por causa do risco de quebra é absolutamente ridículo. Primeiro que a quebra faz parte do automobilismo; segundo que não é comum alguém abandonar a corrida na Itália por danos na suspensão após uma investida contra a zebra; terceiro e mais importante: as zebras altas exigem um estilo de pilotagem altamente agressivo, característica clássica do circuito de Monza. Se forem abaixadas, o arrojo dos pilotos no momento de contornar certas curvas será banalizado, mas elas são justamente um dos principais fatores que tornam esta pista difícil, pois quem não souber atacá-las certamente não poderá se dar bem por lá. Numa pista veloz como a Itália, qualquer aliviada de pé em relação aos concorrentes acaba fazendo muita diferença.
A partir de hoje começam os testes coletivos na pista, e os pilotos já poderão avaliar a nova área de escape da segunda chicane. O Grande Prêmio da Itália está marcado para 9 de setembro, é a próxima etapa do mundial.

3 comentários:

Adalberto disse...

Mas o que é que eles querem, afinal? Passar pela chicane a 320 km/h ilesos?! Tira ela de lá logo, então!

Aliás, nunca fui a favor dessas chicanes, verdadeiras anomalias que começaram a surgir em autódromos de alta velocidade há décadas...

Anônimo disse...

Heresia... Hereges... Quem vai mudar algo em Monza, vai arder no fogo do Inferno... Monza NÂO... Vão mexer com a PQP dos Tilke, com o autodromo chato da Hungria, com a porcaria de Stambul...Mas Monza NÃO... Deixem Monza em paz.
às Armas pinguins...

Blog F1 Grand Prix disse...

Concordo com você, Felipe. Mudar a área de escape, tudo bem. Mas acabar com as zebras altas de Monza - as marcas registradas da pista - não dá! Fico lembrando o acidente de Senna com um retardatário em 1988. O brasileiro só não continuou porque a zebra da chicane inicial prendeu o carro...

Grande abraço!